Translate

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Palavra Oficial

Cardeal Dom Paulo Cezar Costa
Arcebispo de Brasília

Palavra Oficial

Fratelli Tutti!
Todos irmãos!

São com estas palavras que o Papa Francisco inicia sua carta encíclica sobre a fraternidade e a amizade social, inspirado nas palavras de São Francisco de Assis. Na conclusão de mais um ano litúrgico, onde todas as coisas são recapituladas em Cristo (Ef 1, 10), Rei do Universo, minha primeira palavra quer ser de gratidão a todos (as) pela unidade de fé e de vida sustentada em nossa amada Arquidiocese de Brasília. Um agradecimento especial aos nossos dedicados presbíteros que desgastam a vida com alegria nas nossas 157 paróquias, 2 áreas pastorais e seminários. Obrigado por fazerem a diferença. Neste mesmo sentido, minha gratidão aos religiosos e religiosas pela doação em tantas obras e colégios desta grande cidade. Deus lhes pague e sustente.

Mas não menos importante é a dedicação do nosso laicato que, gratuitamente, se desgasta nas pastorais, movimentos e nas diversas atividades da vida de nossas paróquias e da Arquidiocese. Obrigado pela vossa generosa doação. Deus lhes pague e sustente. Estamos dando passos num caminho pastoral que envolve a todos (as), na busca de sermos uma Igreja evangelizadora e missionária centrada na Palavra de Deus, como nos indica o nosso Plano Pastoral. Fundamental é, também, o caminho que estamos trilhando na dimensão social da fé, principalmente agora com o projeto “Partilha Brasília”.

Contudo, há uma preocupação que está inquietando o meu coração de pastor. Este tempo que passou, nos colocou diante de situações tão extremas, que fomos provados na nossa existência e nas nossas relações. A humanidade está vivendo ainda o drama da pandemia de COVID-19 que revelou nossa fragilidade, trouxe perdas irreparáveis e danos profundos. Papa Francisco mostrou como “a tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa à descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades” (FRANCISCO, Fratelli Tutti, 32). Esta situação foi agravada pelo pleito eleitoral que acirrou a polarização na nossa sociedade, onde as discussões e opções políticas colocaram as pessoas em lados opostos, criando inimizades, fragilizando laços familiares. Fomos provados em nossa humanidade e em nosso caminho de fé.

Diante de tais circunstâncias, me veio ao coração uma inspiração pastoral para o tempo do Advento que se inicia: Que neste tempo de espera e de preparação para o nascimento de Jesus, recordado e celebrado em cada Natal, possamos orientar nossas mentes e corações para restabelecer vínculos fraternos, para fortalecer os nossos laços de família, para estabelecermos a paz entre nós. O Senhor, em seu amor, nos estabeleceu a todos como irmãos! É preciso contemplar a ternura do presépio e nos deixarmos comover por ela. A vinda do Filho de Deus à nossa história na simplicidade e humildade deve nos interpelar. Sua entrada na nossa história revela que somos todos filhos e filhas no mesmo Pai que está no céu e salvos em Cristo. Somos irmãos entre nós. Essa realidade precisa ser traduzida de forma cristã no nosso entendimento de vida, na nossa vida afetiva, nos nossos relacionamentos e nas nossas ações. É preciso sentirmos que quem está ao nosso lado não é um inimigo, mas um irmão, uma irmã a quem devemos amar, pois o amor rompe “as cadeias que nos isolam e separam, lançando pontes; o amor que nos permite construir uma grande família na qual todos nós podemos nos sentir em casa (…). Amor que sabe de compaixão e dignidade” (FRANCISCO, Fratelli Tutti, 62).

Neste esforço, diversas iniciativas acontecerão em nossas paróquias e comunidades. O secretariado de Pastoral ajudará propondo algumas iniciativas.
Pedimos aos sacerdotes, diáconos, religiosos(as) e consagrados(as), lideranças de pastoral e a todo o povo de Deus que se esforcem para serem sinais, ainda mais luminosos, de reconciliação e de paz neste período, ajudando a todos membros da Igreja e também de toda a sociedade civil, a seguir construindo uma sociedade mais reconciliada, onde todos se sintam irmãos e irmãs.

Que Senhor nos ajude a sermos, instrumentos da paz! Em Cristo,

Dom Paulo Cezar Costa Cardeal Arcebispo de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF