Translate

terça-feira, 5 de abril de 2022

Como ajudar a preparar seus filhos para a Primeira Comunhão

Rawpixel.com/Shutterstock
Por Mathilde de robien

Essa missão também é dos pais, não apenas da Igreja.

Juntamente com o Batismo e a Confirmação, a Primeira Comunhão é um dos três sacramentos da iniciação cristã. Na maioria das vezes, as crianças recebem a Eucaristia pela primeira vez quando atingem a idade da razão – mais ou menos até os 13 anos (as tradições locais variam).

Segundo o Código de Direito Canônico, as crianças devem ter “conhecimento suficiente” e ter recebido “preparação cuidadosa para que entendam o mistério de Cristo de acordo com sua capacidade e sejam capazes de receber o corpo de Cristo com fé e devoção” (Cânon 913).

Geralmente, a preparação para a Primeira Comunhão é feita na paróquia ou na escola, que pode terminar com um pequeno retiro.

No entanto, essa missão também é dos pais.

“Os pais, ou quem fizer as suas vezes, e ainda o pároco têm o dever de procurar que as crianças, ao atingirem o uso da razão, se preparem convenientemente e recebam quanto antes este divino alimento, feita previamente a confissão sacramental; compete também ao pároco vigiar por que não se aproximem da sagrada comunhão as crianças que não tenham atingido o uso da razão ou aquelas que julgue não estarem suficientemente preparadas.”

Cânon 914

Como ajudar

Mas o que nós, pais, podemos fazer no dia a dia para ajudar na preparação dos nossos filhos para receber a Primeira Comunhão?

A primeira coisa é acompanhar a formação dada na escola ou na paróquia. Podemos perguntar a nossos filhos: “Sobre o que vocês falaram durante a aula? O que vocês aprenderam? O que mais o impressionou?” Nosso interesse mostra que valorizamos o sacramento da Eucaristia.

Em segundo lugar, nossa maneira de ser, especialmente durante a Missa, influencia nossos filhos. Assim, deixar transparecer nosso próprio desejo de comungar é uma forma de prepará-los para receber o sacramento da Eucaristia.

Finalmente, durante todo o período de preparação, é bom prestar atenção especial aos nossos filhos durante a Missa. Podemos nos certificar de chegarmos sempre a tempo para que eles possam ver bem o altar e, assim, permanecerem mais atentos.

Mas a melhor escola para entender a liturgia e os sacramentos é participar adequadamente da Missa!

Atenção especial à Liturgia Eucarística

Se há um momento durante a Missa em que devemos convidar nossos filhos a estarem particularmente atentos é durante a Liturgia Eucarística. Podemos encorajá-los a ouvir atentamente o sacerdote, observá-lo, reparar nos gestos de suas mãos: levantados e abertos para o céu, voltados para a congregação e para o altar ou segurando a hóstia. Os ensinamentos que eles receberam durante a catequese poderão, então, ressoar neles neste momento. Também podemos sussurrar algumas explicações: “É o próprio Jesus que se oferece a nós no pão e no vinho”, “Jesus virá a cada um de nós …”.

Durante o Ofertório, podemos convidá-los a colocar suas boas e más ações e suas alegrias e tristezas nas mãos do Senhor. No momento da Elevação, por que não encorajá-los a simplesmente dizer: “Obrigado Senhor, eu te amo”? Esta é uma forma de ensiná-los a estar particularmente próximos de Jesus no momento em que Ele se torna presente no meio da assembleia.

Depois de receber a Comunhão, os fiéis são convidados a rezar. Mesmo que nossos filhos ainda não tenham recebido a hóstia, podemos nos oferecer para rezar com eles.

Um simples “obrigado”, dito com fé e amor, é uma oração excelente para dar graças após a Comunhão. Podemos tornar nossos filhos conscientes da graça que alcançamos quando recebemos a Comunhão.

Finalmente, quando o dia a Primeira Comunhão se aproximar, podemos pedir-lhes que escolham pequenos cartões para distribuir aos nossos entes queridos como lembrança da ocasião. Eles podem escrever seu primeiro nome e a data neles, e serem inspirados pela doçura ou pelo simbolismo das imagens.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF