Translate

sábado, 30 de março de 2024

A angústia de uma ausência. Meditações no Sábado Santo (3)

Nestas páginas, miniaturas retiradas do livro evangélico do início do século XIII preservado na abadia beneditina de Gros Sankt Martin em Colônia: o enterro | 30Giorni

Revista 30Dias – 03/2006

Três meditações no Sábado Santo de Joseph Ratzinger

A angústia de uma ausência. Meditações no Sábado Santo

pelo Cardeal Joseph Ratzinger

TERCEIRA MEDITAÇÃO 

No breviário romano a liturgia do tríduo sagrado é estruturada com particular cuidado; a Igreja, na sua oração, quer, por assim dizer, transferir-nos para a realidade da paixão do Senhor e, para além das palavras, para o centro espiritual de tudo o que aconteceu. Se quiséssemos tentar realçar em poucas palavras a liturgia orante do Sábado Santo, precisaríamos sobretudo falar do efeito de paz profunda que dela transpira. Cristo penetrou no oculto ( Verborgenheit ), mas ao mesmo tempo, bem no coração das trevas impenetráveis, penetrou na segurança ( Geborgenheit ), na verdade tornou-se a segurança última. Agora as ousadas palavras do salmista tornaram-se realidade: e mesmo que eu quisesse me esconder no inferno, você também está lá. E quanto mais acompanhamos esta liturgia, mais vemos brilhar nela as primeiras luzes da Páscoa, como o amanhecer. Se a Sexta-Feira Santa coloca diante dos nossos olhos a figura desfigurada do trespassado, a liturgia do Sábado Santo refere-se antes à imagem da cruz, cara à Igreja antiga: a cruz rodeada de raios luminosos, sinal, da mesma forma, de morte e ressurreição. 

O Sábado Santo recorda-nos assim um aspecto da piedade cristã que talvez se tenha perdido ao longo do tempo. Quando olhamos para a cruz em oração, muitas vezes vemos nela apenas um sinal da paixão histórica do Senhor no Gólgota. A origem da devoção à cruz, porém, é diferente: os cristãos rezavam voltados para o Oriente para expressar a sua esperança de que Cristo, o verdadeiro sol, nasceria ao longo da história, para, portanto, expressar a sua fé no regresso do Senhor. A cruz está inicialmente intimamente ligada a esta orientação da oração, é representada, por assim dizer, como uma insígnia que o rei levantará na sua vinda; na imagem da cruz a vanguarda da procissão já chegou entre os que rezam. Para o cristianismo antigo, a cruz é, portanto, antes de tudo, um sinal de esperança. Não implica tanto uma referência ao Senhor passado, mas ao Senhor que está por vir. Claro que era impossível escapar à necessidade intrínseca de que, com o passar do tempo, o olhar se voltasse também para o acontecimento ocorrido: contra qualquer fuga para o espiritual, contra qualquer reconhecimento errado da encarnação de Deus, da prodigalidade inimaginável do amor teve que ser defendido por Deus que, por amor da miserável criatura humana, ele próprio se tornou homem, e que homem! Foi necessário defender a santa loucura do amor de Deus que não escolheu pronunciar uma palavra de poder, mas trilhar o caminho da impotência para pelourinho o nosso sonho de poder e conquistá-lo por dentro.

Mas não nos esquecemos um pouco da ligação entre a cruz e a esperança, a unidade entre o Oriente e a direção da cruz, entre o passado e o futuro existente no Cristianismo? O espírito de esperança que respira nas orações do Sábado Santo deve penetrar mais uma vez em todo o nosso ser cristão. O Cristianismo não é apenas uma religião do passado, mas, em não menor grau, do futuro; a sua fé é ao mesmo tempo esperança, porque Cristo não é apenas o morto e o ressuscitado, mas também aquele que está para vir.

Ó Senhor, ilumina as nossas almas com este mistério de esperança para que reconheçamos a luz que irradia da tua cruz, concede-nos que como cristãos possamos prosseguir para o futuro, para o dia da tua vinda.
Amém.

Nestas páginas, miniaturas retiradas do livro evangélico do início do século XIII preservado na abadia beneditina de Gros Sankt Martin em Colônia: a ressurreição | 30Giorni

ORAÇÃO:

"Senhor Jesus Cristo, nas trevas da morte iluminaste; no abismo da mais profunda solidão a poderosa proteção do Teu amor agora habita para sempre; no meio do Teu esconderijo podemos agora cantar o aleluia dos salvos. Concede-nos a humilde simplicidade da fé, que não se deixa enganar quando Tu nos chamas nas horas de escuridão, de abandono, quando tudo parece parecer problemático; concede-nos, neste tempo em que se trava uma luta mortal ao teu redor, luz suficiente para não te perder; luz suficiente para que possamos dá-la a quem ainda mais precisa. Fazei brilhar o mistério da Vossa alegria pascal, como a aurora da manhã, em nossos dias; concede-nos ser verdadeiramente homens pascais em meio ao Sábado Santo da história. Conceda que durante os dias claros e sombrios deste tempo possamos sempre, com espírito alegre, encontrar-nos no caminho para a Tua glória futura. Amém!"

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF