Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

A mensagem do Advento que toda mãe precisa ouvir

Martin Novak | Shutterstock
Por Theresa Civantos Barber

Se o artesanato e a culinária são estressantes para você, mantenha a calma: existem outras formas de viver este período de preparação para o Natal.

Não costumo dizer que “todo mundo” precisa ouvir uma determinada mensagem, mas fiquei realmente surpresa com a resposta a um post recente nas redes sociais. Muitas amigas minhas adoraram a mensagem. Daí, pensei que talvez você também precisasse ouvi-la!

O texto incentiva as mães a não se estressarem com os preparativos para o Advento. Veja só:

“Não há problema em NÃO comprar guias, coroas ou calendários do Advento. Se o artesanato, a panificação e as atividades extras te estressam, você tem permissão para beber chocolate quente, ler um bom livro e agradecer a Deus pelo merecido descanso.”

Puxa, fiquei aliviada ao ler isso, já que a maior parte do meu feed de mídia social está sendo inundada por mães divulgando seus caros calendários do Advento e elaborados preparativos para o Natal!

Eu não sou a única

Compartilhei a postagem no meu Instagram pensando que seria uma mensagem um tanto rebelde e fiquei agradavelmente surpresa quando muitas das minhas amigas a compartilharam novamente ou me enviaram mensagens agradecendo pelo texto. 

Há, de fato, muita pressão sobre as mães para criar a “magia do Advento e do Natal”. Mas não é mágica o que faz com que abramos mão de nossa paz de espírito por semanas a fio, né?

Portanto, este ano, não quero cair na armadilha de pensar que preciso gastar muito dinheiro ou fazer extravagâncias para tornar o Natal mágico. Quero me concentrar em aproveitar as delícias simples deste tempo: aconchegar-me para ler um livro ao lado de luzes cintilantes, observar lentamente os presépios um a um, acender as velas na Coroa do Advento e cantar as músicas típicas da época.

Obviamente que muitas outras mães se sentem da mesma maneira. É muito bom saber que não sou a única que ignorará toda a pressão e o hype on-line e, em vez disso, planejará levar as coisas com calma nesta época.

Claro, nem todo mundo se sente assim. Se as atividades elaboradas do Advento e do Natal lhe trazem alegria, faça e aproveite os preparativos.

Mas, e se isso não te traz alegria? Se você se encolhe com a ideia de esperar em longas filas ou enfrentar grandes multidões para fazer “aquela coisa especial do Natal”? Se você sabe que de jeito nenhum vai se lembrar de fazer aquele lindo devocional depois do segundo dia do Advento? Então simplesmente não faça isso. Tudo bem. Seus filhos não serão privados. Eles não estão perdendo.

Uma mãe tranquila e feliz vale mais do que um número infinito de atividades extravagantes em preparação para o Natal.

O que realmente importa

Diante de tantas opções para o tempo do Advento e do Natal, como saber o que é importante fazer? O que realmente importa?

Anos atrás, Blythe Fike compartilhou que, quando questionou se estava “fazendo o suficiente” para celebrar o ano litúrgico com seus filhos, um padre sábio disse a ela: “Apenas certifique-se de que eles conheçam a história”. 

Continuo focada nisso. Eu faço a coroa do Advento e leio para meus filhos a história do Natal. Falamos da história do nascimento de Jesus, da sua beleza e da sua verdade. 

Tento desacelerar e aproveitar os preparativos de Natal. Descansamos e nos deleitamos com a alegria da estação e da vinda de Cristo à terra. Eu não aceitaria fazer de outra maneira.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF