Translate

sexta-feira, 7 de maio de 2021

ESTUDOS BÍBLICOS: SOLA SCRIPTURA (Parte 5/7)

Ecclesia

SOLA SCRIPTURA

Na vaidade de suas mentes

Uma análise ortodoxa deste ensinamento ortodoxo

Por John Whiteford

Tradução de Rafael Resende Daher

3º Falsa Suposição: Qualquer um pode interpretar a Bíblia sem a ajuda da Igreja.

Embora muitos protestantes discordem de como esta suposição é formulada, esta é a suposição essencial que prevaleceu quando os primeiros Reformadores defenderam a doutrina da Sola Scriptura. A principal linha de argumentação é de que a Bíblia é clara o bastante para ser entendida, e que ela pode ser entendida por si só, assim os protestantes rejeitam a idéia de que é necessária a ajuda da Igreja neste processo. Esta posição é claramente declarada pelos estudantes luteranos de Tubingen, durante a troca de cartas que tiveram com o Patriarca Jeremias II de Constantinopla, aproximadamente após 30 anos da morte de Lutero:

"Talvez, alguém dirá que por um lado, as Escrituras estão absolutamente livres do erro, e que por outro lado, há muita coisa escondida, de maneira que sem as interpretações dos Padres Portadores do Espírito elas não podem ser claramente entendidas... Apesar disso, há muitas verdades que foram declaradas de maneira pouco perceptível na Bíblia, mas que também foram declaradas de maneira explícita e clara em outro lugar, de um modo que até uma pessoa simples pode entender." [8]

Estes estudantes luteranos ainda reivindicavam o uso dos escritos dos Santos Padres, mas consideravam estes escritos desnecessários, e que suas opiniões pessoais prevaleciam sob os escritos dos Santos Padres. Portanto, suas opiniões pessoais sobre a Bíblia possuíam mais autoridade que os ensinamentos dos Santos Padres. Ao invés de ouvir o que os Santos Padres apresentam como correto, eles preferiam os raciocínios humanos individuais. E foi esta mesma razão humana que conduziu os estudiosos luteranos modernos a rejeitar quase todo o ensinamento da Bíblia (inclusive a divindade de Cristo, a Ressurreição etc), e até mesmo a rejeição da inspiração da Bíblia — coisas em que os primeiros luteranos firmaram sua fé. Na resposta, o Patriarca Jeremias II expôs claramente o caráter do ensinamento protestante:

"Aceitamos então, a Tradição da Igreja com o coração sincero, e não com as múltiplas razões. "Deus criou o homem reto, mas é ele que procura os extravios" (Eclesiastes 7:29). Que não nos seja permitido aprender uma fé condenada pela Tradição dos Santos Padres. Assim disse o apóstolo inspirado por Deus: ‘se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!’ (Gálatas 1:9)" [9]

A Doutrina da Sola Scriptura não é digna de seus próprios critérios

Você pode imaginar que o sistema de crenças Protestante tem como sua principal doutrina a teoria de que somente a Bíblia possui autoridade em assuntos de Fé, buscando provar que esta doutrina tem seus próprios critérios. A pessoa provavelmente espera que os protestantes mostrem diversos textos da Bíblia que prove esta doutrina — que é a base de toda a doutrina protestante. A pessoa espera dois ou três textos sólidos, que apresentam claramente esta doutrina — dizem eles da Bíblia: "Pelo depoimento de duas ou três testemunhas se resolve toda a questão" (II Coríntios 13:1). Contudo, como o menino da fábula que teve que mostrar que o Imperador estava nu, tenho que mostrar que não há um único verso na Bíblia em sua totalidade que comprove a doutrina da Sola Scriptura. Não há nada que comprove isso. Ah sim, há inúmeros lugares da Bíblia que falam de sua inspiração, autoridade e utilidade — mas não há um lugar da Bíblia que ensine que somente a Bíblia é autorizada a seus fiéis. Se tal ensinamento estivesse pelo menos implícito, os Pais da Igreja teriam seguramente ensinado esta doutrina, mas qual Santo Padre ensinou tal coisa? Por isso que o ensinamento fundamental do Protestantismo é autodestrutivo, contradiz a si mesmo. Mas a doutrina da Sola Scriptura não é apenas não ensinada pela Bíblia — ela contradiz a Bíblia especificamente (já discutimos isso), que ensina que a Santa Tradição também está ligada ao Cristianismo (II Tessalonicenses 2:15; I Coríntios 11:2).

As tentativas das interpretações Protestantes não Funcionam

Desde os primeiros dias da Reforma, os Protestantes são forçados a lidar com o fato de que apenas a razão individual não é capaz de resolver diversas questões básicas da doutrina. Surgiram dezenas grupos com Martinho Lutero, todos clamando o "correto entendimento da Bíblia," mas nenhum deles concordava sobre o quê a Bíblia dizia. Quando Lutero sustentou corajosamente a Dieta de Worms, e disse que havia sido persuadido pela Escritura, ou pela razão, ele não corrigiu mais nenhum de seus ensinamentos; enquanto os Anabatistas que discordavam dos luteranos em diversos pontos, acreditavam na mesma indulgência que os Luteranos haviam refutado diversas vezes — este é o problema da retórica do "direito de cada um ler as Escrituras por si só." Além dos óbvios e desgostosos problemas que dividiram o Protestantismo rapidamente após a apresentação da doutrina da Sola Scriptura, os protestantes não conseguiram derrotar o Papa, então eles concluíram que o problema estava nessas desavenças, em outras palavras, nenhuma das seitas estava lendo a Bíblia corretamente. Tentaram várias aproximações definitivas para solucionar este problema. Claro que estas aproximações poderiam acabar com os diversos e infinitos cismas, mas os protestantes procuram até hoje a "chave metodológica" que irá resolver seus problemas. Vamos examinar as aproximações mais populares que diversos grupos tentaram, e que ainda hoje é encontrada em alguns grupos.

APROXIMAÇÃO # 1: UTILIZE A BÍBLIA LITERALMENTE — SEU SIGNIFICADO É CLARO.

Esta tentativa foi utilizada para aproximar os primeiros Reformadores, entretanto, logo eles perceberam que a solução de apenas este problema não seria suficiente para acabar com os problemas apresentados pela doutrina da Sola Scriptura. Embora este fracasso tenha ocorrido logo no começo, esta aproximação começa a ocorrer entre Fundamentalistas menos educados, como os Evangélicos e Carismáticos — "A Bíblia diz o que significa e significa o que diz," esta frase é ouvida freqüentemente. Mas quando os textos em que os protestantes geralmente não concordam, como quando Cristo deu poder para seus apóstolos perdoar os pecados (João 20:23), ou quando Ele disse sobre a Eucaristia "este é o meu corpo.... este é o meu sangue" (Mateus 26:26-28), ou quando Paulo ensinou que as mulheres devem cobrir a cabeça na Igreja (I Coríntios 11:1-6), a Bíblia passa a dizer o que não significa — "Pois estes versos são literais..."

APROXIMAÇÃO # 2: O ESPÍRITO SANTO FORNECE O ENTENDIMENTO CORRETO.

Quando apresentamos os diversos grupos surgidos sob a bandeira da Reforma, que não concordam sobre suas interpretações da Bíblia, não há nenhuma dúvida de que a solução para este problema é a afirmação de que o Espírito Santo guia o protestante piedoso durante sua interpretação da Bíblia. Claro que qualquer um pode discordar da teoria de que todos estão sendo guiados pelo mesmo Espírito. O resultado é que todo grupo protestante é retirado do cristianismo devido às suas diferenças. Caso esta aproximação fosse válida, haveria apenas um grupo de protestantes interpretando a Bíblia corretamente. Mas qual é o verdadeiro entre tantas denominações? Claro que a resposta depende do protestante que você estiver falando. Podemos estar seguros de uma coisa — provavelmente ele pensa que o seu grupo é o correto.

Porém, hoje em dia (dependendo do nicho protestante que você está tendo contato), é comum você encontrar protestante relativizando a Verdade. Ou de que apenas sua seita ou grupo é a "correta." Como as diversas denominações existentes passaram a se corresponder com mais freqüência, diretamente, alguns chegaram ao acordo de que apenas alguns entendem a Bíblia corretamente, entretanto, ainda há alguns que o fazem. Isso fez crescer o número de grupos protestantes que minimizam as diferenças entre denominações, acreditando que "em nome do amor" estas diferenças "não são tão grandes." Talvez cada grupo possua "um pedaço da Verdade," mas não a plenitude da Verdade (e assim o raciocínio segue). Foi nesta panela de heresias que nasceu o movimento Ecumênico. Muitos "cristãos" param por aí seus esforços ecumênicos, e acreditam que apenas os grupos Cristãos possuem a verdade. Mas muitos acreditam que diversas religiões possuem "pedaços da Verdade." A conclusão óbvia é de que os protestantes modernos buscam derramar um pedaço da Verdade em cada grupo, para que estes "pedaços da Verdade" superem as "diferenças" nesta panela — a plenitude da Verdade será encontrada apenas no final!

NOTAS DE RODAPÉ

8. Mastrantonis, 115.

9. Ibid., 198.

FONTE:

Folheto Missionário número P106
Copyright © 2005 Holy Trinity Orthodox Mission
466 Foothill Blvd, Box 397, La Canada, Ca 91011
Redator: Bispo Alexandre Mileant
(sola_scriptura_john_whiteford_p.doc, 04-29-2005)  

ECCLESIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF