Translate

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

A Cruz de Santo André e o seu inspirador significado

CC
Por Aleteia

Ela surge de um humilde pedido do Apóstolo na hora de ser crucificado.

Cruz de Santo André, em forma de “x“, tem direta relação com o martírio deste santo apóstolo de Cristo e irmão de São Pedro (aliás, foi ele quem serviu de intermediário para o encontro entre Pedro e o Cristo ao testemunhar diante do irmão: “Encontramos o Messias”! E, por ter apresentado várias outras pessoas a Jesus, a tradição deu a Santo André o título de “ponte do Salvador”).

Um dos discípulos mais fervorosos de Jesus, Santo André padeceu o mesmo suplício do Mestre: a crucificação. No entanto, pediu que não o crucificassem numa cruz com o mesmo formato da de Cristo porque não se achava digno de tanta semelhança.

Crucificaram-no então, de acordo com o relato tradicional, na assim chamada, em latim, “crux decussata“, aquela em forma de “x” que passou a ser conhecida, justamente, como Cruz de Santo André.

Além de fazer parte da vasta iconografia cristã, ela foi incorporada também à heráldica, passando a ser usada em bandeiras e brasões de armas. O caso mais famoso é o da bandeira da Escócia:

A propósito, uma tradição escocesa afirma que as relíquias de Santo André teriam sido levadas para aquele país, especificamente para a cidade que hoje leva o seu nome: Saint Andrews. Graças à presença da Escócia no Reino Unido, a Cruz de Santo André passou a fazer parte da própria bandeira da União, que é o resultado da sobreposição de três cruzes:

  • a de São Jorge, da bandeira da Inglaterra (vermelha, no meio, com fundo branco);
  • a de São Patrício, que representa a ilha da Irlanda (vermelha em formato de X, com fundo branco);
  • e a de Santo André, da bandeira da Escócia (branca, em formato de X, com fundo azul).

Na espiritualidade cristã, a Cruz de Santo André costuma ser representada junto com estas palavras atribuídas ao Apóstolo:

“Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada! Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu, de ti, receba O que por ti me salvou!”
Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF