Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Santo Alberto Magno, Doutor Universal

S. Alberto Magno | Guadium Press
15 de novembro
Doutor Universal, Mestre de São Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno soube fazer da razão uma aliada para sustentar e aumentar a fé.

Redação (15/11/2021 07:00, Gaudium Press) Por volta do ano 1200, nasceu Alberto na Alemanha. Originário de uma família de nobres da cidade de Bollstad. Alberto tinha uma carreira militar promissora diante de si. Mas seus interesses e, sobretudo, os interesses de Deus tinham outros planos para Alberto.

Bem jovem, Alberto foi enviado a Pádua para estudar Artes Liberais. Sua dedicação e paixão pelos estudos não demorou a ser percebida.

Física, Química, Astronomia, Mineralogia, Botânica e Zoologia, essas eram apenas algumas das matérias de interesse de Santo Alberto. Porém, foram sem dúvidas a filosofia e a teologia que lhe renderam o título de Magno.

A vocação dominicana

O jovem estudante Alberto ainda se encontrava na Itália, quando viu chegar à figura de um frade que encantava as multidões com suas pregações.

Oriundo também da Alemanha, o pregador que tinha fama de santidade chamava-se Jordão da Saxônia e era sucessor de São Domingos de Gusmão.

Algum tempo antes, Maria Santíssima apareceu a Alberto e o convidou a abandonar o mundo. Ao ouvir uma das pregações de Jordão da Saxônia, Alberto não hesitou e atendeu ao chamado de ingressar na Ordem dos Pregadores.

Santo Alberto Magno professou os votos em 1226. Em 1228, após concluir seus estudos na cidade italiana de Bolonha, foi enviado para Colônia.

Ali, o Santo assumiu o magistério de seus confrades e descobriu sua aptidão especial pelo ensino e pela pregação. 

O Mestre e o discípulo

Especialmente dotado para os assuntos doutrinários, seus superiores o enviaram às grandes universidades europeias.

Foi precisamente em Paris, na Sorbonne, que Alberto teve um dos encontros mais importantes de sua vida. Entre seus discípulos havia um cujo nome era Tomás de Aquino

Logo, Santo Alberto se deu conta do tesouro de santidade e sabedoria contido na alma de São Tomás, e não hesitava em defender o discípulo que era maldosamente apelidado de “boi mudo”.

Foi nessa época que Santo Alberto interessou-se pelas obras de Aristóteles e pode comprovar como razão e fé são harmônicas entre si.

O mestre Alberto e o discípulo Tomás, que encantavam as Universidades de Paris e Colônia, estavam lançando os fundamentos filosóficos da doutrina Católica.

Últimos anos antes da eternidade

A virtude e as qualidades de Santo Alberto não passavam despercebidas. Por esta razão, ele foi eleito duas vezes consecutivas provincial dos dominicanos na Alemanha.

Também o Papa Alexandre IV nomeou-o bispo de Regensburg. Contudo, após dois anos à frente da diocese, Santo Alberto pediu permissão ao Papa para regressar ao magistério e à vida monástica.

Com o avanço da idade, Santo Alberto escolheu o isolamento do convento e alguns anos antes de sua morte perdeu quase completamente a memória.

Em 15 de novembro de 1280, Santo Alberto faleceu no convento dominicano de Colônia. Em 1931, Pio XI canonizou-o e proclamou Doutor da Igreja, com o nome de Doutor Universal. (FM)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF