Translate

domingo, 20 de novembro de 2022

Francisco: a África não deve ser explorada, mas promovida

Papa Francisco na Sala Paulo VI | Vatican News

O Pontífice encontrou na manhã deste sábado (19) a comunidade missionária "Médicos com a África - Cuamm" pelos 70 anos de vida. Na Sala Paulo VI, Francisco pediu a valorização do "capital intelectual" dos jovens do continente. E anunciou que, "se Deus quiser", visitará o Sudão do Sul no início de 2023.

Alessandro Di Bussolo - Vatican News

Um obrigado pelo compromisso de estar "com a África", que "não deve ser explorada, deve ser promovida" e um convite para seguir pioneiros corajosos como a freira idosa que o Papa conheceu na República Centro-Africana em 2015 e que ainda, no Congo, faz o parto de bebês como parteira; e para valorizar o "capital intelectual" dos jovens africanos que querem viver "um futuro como protagonistas" em seus países de origem. É um discurso apaixonado, uma expressão do seu amor pelo continente africano no qual anunciou que vai viajar ao Sudão do Sul no início de 2023, aquele que Francisco dirige a mais de 7 mil médicos e voluntários do Cuamm. Recebidos na Sala Paulo VI na manhã deste sábado (19) pelo aniversário de 70 anos, que caiu no auge da pandemia, da comunidade missionária fundada na cidade italiana de Pádua como um "colégio para receber jovens estudantes africanos de medicina".

Estar com a África é ser pela África

Após a saudação do bispo da cidade do Vêneto, dom Claudio Cipolla, o Papa ressaltou que a dos Médicos com a África - Cuamm é "a melhor atitude"...

Porque há na imaginação, no inconsciente coletivo, essa atitude feia: a África é para ser explorada. E contra isso, o "não, estar com a África" de vocês. Assim, estar com a África é ser pela África.

Apoiar o "capital intelectual" dos jovens africanos

É assim que Francisco define o de Cuamm, hoje liderado por Dante Carraro, "um caminho de partilha e serviço" que desde 1950 "atravessou quase todo o continente africano para levar assistência médica, sempre com vistas ao desenvolvimento e favorecendo a formação do pessoal local". E enfatiza a necessidade de ajudar a desenvolver o valioso "capital intelectual" do continente.

Há um mês, mais ou menos, tive um encontro com estudantes universitários de toda a África, via zoom. Fiquei surpreso com a capacidade intelectual desses jovens, homens e mulheres. Por favor, que não se percam; ajudem-nos a progredir, a avançar porque a África não deve ser explorada, deve ser promovida.

Muitas pessoas no mundo não têm assistência médica

O Pontífice lembra que o primeiro compromisso dos Médicos com a África é dar aos nossos irmãos necessitados "o pão cotidiano", como pedimos a Deus no "Pai Nosso". E esse "pão" também é saúde.

A saúde é um bem primordial, como o pão, como a água, como a casa, como o trabalho. Vocês se comprometem para que não falte o pão cotidiano para tantos irmãos e irmãs que hoje, no século XXI, não têm acesso aos cuidados de saúde normais e básicos. É vergonhoso: a humanidade não é capaz de resolver isso, mas é capaz de levar adiante a indústria de armas que destrói tudo. Bilhões são gastos em armas, ou outros enormes recursos são queimados na indústria da efêmera e da evasão.

Caros países como República Centro-Africana e Sudão do Sul

Infelizmente no mundo, comenta o Papa Francisco, "muitos homens e mulheres recebem apenas as migalhas" deste pão, porque nasceram em certos lugares do mundo. E ele pensa "em tantas mães, que não podem ter um parto seguro e às vezes perdem suas vidas; ou em tantas crianças, que morrem já na primeira infância". 

O Papa, então, recorda países africanos "particularmente queridos", como a República Centro-Africana, onde foi em 2015 para abrir a Porta Santa, em Bangui, e o Sudão do Sul "onde, se Deus quiser, eu irei no início do próximo ano". Países que são "muito pobres e frágeis, que o mundo considera importantes apenas para os recursos a serem explorados e que o Senhor, em vez disso, considera como seus amados, nos quais Ele vos envia para serdes bons samaritanos, testemunhas do seu Evangelho".

Não tenham medo de enfrentar desafios difíceis, de intervir em lugares remotos marcados pela violência, onde as populações não têm a possibilidade de se curar. Estejam com eles! Se levar anos de trabalho, se houver decepções e fracassos para alcançar resultados, não se desanimem. Perseverem com serviço persistente e diálogo aberto a todos como ferramentas para a paz e a resolução de conflitos.

Colaboração com Igrejas, governos e congregações missionárias

O Papa então enfatiza que o estar com a África do Cuamm é também "colaboração com as Igrejas locais e com as instituições dos países onde atua, sempre com o objetivo de compartilhar e promover o povo da África", e o encoraja "a continuar trabalhando junto às congregações religiosas missionárias, generosamente engajadas no setor da saúde na África". Unindo forças e "apoiando a inovação social inspirada no Evangelho, explorando também novas formas de financiamento de serviços de saúde para os mais pobres".

A África está retrocedendo, a pobreza está pior

Olhando para a pandemia de Covid, "a guerra e a grave crise internacional" que estão colocando todos sob tensão, Francisco também lembra as condições de seca, vistas no Quênia, que também se torna "uma tragédia mental". Dramas que na África têm "consequências dramáticas" porque "as populações já são muito pobres e há uma falta de sistemas de proteção social".

A África está retrocedendo e a pobreza está piorando. Os preços dos alimentos estão subindo em todos os lugares, levando à fome e à desnutrição; o transporte médico está bloqueado devido ao custo excessivo do combustível; medicamentos e suprimentos médicos estão em falta em todos os lugares. É uma "guerra" oculta, que ninguém fala e parece não existir, e que em vez disso tem um impacto mais severo, especialmente sobre os mais pobres.

Deem voz à África, para agitar a consciência do mundo

O Pontífice pede, portanto, que o Senhor, ajude a África e aqueles que trabalham para os africanos, a atravessar esta "noite" com coragem, olhando para "aqueles pequenos rebentos de esperança que já vislumbramos e dos quais vocês mesmos são testemunhas".

Agradeço vocês por serem uma voz do que a África está vivendo; por trazer à tona os sofrimentos escondidos e silenciosos dos pobres que encontram em seu compromisso diário. E peço-lhes que continuem a dar voz à África, ao que não se vê, às suas lutas e esperanças, para agitar a consciência de um mundo às vezes focalizado demais em si mesmo e pouco no outro. O Senhor ouve o grito do seu povo oprimido e nos pede para sermos artesãos de um novo futuro, humildes e tenazes, com os mais pobres.

Valorizar o "tesouro" dos jovens africanos

Finalmente, o convite para ter "atenção especial aos jovens" da África: para favorecer o emprego, pois eles estão ansiosos para "viver o próprio futuro como protagonistas sobretudo em seus países de origem". E o Papa Francisco recorda novamente a emoção do encontro via zoom com os jovens africanos, sua "inteligência e inquietação".

Ajudem-nos a avançar: são um tesouro, são muito inteligentes, mas não os deixe sentir que seus projetos não podem ir adiante por causa das condições geográficas, sociais, econômicas que os bloqueiam - ou culturais, aliás.

Intercâmbios educacionais entre jovens italianos e africanos

As novas gerações, ele continua, podem criar "novas pontes entre a Itália e a África". E isto acontece "quando os jovens se encontram, confrontam-se e se abrem para o mundo sem medos e sem preconceitos".

Vocês podem envolver as universidades nesta aventura, de modo que os cursos de formação, pesquisa e inovação previstos para jovens italianos também sejam dirigidos à juventude africana. É nesse intercâmbio que se constrói líderes capazes de orientar os processos de desenvolvimento humano integral.

O encontro com a freira "corajosa" há 50 anos no Congo

O Papa conclui com a imagem do encontro em Bangui, em 2015, com a freirinha há mais de 50 anos na África, na República Democrática do Congo, que como parteira fez mais de 2 mil partos, e adotou legalmente uma órfã - como uma "freira corajosa".

Ela ainda vive, ainda vive, lá na República Democrática do Congo, ainda com a canoa todos os sábados, vai às compras em Bangui e retorna. Ela continua a ser parteira. Uma vida escondida para dar vida. Eu só quero deixar esta fotografia. Pensemos nos muitos e muitas que, como esta freira, passaram suas vidas na África para ajudar a criar os africanos. Sigam em frente, sejam corajosos com esses pioneiros que temos diante de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF