Translate

domingo, 1 de janeiro de 2023

Especialista cita três ideias importantes do pensamento teológico de Bento XVI

Papa Bento XVI / Vatican Media
Por Nicolás de Cárdenas | ACI Prensa

Vaticano, 31 Dez. 22 / 01:11 pm (ACI).- Um especialista no pensamento do papa emérito Bento XVI diz que entre suas principais contribuições estão a compreensão da Igreja como caminho para Deus, a busca da verdade superando preconceitos e a defesa da racionalidade da fé.

Falando à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Marcelo López Cambronero, professor de Humanidades da Universidade Francisco de Vitória e coordenador de pesquisas do Instituto Razón Abierta, listou importantes contribuições do pensamento do papa Bento XVI, que morreu hoje (31).

1. A Igreja como caminho para Deus e lugar de encontro com Cristo

O professor López Cambronero diz que Bento XVI “sempre quis uma Igreja que não buscasse a sua autorrealização”.

O papa entendeu a Igreja como “caminho para Deus e lugar de encontro com Cristo”, diz.

A Igreja idealizada pelo papa emérito “não apenas guarda o tesouro da fé, mas também busca a melhor maneira de expressá-la no mundo”.

Bento XVI considerou que “cada geração deve encontrar o Evangelho e nele encontrar coisas novas”.

Para López Cambronero, "o centro de todo o pensamento de Bento XVI" se baseia nos pilares do Evangelho, dos Santos Padres e da liturgia, e pretende "resistir à visão mundana da Igreja" postulada por correntes de pensamento iluminadas a partir de 1968.

2. Cooperador da Verdade com a "razão aberta"

Seu lema papal "Cooperador da Verdade" é, na opinião do professor López Cambronero, "um de seus grandes temas". Bento XVI teve o impulso permanente de “buscar a verdade juntos” através do conceito de “razão aberta”, diz.

Isso implica “superar os preconceitos ideológicos, abrindo-nos à realidade em todos os seus fatores”. Para isso, disse, o saudoso papa defendeu que “precisamos dos outros”.

Bento XVI afirmou sem dúvida que "a verdade existe", porque "se tudo fosse relativo, haveria apenas uma luta pelo poder", diz o especialista.

3. A fé é razoável

Para Bento XVI é possível explicar as partes do mistério da fé a partir da razão e assim contribuir para o debate público. Em seu pensamento, “o encontro com a presença real de Cristo pode ser testemunhado, pode ser explicado”.

O professor López Cambronero acrescenta neste sentido que “a maioria das pessoas são crentes porque a razão as acompanha”, além das sensações.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF