Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Os sete filhos de Santa Felicidade

Santa Felicidade | apologistasdafecatolica
23 de novembro

OS SETE FILHOS DA SANTA FELICIDADE

Os sete filhos da bem-aventurada Felicidade chamavam-se Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vidal e Marcial.
Todos eles foram levados junto com a mãe diante do prefeito Públio — que os convocara por ordem do imperador Antonino — que a exortou a ter piedade desse si própria e de seus filhos. A isso ela respondeu: “não me deixarei conquistar por suas gentilezas nem me amedrontar por suas ameaças. Tenho certeza que o espírito santo está comigo e fará com que eu supere em vida e mais ainda morta “. E, voltando-se para os filhos, disse: “olhem para o Céu, filhos caríssimos, porque é lá que Cristo nos espera. Lutem com coragem por Cristo, persistam fielmente no amor a Cristo “.

Ao ouvir aquilo, o prefeito esbofeteou-a. Como a mãe e seus filhos mantenham-se firmes na fé, cada um deles foi morto com um suplício diferente diante dos olhos da Mãe, que os encorajavam.

A beata Felicidade é chamada por Gregório de mais do que mártir, porque foi utilizada sete vezes em seus filhos e uma oitava vez em seu próprio corpo. Gregório diz em uma de suas homilias:

A bem-aventurada Felicidade, que por sua fé foi escrava de Cristo, tornou-se mártir de Cristo por sua pregação. Enquanto os pais carnais costumam temer sobreviver a seus filhos, ela temeu que seus sete filhos ficassem vivos depois dela. Assim como ela os parira na carne, pariu no espírito afim de dar a Deus por suas palavras aqueles que deram ao mundo pela carne. Ela não podia sem dor ver morrer aqueles filhos de seu sangue, mas tinha no coração um amor tão forte que foi capaz de superar a dor corporal. Por isso tenho razão em chamar essa mulher de mais do que mártir, já que ela morreu tantas vezes e com tanta dor quantos eram seus filhos. Depois de ter merecido esse múltiplo martírio, obteve também para si a Palma vitoriosa dos mártires quem, por amor a Cristo, não se satisfez em morrer uma só vez.
Eles foram martirizados por volta do ano do Senhor de 110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF