Translate

domingo, 3 de abril de 2022

A Igreja Católica em Malta

Outdoor alusivo à visita do Papa Francisco a Malta  (DARRIN ZAMMIT LUPI)

O país foi visitado duas vezes por São João Paulo II e uma vez por Bento XVI. O Papa Wojtyla visitou-a pela primeira vez de 25 a 27 de maio de 1990 (48ª viagem internacional) e lá parou no dia 1 de setembro do mesmo ano, de passagem para a viagem à Tanzânia, Burundi, Ruanda, Yamoussoukro (49ª viagem internacional) e, por fim, de 8 a 9 de maio de 2001, a última etapa da "Peregrinação jubilar nas pegadas do Apóstolo Paulo" (93ª viagem internacional à Grécia, Síria e Malta).

Vatican News

A Arquidiocese de Malta (ep. Apost.; Metr. 1 de janeiro de 1944) tem uma área de 246 km2 na qual estão distribuídos 436.000 habitantes, sendo 368.000 católicos. Tem 70 paróquias; 5 igrejas; 278 sacerdotes diocesanos (3 ordenados no último ano); 303 sacerdotes regulares diocesanos; 19 seminaristas dos cursos filosófico e teológico; 378 membros de institutos religiosos masculinos; 753 membros de institutos religiosos femininos; 67 institutos de ensino; 45 instituições de caridade; 3.044 batizados no último em 2018).

O Arcebispo Metropolitano de Malta é Dom Charles Jude Scicluna, do clero de Malta, nascido em Toronto em 15 de maio de 1959; ordenado sacerdote em 11 de julho de 1986; eleito à igreja titular de São Leão em 6 de outubro de 2012; consagrado bispo em 24 novembro de 2012; promovido em 27 de fevereiro de 2015; Secretário Adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé.

Conferência Episcopal de Malta reúne os bispos das duas circunscrições eclesiásticas do arquipélago maltês: a Arquidiocese de Malta e a Diocese de Gozo. Atualmente é presidida por Dom Charles Jude Scicluna, arcebispo de Malta, enquanto o vice-presidente é Dom Anton Teuma, bispo de Gozo. O secretário geral é o padre Jimmy Bonnici.

Nunciatura Apostólica de Malta foi instituída em 15 de dezembro de 1965 com o breve Estudo christianae de Papa Paulo VI. O prédio que a abriga, projetado pelo arquiteto Joseph M. Spiteri, está localizado em Tal Virtù, na cidade de região norte de Malta, Rabat, na fronteira com a antiga capital Medina. É em Rabat que São Paulo ficou depois de um naufrágio na costa maltesa, fundando a primeira comunidade cristã da ilha, e local que sempre acolheu diversas Ordens religiosas, como a dos dominicanos e agostinianos, ainda hoje presentes nos mosteiros e conventos desta terra.

As origens

As origens da Igreja maltesa remontam à obra evangelizadora do Apóstolo Paulo, naufragado em Malta, conforme consta nos Atos dos Apóstolos (caps. 27-28), no inverno do ano 60 durante sua viagem a Roma. Seu primeiro bispo foi São Publio, que governou a Igreja em Malta por três décadas antes de ser martirizado em Atenas em 112.

A presença cristã no arquipélago está amplamente documentada por evidências arqueológicas e documentais. Como nas outras partes do Império Romano, o cristianismo se manifestou publicamente após o Edito de Milão do imperador Constantino (313).

No auge da controvérsia iconoclasta, na primeira metade do século VIII, as ilhas, juntamente com a Sicília, Calábria e o Ilírico, foram integradas à Igreja Bizantina. Por cerca de um século, até a expulsão dos bizantinos pelos árabes, entre 869 e 870, a Igreja nestas ilhas ela era grega. A influência grega continuaria durante todo o período de dominação muçulmana (870-1090) que não eliminou completamente a presença cristã no arquipélago, em particular na ilha de Gozo.

Em 1530 o imperador Carlos V cedeu o arquipélago maltês aos Cavaleiros da Ordem de São João (Soberana Ordem Militar de Malta - Smom), obrigados a deixar Rodes após o cerco de Suleiman. Eles a teriam abandonado em 1798, quando Napoleão Bonaparte ocupou as ilhas.

Em 1817 a Diocese de Malta passou a fazer parte da Província Eclesiástica da Arquidiocese de Palermo e em 1844 foi imediatamente declarada sujeita à Santa Sé. Foi elevada à arquidiocese metropolitana pelo Papa Pio XII em 1944. Em 15 de dezembro de 1965, após a independência, a República de Malta estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé.

 O país foi visitado duas vezes por São João Paulo II e uma vez por Bento XVI. O Papa Wojtyla visitou-a pela primeira vez de 25 a 27 de maio de 1990 (48ª viagem internacional) e lá parou no dia 1 de setembro do mesmo ano, de passagem para a viagem à Tanzânia, Burundi, Ruanda, Yamoussoukro (49ª viagem internacional) e, por fim, de 8 a 9 de maio de 2001, a última etapa da "Peregrinação jubilar nas pegadas do Apóstolo Paulo" (93ª viagem internacional à Grécia, Síria e Malta).

Nesta última viagem, em 9 de maio, João Paulo II beatificou o clérigo Ignazio Falzon, (1813-1865), Irmã Maria Adeodata Pisani, monja beneditina de clausura (1806-1855) e Dom George Preca, fundador da Sociedade da Doutrina Cristã (SDS), também conhecida como M.U.S.E.U.M. ("Magister Utinam Sequatur Evangelium Universus Mundus"), fundada em 1907 para preparar os jovens para que, por sua vez, pudessem dar uma formação religiosa.

Bento XVI visitou a ilha de 17 a 18 de abril, por ocasião da 1950º aniversário do naufrágio de São Paulo em Malta.

Os desafios da Igreja em Malta hoje

O catolicismo em Malta é uma realidade viva: os católicos são cerca de 85% de seus habitantes (408 mil batizados) e boa parte da população participa regularmente da Missa dominical, embora nas últimas décadas tenha havido um declínio progressivo.

A vida paroquial é muito intensa e as 85 paróquias existentes estão integradas plenamente na vida e no tecido social. Uma expressão emblemática dessa feliz simbiose é o elevado número de festas patronais nas várias localidades.

No geral, portanto, o sentimento religioso ainda é forte e a presença da Igreja é muito enraizada no tecido social, inclusive por meio de suas inúmeras instituições, a começar pela escola: em Malta existem mais de 70 escolas católicas. Nas escolas públicas, além disso, de acordo com a Constituição maltesa, é ensinada a religião católica. Um princípio reafirmado no acordo entre a Santa Sé e o Estado de Malta, assinado em 16 de novembro de 1989, e nas "Modalidades do regulamento sobre instrução e educação religiosa católica nas escolas públicas”.

Outro acordo entre o Santa Sé e Malta, assinado em 28 de novembro de 1991, garante a existência das escolas geridas pela Igreja na ilha. Depois, existem as numerosas estruturas de assistência aos idosos, pessoas com deficiências físicas e mentais (a mais antiga das quais é a "Casa da Providência", fundada em 1965 por Monsenhor Mikiel Azzopardi, assistente eclesiástico da Ação Católica de Malta), para viciados em drogas (a Igreja foi a primeira a abrir uma instalação para pessoas com problemas de drogas no país) e as faixas sociais mais pobres.

A comunidade católica maltesa também é muito ativa na frente missionária, um trabalho que hoje envolve não somente sacerdotes, religiosos e religiosas, mas também fiéis leigos e famílias.

A Igreja maltesa também deve enfrentar os desafios surgidos com a evolução da sociedade: em primeiro lugar, a transmissão da fé num contexto plural. Uma fé que não se entende como mera religiosidade externa nem fato sociológico, que é herdado da família, como no passado, mas que se quer viva, consciente e bem formada, para ser compartilhada e testemunhada em todos os ambientes.

Na Carta do Advento de 2012. Por exemplo, a Igreja maltesa exortou os fiéis a "não temer o desafio da nova evangelização", mas "responder às dificuldades do homem", imitando "o Bom Samaritano, aquele que também percorre todos os caminhos os perigosos, porque é lá que encontra Cristo, entre os feridos e os abandonados”.  Nesta ótica, os bispos convidaram a sociedade a um "diálogo fecundo", sobretudo no que diz respeito a "fé e cultura" e "fé e razão".

Outro grande desafio é representado pela crise familiar que agora tocou a sociedade maltesa como evidenciado pela vitória do referendo sobre o divórcio, realizado em 2011. Uma vitória recebida com amargura pela Igreja local: até aquele momento, na verdade, Malta era o único país europeu que não autorizava a dissolução legal da união matrimonial.

Muito polêmica também a discussão em 2012 sobre a fertilização in vitro, depois aprovada pelo Parlamento: em várias declarações, os prelados locais chamaram essa prática de "moralmente inaceitável", apelando para o proteção da vida e salvaguarda da união e do amor conjugal.

Em 2017, foi aprovada a legalização das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Mais uma vez, os prelados expressaram seu pesar, reiterando que "o casamento será sempre o vínculo exclusivo entre um homem e uma mulher, aberto à procriação de filhos". No entanto, o aborto continua a ser uma prática ilegal.

Na frente da liberdade religiosa, deve-se notar que em julho de 2016 a lei 133 alterou uma lei de 1933 que punia a difamação da religião católica. Existe, por fim, o desafio da luta contra as velhas e novas pobrezas e o problema imigração.

Nesta última frente, a Igreja maltesa está empenhada, tanto em um trabalho de sensibilização e promoção de uma cultura de hospitalidade e integração, como na assistência material aos imigrantes como aos refugiados por meio da Comissão para as Migrações e na advocacia para proteger os direitos dessas pessoas.

O compromisso dos bispos malteses em salvaguardar a criação em particular também é forte para a defesa do território contra os abusos da construção costeira. Em várias ocasiões, o A Comissão Interdiocesana para o Meio Ambiente invocou a necessidade de garantir o desenvolvimento sustentável e a ecologia.

Os bispos não deixaram de fazer ouvir suas vozes em alguns eventos políticos que marcaram o país nos últimos anos. Em 2019 lançaram um forte apelo à unidade nacional e para não exacerbar as divisões após as revelações sobre o assassinato da jornalista Daphne Caruana Galicia, que chamou em causa líderes do governo de Mascate.  Em nota divulgada naqueles dias, os prelados convidaram todas as partes envolvidas para “trabalhar para o bem comum da sociedade maltesa em geral”, promovendo “justiça, verdade e honestidade”, no respeito mútuo e "rejeitando veementemente todas as formas de violência".

Um capítulo doloroso para a Igreja maltesa foi a história dos abusos, pelos quais os bispos malteses pediram perdão em uma mensagem publicada em abril de 2010, às vésperas da Viagem Apostólica de Bento XVI, que durante a visita encontrou oito vítimas.

Duas, em particular, as datas a recordar: 2014, ano em que a Igreja local instituiu uma Comissão para a Proteção de Menores e Prevenção do Crime de Abuso. E em 13 de novembro de 2018, quando o Papa Francisco nomeou secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé Dom Scicluna, que no entanto manteve o cargo de arcebispo de Malta. O prelado, de fato, distinguiu-se em particular pelos esforços empreendidos na luta contra o abuso sexual no Igreja, com particular atenção às vítimas da violência, realizando importantes missões em nome do Pontífice, também após a nomeação, recebida em 21 de janeiro 2015, como presidente do Conselho para apreciação de recursos relativos à Delicta reservata, na Congregação para a Doutrina da Fé.

Cavaleiros de Malta

A Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, conhecida como Soberana Ordem Militar de Malta (SMOM), ou também Ordem de Malta, nasceu em 1048, quando alguns antigos mercadores da antiga República Marítima de Amalfi obteve do Califa do Egito a permissão para construir em Jerusalém uma igreja, um convento e um hospital para atender os peregrinos de todas as religiões ou raças.

A Ordem de São João de Jerusalém torna-se independente sob a guia do seu fundador, o Beato Geraldo. Com a Bula de 15 de fevereiro de 1113, O Papa Pascoal II coloca o hospital de São João sob a tutela da Igreja, com direito de eleger livremente seus superiores. Assim, o hospital torna-se um Ordem religiosa leiga.  Mais tarde, a Ordem adotou a Cruz Octogonal branca, que ainda hoje é o seu símbolo.  Ao longo dos séculos, o número de membros de toda a Europa aumenta, ajudando a fortalecer a presença da Ordem em Rodes (1310- 1522) e em Malta (1530-1798).

Chegada a Malta: no século XVI, o Grão-Mestre Fra 'Philippe de Villiers de l'Isle Adão toma posse da ilha, cedida à Ordem pelo imperador Carlos V com a aprovação do Papa Clemente VII. Em 1565 os Cavaleiros, liderados pelo Grão-Mestre Fra 'Jean de la Vallette, defendem o território do cerco dos otomanos. Depois de vitória, são construídas a cidade e o porto de Valeta, que leva o nome do Grão-Mestre seu fundador.

Os Cavaleiros transformam Malta com importantes projetos de construção urbana, incluindo um grande hospital, e nos séculos seguintes a frota da Ordem participa nas manobras defensivas mais importantes do Mediterrâneo.

Hoje, os 13.500 Os Cavaleiros e Damas da Ordem permanecem fiéis aos princípios inspiradores, resumidos em lema Tuitio Fidei et Obsequium Pauperum, para alimentar, defender e testemunhar a fé e servir os pobres e os doentes. Um compromisso que se traduz em realidade em 120 países em todo o mundo, por meio de projetos humanitários e de assistência social.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF