Translate

sábado, 19 de novembro de 2022

Francisco em visita a Asti para encontrar suas famílias de sangue e de fé

A visita a Asti está prevista para este final de semana 
(Vatican Media)

O Papa Francisco viaja neste sábado (19) à cidade italiana de Asti, no norte da Itália, para visitar seus parentes e também para celebrar na catedral no domingo (20) a Jornada Mundial da Juventude, em nível diocesano. Segundo o bispo local, dom Marco Prastaro, o Papa “vem visitar o lugar das origens da sua família e levar-nos às raízes da nossa fé".

Alessandro Di Bussolo e Eugenio Bonanata - Vatican News

Sobre esta visita de Francisco, o Bispo de Asti, Dom Marco Prastaro, explica: "Neste sábado, o Papa encontra membros da sua família, na terra dos seus antepassados. Trata-se de um encontro tão esperado do Papa com sua família de sangue. Seu pai, Mário Bergoglio, nasceu em Turim, mas sempre viveu na província de Asti, até fevereiro de 1929. Desde então, o jovem contador, de 21 anos, emigrou para Buenos Aires, com os avós do futuro Papa, Giovanni e Rosa. Amanhã, domingo (20/11), Francisco manterá um encontro com uma família mais numerosa: os fiéis da Igreja local de Asti, para a celebração da Jornada Mundial da Juventude, em nível diocesano”.

Encontro tão esperado desde 13 de março de 2013

Aos microfones da Rádio Vaticano, Dom Marco Prastaro fala desta visita do Papa a Asti: “Esperávamos esta visita desde o dia 13 de março de 2013, quando Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa. O povo de Asti logo pensou: "Um de nós se tornou Papa". Assim, nestes dois dias, 19 e 20 de novembro, o Papa Jorge, como seus primos o chamam, volta às raízes da vida da sua família, à qual ainda está intimamente ligado. Além do caráter familiar, Francisco também vem levar-nos às raízes da nossa fé: o Evangelho, a tradição apostólica, a oração e a vida comunitária”.

Encontro privado de sábado e públicos de domingo

“Este sábado foi dedicado à visita privada do Papa com seus familiares: primeiro, o encontro, em Portacomaro, com sua prima Carla Rabezzana, que, há poucos dias, completou 90 anos; depois, com a prima Delia Gai e outros parentes, em Tigliole. Na parte da manhã de Domingo, 20, o Pontífice manterá um encontro com a comunidade diocesana, durante a celebração Eucarística, na Catedral, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em nível diocesano. Antes da Missa, o Papa Francisco passará, de papamóvel, entre os numerosos presentes na praça central de Asti. Ao término da celebração, o Pontífice almoçará, na Cúria episcopal, com membros da sua família e algumas pessoas. O cardápio bem piemontês será oferecido por ele aos seus parentes queridos. Na parte da tarde, antes de deixar Asti, o Papa encontrará 1.340 jovens e crianças no estádio Censin Bosia”.

Quais seus sentimentos sobre este encontro tão esperado com o Papa?

“Antes de tudo, o fato de o Papa voltar às suas raízes, com a qual, apesar da distância, como filho de imigrantes, porque nasceu na Argentina, Bergoglio quis manter um forte vínculo com seus parentes e a terra de seus ancestrais. Claro, as pessoas daqui se sentem orgulhosas por ter um Papa de origem piemontesa. O povo daqui, muito religioso, está entusiasmado com a presença de um ilustre conterrâneo. As pessoas estão cientes de que Francisco vem visitar seus familiares e a comunidade diocesana, sem fazer discursos, mas apenas para encontrar sua família de sangue e a de fé. Enfim, a importância desta visita, como todas as suas visitas, é, sobretudo, confirmar seus irmãos na fé, levar-nos à redescoberta da nossa fé: o Evangelho, a tradição apostólica, a oração, a vida comunitária”.

Programa da visita papal

“Este sábado é dedicado a encontros em forma privada. Domingo, o Papa partirá da Cúria episcopal e dará uma volta de papamóvel pela cidade, entre as pessoas, até chegar à praça da catedral, que contará com a presença de cerca de 4.000 fiéis, para a celebração Eucarística pelo Dia da Juventude. Entre os numerosos jovens estará também o nosso seminarista, Stefano Accornero, que receberá o acolitato, uma das etapas em preparação ao sacerdócio. Trata-se de uma mensagem de esperança para a nossa Igreja local. Antes de voltar para o Vaticano, haverá um encontro com a Juventude diocesana e suas famílias no estádio da cidade”.

Como foi preparada esta visita do Papa?

“O Santo Padre, tão esperado por um povo entusiasmado, se hospedará na Cúria episcopal, toda preparada para a sua breve permanência, que contou com a participação de muita gente. Visto que esta será uma visita para encontrar a sua família e a da diocese, tudo será muito simples. O povo de Asti é acolhedor, gosta de viver e compartilhar juntos da alegria também ao redor de uma mesa, pois aqui se come e se come bem”.

O que mais lhe impressionou durante a preparação para a chegada do Papa?

“O que mais me impressionou foi o slogan que nossos jovens inventaram, intitulado "Um encontro tão esperado", que representa o verdadeiro sentido de um encontro privado e público. Fiquei impressionado também pela colaboração e disponibilidade de todos. Porém, o mais importante de tudo é que o Papa vem aqui com simplicidade para visitar a terra de seus antepassados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF