Translate

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Os sonhos nunca envelhecem

Dom Quixote e Sancho Pança | bibliotecasma

OS SONHOS NUNCA ENVELHECEM! DOM QUIXOTE À SANCHO PANÇA

 

 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

No Advento, tempo de preparação do Natal, celebramos a capacidade de imaginar e sonhar utopias, reinventando a nossa vida e história a partir do Senhor que vem para salvar e libertar. Com Jesus, o Menino Deus, ou o Deus que nasce criança, somos convidados à reestreia do nosso mundo, tão fascinante, quando foi criado pelas mãos do Pai.  

Implica, também, como dizia Picasso na sua genialidade, ver de novo a realidade com o olhar de uma criança pois, como afirmou o célebre pintor, fazer-se criança leva tempo. Deixar o cansaço, as cardiopatias mentais e sociais, para ser capaz de sentir e vibrar com a vida palpitante que ressurge e se explana em todas as criaturas. Construir o presépio, como São Francisco, com materiais e personagens da vida cotidiana, com todas as fragilidades e misérias que carregamos, que são abraçadas com ternura na manjedoura do Deus pequenino.  

Esperançar e samaritanizar os espaços e relacionamentos do convívio familiar e social, derrubando os muros e bunkers do ódio, da arrogância, e prepotência que nos feriram e dividiram profundamente. Resgatar o poder da inocência e da bondade espontânea que simplesmente sorri, se aproxima e consegue humanizar e tornar as situações mais leves e cordiais. Acreditar na reserva do bem e da centelha divina que todos/as possuímos a partir do mistério inefável da encarnação, de um Deus que se irmana a ponto de usar faixas e fraldas.  

Sim, o espírito natalino faz renascer sempre o melhor de nós, a saudade do verdadeiro eu que habita no mais íntimo, no mais profundo do nosso ser onde, num espaço incontaminado esperamos, com alegria e confiança inabalável, a chegada do Salvador. Não nos conformemos apenas com símbolos ou gestos externos, mas tornemo-nos num Advento e Natal verdadeiros, com a luz que nasce do nosso interior, na criança eterna que todos guardamos e veneramos como o mais sagrado que nunca perderemos. Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF