Translate

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Há 130 anos, o papa Leão XIII profetizou tempos atuais e exortou a rezar o rosário

Imagem ilustrativa / Crédito: Unsplash

DENVER, 10 nov. 21 / 01:09 pm (ACI).- O papa Leão XIII muito sobre a importância de rezar o santo rosário como uma arma para enfrentar os grandes problemas que atingem o mundo hoje.

Num artigo do National Catholic Register, o escritor e autor do livro Fruits of Fatima: Century of Signs and Wonders (Frutos de Fátima: um século de Sinais e Maravilhas, em tradução livre), Joseph Pronechen, disse que nos seus 25 anos de papado, Leão XIII "viu grandes perigos surgirem no mundo".

“Leão XIII não se deteve ao falar sobre os perigos do comunismo, do socialismo, da maçonaria e seu caminho rumo à destruição”, disse.

Pronechen disse que o papa "alertou para os graves perigos" nas suas dez encíclicas sobre o Rosário, "incluindo Fidentem piumque animum de 1896, há exatamente 125 anos, e  Octobri mense em 1891, que celebra o seu 130º aniversário".

Segundo o autor, o papa Leão XIII disse em Octobri mense que os sofrimentos da Igreja, “antes que se aligeirarem, crescem cada dia mais em número e em aspereza”.

“A todos são conhecidos os males que Nós deploramos: a luta desapiedada contra os sagrados e intangíveis dogmas, que a Igreja guarda e transmite; a zombaria da integridade da virtude cristã, que a Igreja defende; a trama de calúnias de mil modos urdidas; o ódio fomentado contra a sagrada ordem dos bispos, e principalmente contra o Romano Pontífice; os ataques dirigidos, com a mais impudente audácia e a criminosa impiedade, contra a própria divindade de Cristo”, acrescentou o papa.

Pronechen disse que o papa sofria pelo que aconteceria no futuro e lamentava que muitos se extraviassem pela “perversidade dos erros e por esta insolente atitude contra Deus”, por causa de sua indiferença “para com qualquer forma de religião” que os despojou da fé divina, por católicos que "são cristãos só de nome, e não cumprem os deveres da sua fé".

“Tais ruinosos e deploráveis males estão na exclusão completa da Igreja das ordenações sociais, ao mesmo tempo em que, de propósito, se hostiliza a sua salutar influência. E nisto é de reconhecer um grande e merecido castigo de Deus, que cega miseravelmente as nações que se afastam d’Ele”, acrescentou.

O autor disse que estas frases do papa soam como notícias que são dadas na atualidade e destacou que o papa Leão XIII afirmou que "é absolutamente necessário que os católicos dirijam a Deus fervorosas, perseverantes" súplicas e orações, não só nos seus lares, mas publicamente.

“Para que Deus liberte a Igreja dos homens maus e perversos, e leve saúde e sabedoria às nações mediante a luz da caridade de Jesus Cristo”, acrescenta Leão XIII

O papa Leão XIII disse que, no meio desta tempestade de males, a Igreja recorda aos fiéis a necessidade de rezar “com mais veemência a Deus” e, a exemplo dos santos, de pedir a intercessão da Virgem Maria.

O papa afirmou que, pela vontade de Deus, assim como “assim como ninguém pode achegar-se ao Pai Supremo senão por meio do Filho, assim também, ordinariamente, ninguém pode achegar-se a Cristo senão por meio de sua Mãe. Quanta sabedoria e misericórdia resplandece nesta disposição da Divina Providência!”

Pronechen disse que o papa deixa claro que para responder à luta contra o mal é necessário recorrer ao Santo Rosário, uma oração agradável para a Virgem Maria e vantajosa para quem a reza.

É uma oração que tem “o perfume das rosas e a graça das coroas. Nome que, enquanto é indicadíssimo para significar uma devoção destinada a honrar aquela que justamente é saudada como ‘Rosa Mística’ do Paraíso”, comentou.

O papa Leão XIII disse que, ao rezar o Rosário, “demonstramos querer obter do Pai Celeste o seu reino de graça e de glória; e com as nossas reiteradas súplicas à Virgem Mãe imploramos para nós pecadores o seu auxílio e a sua intercessão”.

O papa lembrou que nossa fé está exposta a uma infinidade de perigos e ataques todos os dias, e é por meio dessa oração que os fiéis podem obter alimento e força para sua fé.

Pronechen disse que o papa esclarece em Octobri mense que, embora existam várias formas de honrar a Virgem Maria, uma das mais poderosas e agradáveis ​​para Nossa Senhora é o Rosário.

“Que, pois, a própria Rainha do Céu haja ligado a essa oração uma grande eficácia, demonstra-o o fato de haver ela sido instituída e propagada por santo Domingos como arma muito poderosa contra os inimigos”, acrescentou o papa.

Leão XIII lembrou outros casos registrados quando o Rosário veio em socorro, fornecendo "provas notáveis" de nações salvas do perigo por meio do Rosário.

Pronechen disse para não desanimar e lembrar “que Deus responde como um bom Pai” e embora os desígnios do Senhor nem sempre possam ser compreendidos, “chegará o momento em que, pelo bem de Deus, causas e efeitos serão esclarecidos, e o maravilhoso poder e utilidade da oração se manifestarão”.

“Então se verá quantos em meio a uma era corrupta se conservaram puros de toda concupiscência da carne e do espírito, operando sua santificação no temor de Deus; como outros, expostos ao perigo da tentação, se contiveram sem demora para obter novas forças para a virtude a partir do próprio perigo; como outros, tendo caído, agarraram-se ao desejo ardente de voltar aos abraços de um Deus compassivo", acrescentou o papa Leão XIII.

Dirigindo-se a Nossa Senhora, o papa rezou para que “as nações atoladas no erro possam voltar aos ensinamentos e preceitos cristãos, que são a base da segurança pública e fonte de paz e verdadeira felicidade”.

“Que através dela eles possam se empenhar firmemente pela mais desejável de todas as bênçãos, a restauração da liberdade de nossa Mãe, a Igreja, e a posse tranquila de seus direitos”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF