Translate

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Dom Paulo Cézar celebra a abertura do 3° Ano Vocacional do Brasil

Missa na Catedral de Brasília com Dom Paulo Cezar | arqbrasilia

Dom Paulo Cézar celebra a abertura do 3° Ano Vocacional do Brasil

Neste domingo (20), o Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa presidiu a abertura do 3° Ano Vocacional do Brasil, na Catedral de Brasília, durante a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. A celebração contou com a participação de sacerdotes, seminaristas, religiosas, consagrados e leigos.

Durante a homilia, Dom Paulo ressaltou que a realeza de Jesus é afirmada na Cruz. “Ele é o Rei do amor. A fé em Cristo é o encontro com o esse Amor e destrói nossa lógica humana. Jesus é o rei que salva quem confia nEle, quem se abandona ao Seu amor”.

Sobre a abertura do Ano Vocacional, o Arcebispo Cardeal relembrou que, diante da diversidade e beleza que temos na Igreja, esse é um tempo especial para refletir as vocações. “Que todos se sintam vocacionados. Que seja um ano rico de organização, oração, esperança e reflexão. Todo batizado é vocacionado e responde ao um chamado de Deus. Que possamos dar passos concretos”, afirmou. O tema do Ano Vocacional é “Vocação: graça e missão“ e, o lema, “Corações ardentes, pés a caminho”.

Ao final da celebração, Dom Paulo falou sobre uma inspiração pastoral para o tempo do Advento. Ele afirmou que o drama da pandemia revelou a fragilidade humana. E que a situação foi agravada pelo pleito eleitoral que acirrou a polarização da sociedade, onde as discussões e opções políticas colocaram as pessoas em lados opostos, criando inimizades, fragilizando laços familiares.

Diante deste cenário, Dom Paulo pediu que as iniciativas sejam realizadas nas paróquias e comunidades.

“Que neste tempo de espera e de preparação para o nascimento de Jesus, recordado e celebrado em cada Natal, possamos orientar nossas mentes e corações para restabelecer vínculos fraternos, para fortalecer os nossos laços de família, para estabelecermos a paz entre nós. O Senhor, em seu amor, nos estabeleceu a todos como irmãos!”, diz a carta assinada pelo Cardeal Arcebispo.

Solenidade
Celebramos, hoje, o último domingo do Ano Litúrgico, chamado Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Nesta data, a Igreja nos coloca frente à realeza do Rei Jesus que consiste no serviço fraterno.

A solenidade de Cristo Rei foi instituída pelo papa Pio XI em 1925. É celebrado Cristo como o Rei bondoso e pastor que guia todo seu rebanho o Reino Celestial, preparando-os para a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF