Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Goiânia será sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional em 2027

Missa de encerramento do 18º CEN. Foto: Comunicação 18º CEN

RECIFE, 16 Nov. 22 / 03:40 pm (ACI).- A cidade de Goiânia (GO) será sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontecerá de 3 a 7 de setembro de 2027. O anúncio foi feito ontem (15) pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, no encerramento do 18º Congresso Eucarístico, em Recife (PE).

“O arcebispo (de Goiânia), dom João Justino Medeiros da Silva, unido às demais dioceses do Regional Centro-Oeste (da CNBB), já agora se prepara para nos receber”, disse dom Joel Portella.

Em seguida, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, entregou a dom João Justino uma réplica do ostensório do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu de 11 a 15 de novembro, na capital pernambucana.

missa de enceramento do CEN foi celebrada pelo enviado do papa Francisco, o bispo emérito de Leiria-Fatima, Portugal, cardeal António Marto, no Marco Zero do Recife. Teve a participação de cerca de 1200 padres e 200 bispos.

Em sua homilia, o cardeal Marto disse que aquela celebração eucarística era o “momento culminante do Congresso Eucarístico Nacional do Brasil” e que, “durante esses dias”, foi vivida “uma série de encontros e de experiências belas e enriquecedoras” que “não são só para nós, são também para comunicarmos aos outros, ao mundo”.

“Esta celebração eucarística é de encerramento e de ação de graças, é simultaneamente uma celebração de envio. De fato, não há Missa sem missão. A própria celebração termina com a bênção e a despedida final: ‘Ide em paz para o mundo!’. É o Senhor Jesus que nos envia como Igreja em saída para levar a bênção, o amor, a alegria e a paz Dele para a vida do mundo. Enviados para dar testemunho, a partir da Eucaristia, vamos, pois, meditar sobre a Eucaristia, profecia de um mundo novo”, expressou.

Dom António Marto comentou sobre o Evangelho de João 6, 51-58, o “anúncio da Eucaristia”. Segundo ele, Jesus se apresenta “com palavras muito realistas: ‘Eu Sou o Pão Vivo descido dos céus, o pão que Eu darei é minha carne para a vida do mundo. A minha carne é verdadeira comida. E o meu sangue, verdadeira bebida. O pão que Eu vos dou não é o pão que comeram vossos pais’”.

O bispo, então, perguntou aos presentes: “O que significa comer a carne e beber o sangue de Jesus? É só uma imagem? Um modo de dizer? Ou indica algo que é verdadeiramente real?”. “Encontramos a resposta nas palavras e nos gestos na última ceia, de despedida de Jesus, ao convívio terno com os discípulos, quando lhes diz: ‘tomai e comei, este é o meu corpo que será entregue por vós. Tomai e bebei, este é o cálice do meu sangue derramado por vós e por todos’”.

O cardeal afirmou que, “segundo a linguagem bíblica, o corpo e o sangue são expressão da pessoa inteira, com toda a sua vida, com toda a sua história, com todo o seu infinito amor, oferecido até a morte na cruz, amor eternizado na ressurreição, na pessoa de Jesus ressuscitado”.

“Na Eucaristia, nos sinais humildes do pão e do vinho consagrados, Jesus deixa-nos o dom mais admirável e impensável, o dom da sua presença real, do seu amor infinito e redentor como só Ele pode fazer enquanto ressuscitavam. Para permanecer conosco para sempre, um alimento que nos dá vida verdadeira e eterna”.

O bispo português disse que a “comunhão de Jesus trata-se de uma íntima amizade com a pessoa”. Ele recordou que, ao comungar, “a gente diz ‘amém!’”. Segundo dom Marto, essa resposta “é também um compromisso, como quem diz: ‘Sim, ó Senhor, eu quero receber-te com todo o meu coração. Quero que entres em minha vida. Quero viver em Teu amor. Quero seguir os Teus passos. Quero colaborar Contigo por um mundo melhor, para a redenção do mundo’”.

Por fim, reforçou que “é nossa missão ser sinal da presença de Jesus no mundo de hoje”.

Após a comunhão, houve um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e uma procissão de 3,5 km de percurso com o Jesus Eucarístico do Marco Zero até o pátio da basílica do Carmo. Ao chegar ao local, o representante do papa abençoou o Brasil e todos que acompanharam a cerimônia.

Casa do Pão

Antes da última missa do 18º CEN, foi inaugurada também ontem pela manhã a Casa do Pão, que ficará como legado do Congresso. O espaço fica na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, em Recife, e será um local para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.

A casa conta com um restaurante popular, lavanderia, atendimento social, espiritual e psicológico, capela, banho e descanso para pessoas que passam por problemas socioeconômicos.

Fonte: http://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF