Translate

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Temos uma hora certa para morrer?

Crédito: O Catequista
Postado por A Catequista

Muita gente diz: “Ele morreu porque chegou a hora dele”. Isso é verdade? Bem, DEPENDE:

É VERDADE, se entendemos que Deus está no comando e, mesmo que um mal terrível aconteça, no Fim dos Tempos veremos que dali Ele tirou algum bem maior; mas

NÃO É VERDADE, se achamos que Deus estabelece o dia exato em que vamos morrer.

Como ninguém sonda a mente do Criador, não podemos negar a possibilidade de algumas pessoas terem um dia certo para morrer. Mas, de modo geral, ninguém tem um dia certo para morrer, fixado por Deus – explica o grande teólogo Dom Estêvão Bettencourt (Revista PR 502/2004).

Imagine alguém que levasse até às últimas consequências a crença de que só morremos “na hora certa”. Por coerência lógica, a pessoa ignoraria todos os cuidados com a saúde! Não precisaria observar a correnteza antes de entrar no mar... Não teria medo entrar sem proteção em uma sala com um paciente infectado pelo vírus ebola... Não correria ao ver um bandido atirando no meio da rua, porque, se não tiver chegado “a hora”, a pessoa não vai morrer, não é mesmo? 

Mas não é assim! Várias forças interagem para determinar a hora da nossa morte.

Nos séculos anteriores, a média de expectativa de vida da população era muito mais baixa. E a mortalidade infantil era bem maior! É evidente que a evolução da tecnologia médica e a difusão de certas medidas de higiene interferem no número de dias que as pessoas vivem.

Pelas nossas escolhas, podemos encurtar os nossos dias na Terra (suicídio, hábitos alimentares ruins, abuso de drogas, álcool etc.). 

Também há as tendências determinadas pela nossa carga genética.

A imperícia, a negligência ou a maldade dos homens também pode interferir (acidentes no trânsito, erros médicos, guerras, assassinatos, crimes ambientais etc.).

Por fim, há os fenômenos da natureza, tais como terremotos, enchentes, atividades vulcânicas, entre outros.

No Antigo Testamento há passagens em que se diz que os dias da nossa vida estão prefixados, como o Salmo 1 e Eclesiastes 3,1-8, por exemplo. Mas é preciso lembrar que, mesmo sendo o texto divinamente revelado, os hagiógrafos (escritores) do Antigo Testamento não tinham um conhecimento mais amplo e perfeito da revelação - que só viria com o Novo Testamento. É por isso que há passagens no A.T. dizendo que os mortos não têm consciência e estão dormindo, por exemplo (mas sabemos que eles estão conscientes e podem interceder por nós, se estão no Céu).

Mas um entendimento mais amplo desse mistério está em Isaías (38,1):

Assim diz o Senhor, o Deus de teu pai Davi: "Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei quinze anos à tua vida’”. Aí fica claro que as atitudes de uma pessoa podem alterar o número de dias de sua vida."

Aí fica claro que as atitudes de uma pessoa podem alterar o número de dias de sua vida.

Fonte: https://ocatequista.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF