Translate

domingo, 20 de novembro de 2022

Rei pobre

Jesus Cristo: Rei pobre | cebi

REI POBRE

 

 Dom Lindomar Rocha Mota

Bispo de São Luís de Montes Belos (GO) 

Nas proximidades em que Cristo é celebrado Rei do universo, o Papa Francisco avizinhou-lhe o dia do pobre. Parece contraditório, mas em Deus não há contradição. Como no infinito tudo se conecta, o início é igual ao fim. A estética da realeza, que já vinha mudando desde o Antigo Testamento, assumiu forma definitiva em Jesus Cristo. Da beleza e esplendor dos palácios marfíneos à própria beleza de Davi foi superada nos contornos descaracterizados do Servo que nos apresenta Isaias 53. 

Rei sem beleza, que muitos vieram ver, é a novidade gritante da escatologia profética. A condição estética da antiga realeza não vale mais, pois como continua nos informando Isaias 53,2 “Ele não tinha aparência (eídos) nem beleza (kállos) para atrair o nosso olhar, nem simpatia (dóxa) para que pudéssemos apreciá-lo.  

A entrada neste novo feitio produz violência ao conceito e ao sentido, mas não nega o desejo e a busca, pois, mesmo sem eídos, dóxa e kállos, todos desejam alcançar sua incalculável riqueza (Ef 3,8). 

A realeza de Jesus é outro tipo de advento. É outro modo pelo qual o belo contamina o mundo e ultrapassa o domínio das formas e da atração visual. 

O mundo do Novo Testamento é totalmente desprovido do “belo” ostensivo, como ressalta Gehard Nebel, em seu Das Ereignis des Schönen: “Davi e Salomão eram grandes reis, mas a arte busca sempre sua identificação com o poder da história terrena. Os galileus, entre os quais o Verbo de Deus se fez carne, são provincianos, sem grande cultura […], onde é impossível que o belo pudesse significar um grande advento”.  

A compreensão do belo sem o poder é alargada e se encontra com o desejo iminente dos Gregos que pediram: «Senhor queremos ver Jesus». Assim, é supriminda a contradição entre o Antigo e o Novo Testamento. É clara a expressão: «queremos ver!». Ela é um imperativo e serve para interpretar o que significaria beleza neste novo sentido. O kállon em seu autônomo modo de existir funda um novo estilo na apresentação de Jesus, capaz de atrair os olhares humanos e dos anjos, pois, como continua São Paulo aos Efésios: “os principados e autoridades no céu doravante, conhecem, graças a Igreja, a multiforme sabedoria de Deus”. O Rei pobre é novidade extraordinária que a Igreja revela até mesmo aos anjos. 

A transcendência do belo, produtor de interesse para os sentidos, evolui no pensamento cristão até aos nossos dias. Essa transcendência encontra uma ordem simétrica na evolução que vai das coisas belas à alma bela e avança na tradição latina, onde o belo é o constitutivo do ser, e não a forma. A atração é pela existência – razão pela qual o ser perfeitamente humano de Jesus atrai todos os olhares. 

Se continuarmos, entretanto, a buscar na evolução e o alargamento de kallòn, veremos o seu encostamento a ayatón, isto é, o belo e o bem; refletindo sobre a imagem bela nos colocamos em relação com a capacidade de fazer o bem, e deduzimos que o bem se torna visível, como beleza, naquele que está disposto ao amor. Em circunstâncias precisas, de fato, o belo é o bem, e sendo assim a procura por Jesus evoca uma realeza para além da disposição formal de uma pessoa. É a procura dAquele que é coligado com a prática do bem e o próprio Bem. Portanto, a identificação da Realeza de Jesus sobre todo o universo, com o pobre que se encontra entre os últimos de seus semelhantes, é adorável e real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF