Translate

domingo, 27 de novembro de 2022

Natal: uma grata dependência de Cristo

O arcebispo Rowan Williams mostra a Bento XVI a miniatura
da 
Árvore de Jessé, na Bíblia de Lambeth, ao final de seu
encontro no Lambeth Palace, em Londres, em
17 de setembro de 2010 [© Osservatore Romano]
Revista 30Dias - 11/2011

Natal: uma grata dependência de Cristo

A mensagem para os leitores de 30Dias de sua graça Rowan Williams, arcebispo de Canterbury.

pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams

Fala-se muito hoje daqueles que preferem “espiritualidade” a “religião”. E a maior parte de nós entende alguma coisa do que significa essa posição. Representa uma revolta contra a ideia de que nós, seres humanos, somos salvos ou transfigurados apenas pela adesão à vida de uma instituição e a um conjunto de afirmações ou de teorias.

Mas dessa forma existe o perigo de reduzir a fé a uma série de experiências que nos fazem sentir melhor, com a consequência de que não haveria nenhuma verdade universal, nenhuma revolução na vida dos homens que salve de uma vez por todas, só uma sucessão de experimentos “espirituais”, que amplia a nossa sensibilidade, mas não nos leva para dentro de um mundo novo. De certa forma, precisamos de uma linguagem que nos possa conduzir para além da inútil polarização entre esses dois termos, uma linguagem de nova criação e uma prática de vida nova com novas relações.

Falar com verdade da Igreja é, nesse sentido, ir além tanto da religião quanto da espiritualidade. A Igreja não existe para providenciar experiências fantásticas (de modo que você possa abandoná-la quando essas experiências se esgotam); a Igreja não é tampouco uma instituição com regras e convicções compartilhadas.

A Igreja é a condição de ser um com Jesus Cristo, ou seja, o dom de sermos livres para rezar a Sua oração e para compartilhar a Sua vida, para respirar o Seu respiro.

E nós celebramos o Natal porque essa nova condição de vida depende absoluta e unicamente do fato de que um menino nasceu há dois mil anos no Oriente Médio. Não depende do desenvolvimento positivo de novas técnicas que nos ajudem a nos sentir melhor; não depende tampouco da revelação de um conjunto de teoremas. Começa com uma criança indefesa que ainda não fala; porque é em relação a essa frágil vida de homem que todo ser humano encontrará em última análise o seu verdadeiro destino.

Em comparação tanto com o fascínio de experiências emocionantes quanto com a segurança de convicções inabaláveis, por si só isso pode parecer um tanto frágil. No entanto, na medida em que põe a verdadeira fonte da vida e da esperança completamente fora do âmbito do esforço e da organização humanos, nos desafia a confiar num fundamento incomparavelmente mais estável e menos mutável: a ação e a promessa de Deus, o Verbo de Deus que faz que a vida divina viva na vida da criação e sobretudo na vida desse menino recém-nascido.

O conflito entre uma vida de relação na comunhão do Corpo de Cristo e o âmbito tanto da “espiritualidade” quanto da “religião” foi resolvido já mil e setecentos anos atrás por Santo Agostinho, quando escreveu as Confissões. Ele descreve suas aventuras “espirituais”, primeiramente dentro de uma organização herética com dogmas bem definidos que não aceitava nenhuma verificação intelectual, depois como especialista em meditação e numa espécie de misticismo. E ele nos fala de modo comovente da frustração profunda que sentiu, ao vislumbrar de longe o reino da verdade e da paz eterna.

Mas diz que o problema subjacente era que em tudo isso ele nunca se libertara da obsessão de seu eu, de seu orgulho. “Não era ainda bastante humilde para reconhecer o humilde Jesus Cristo como meu Mestre”, diz. E, numa das imagens mais grandiosas de toda a sua obra, ele fala de como Cristo, vindo a nós na carne, nos impede de dar passos presunçosos para a descoberta da verdade com base apenas em nossos esforços. Nós paramos de repente em nosso percurso, “por vermos aos nossos pés uma divindade frágil, tornada frágil pela comparticipação ‘da túnica de pele’ que vestimos. Exaustos jogamo-nos sobre esta frágil vida divina de modo que quando essa se erguer também nós nos ergueremos” (Confissões VII, 18, 24).

Esquecendo aspirações espirituais e correção religiosa, somos convidados pelo evangelho do Natal simplesmente a fazer isto: a nos deixar cair, em nosso humano cansaço, na terra do amor divino, amor divino que se fez indefeso e frágil de modo a poder pôr em crise a nossa vã confiança em nós mesmos. Assim renovados, contra toda presumível expectativa, nos elevamos para a vida da grata dependência de Cristo e de um em relação ao outro, para a comunhão do mútuo dom sem fim.

+ Rowan Canterbury

Lambeth Palace, Londres Natal de 2011

Fonte: http://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF