Translate

sexta-feira, 29 de março de 2024

Isto é o que a Paixão de Jesus nos ensina

ArtMediaWorx | Obturador
Peter Cameron, OP postado em 29/03/24
A Paixão oferece um modelo de crescimento na santidade. As idas e vindas de Pilatos no Pretório – mencionadas sete vezes – simbolizam as hesitações e indecisões de todos em relação a Jesus.

Toda Sexta-feira Santa , os fiéis têm a oportunidade de ouvir a história da Paixão de Jesus proclamada no Evangelho de João. A Paixão oferece um modelo para crescer na santidade.

1
A CONVERSÃO OCORRE AO NÍVEL DO DESEJO

Não é por acaso que as primeiras palavras ditas por Jesus na história da Paixão são um eco das primeiras palavras ditas por Jesus no início do Evangelho de João. Na história da Paixão, Jesus diz a Judas e aos soldados: “A quem procurais?” (Jo 18,7) No início do Evangelho, Jesus pergunta aos discípulos de João Batista que se aproximaram dele: “O que procurais?” (Jo 1,38) Em ambos os casos, a resposta é a mesma: Jesus Cristo.

Por que Jesus faz esta pergunta? Porque a conversão ocorre sobretudo ao nível do desejo. Para abraçar o mistério da Paixão, devemos primeiro reconhecer que o nosso desejo mais profundo é seguir este homem que está disposto a morrer na cruz por amor aos homens.

O desejo é um dom que Deus concede ao crente para que ele conheça quem é Jesus e entenda o propósito da sua vida. Portanto, a questão mais importante é: desejo Deus o suficiente?

Uma freira que vivia com Santa Teresinha de Lisieux contou a história de uma conversa espiritual que a santa teve com outra irmã carmelita “que defendia excessivamente as reivindicações da justiça divina” em detrimento da infinita misericórdia de Deus. Quando Teresa chegou a um impasse na conversa, concluiu dizendo: “Minha irmã, se você quer a justiça de Deus, terá a justiça de Deus. A alma recebe exatamente o que espera de Deus.

2
NÃO SOMOS NADA LONGE DE DEUS

Ao longo do Evangelho, Jesus declara: Eu sou a Luz do mundo, sou o Pão da vida, sou o Bom Pastor, sou a Ressurreição e a Vida... E enquanto o Filho de Deus continua a afirmar isto “Eu sou sou" divino durante o seu interrogatório pelo sumo sacerdote, Simão Pedro, que está próximo, proclama publicamente: "Eu não sou!" A justaposição irônica de confissão e negação simboliza o aprisionamento de cada pessoa no pecado.

Santa Catarina de Sena dá este bom ensinamento:

Aqui está o remédio contra o medo: que as criaturas reconheçam que não somos nada por nós mesmas, que participamos constantemente do nada que é o pecado e que tudo o que temos vem de Deus. Uma vez que nos conhecemos, passamos a conhecer a bondade de Deus para conosco.

Isto é o que Simão Pedro fez. Embora tivesse cometido o mesmo pecado de Judas Iscariotes, Pedro não permitiu que a sua negação o mergulhasse no desespero. Quanto mais Pedro se dá conta do nada que está fora de Deus – eu não sou – mais ele tem sede do Tudo que só encontra em Jesus Cristo. Pedro inverte a sua tripla negação, proclamando três vezes a Jesus ressuscitado: «Tu sabes que eu te amo» (Jo 21,17).

3
INFLUENCIADOS PELO MUNDO, NÃO ACESSAMOS A VERDADE

Domínio público

A inclusão deliberada de São João de instruções detalhadas para as idas e vindas de Pôncio Pilatos no Pretório - indicadas sete vezes - simboliza a hesitação e a indecisão que todos demonstram em relação a Jesus.

A tentação de ser influenciado pelo mundo e pela própria visão das coisas impede o homem de aceder à Verdade. No entanto, Pilatos faz a pergunta: “O que é a verdade?” (Jo 18:38). Talvez esta pergunta não seja cínica, mas sincera, pois é também Pilatos quem proclama: «Eis o homem» (Jo 19, 5).

A tentação de pecar deve ser substituída pela convicção de que é Jesus quem dá a salvação

Jesus, o Homem, representa o homem Adão, imagem perfeita e sem pecado do Criador, colocado na terra para ser a fonte da vida e da perfeição humana. A exclamação de Pilatos proclama: «Vejam o que fizestes à natureza humana: torturada, injuriada, ridicularizada. Isto é o que o homem fez consigo mesmo. Este homem – que é Deus – assume tudo. A tentação de pecar deve ser substituída pela convicção de que é Jesus quem dá a salvação.

Pilatos também declara: “Aqui está o seu rei”, o que significa que ele destrona o homem, o centro do universo. A verdade preenche e transforma quem contempla o verdadeiro Rei, em vez de permanecer obstinadamente fechado nos próprios pensamentos e na visão das coisas.

4
SANTIDADE É SINÔNIMO DE PERTENCIMENTO

Na Sexta-Feira Santa, a Igreja une-se a Jesus na sua agonia. A raiz da palavra “agonia” é agon , que significa “assembléia” ou reunião de pessoas para uma disputa, julgamento, batalha ou luta, uma assembleia que aspira à vitória.

Quando, da cruz, Jesus ordena: “Eis a tua Mãe”, Cristo apresenta Maria como a personificação da Igreja. Jesus dá a sua Mãe aos homens para que estes, por sua vez, pertençam a Deus e aos outros. Como disse o Beato Guerric d'Igny:

«Como a Igreja da qual é símbolo, a Virgem é a mãe de todos aqueles que renascem para a vida. Sim, ela é a mãe da Vida, que dá vida a todos os homens.

5
BEM-VINDO A GRAÇA DO SOFRIMENTO

Um soldado enfia a lança no lado de Jesus. “A graça sempre entra por uma ferida” (J. Carron). O homem pode tentar limitar o sofrimento, mas não pode eliminá-lo. É tentando evitar o sofrimento a todo custo que o homem se encaminha para uma vida vazia: quem sempre evitou o sofrimento não compreende os outros; Ela se torna dura e egoísta.

O fenômeno da apatia não é tanto a indiferença, mas o ódio ao sofrimento e à sua natureza sagrada. “A degradação das almas consiste na apatia: na perda da capacidade de sofrer”, nas palavras de Bernanos. “Eles levantarão os olhos para Aquele a quem traspassaram” (Jo 19,37). É mantendo o olhar em Jesus trespassado na cruz que “a contemplação da miséria humana nos atrai para Deus” (Simone Weil).

“As chagas de Jesus nos oferecem uma escolha: ou nos condenamos com aqueles que infligiram as feridas e perfuraram seu lado, ou nos arrependemos e entramos no lado aberto de Cristo para habitar nele” ( São Tomás de Aquino ).

6
A PRESENÇA REAL DE JESUS NA HÓSTIA

Após a morte de Jesus na cruz, José de Arimateia foi buscar seu corpo. É o que todos os fiéis fazem na Sagrada Comunhão.

«A Eucaristia é a coisa mais real do mundo. É por isso que deve ser aceite sem reservas. Quando o homem for atormentado pela dúvida, pela angústia, pelos problemas da alma e da carne, em meio às piores perturbações da mente e da alma, ele será salvo. Não é quando tudo parece perdido que devemos abandonar a Hóstia; Pelo contrário, é quando tudo parece perdido que devemos alimentar-nos da Hóstia e confiar nas solenes promessas do Senhor” (François Mauriac).

7
VIGILÂNCIA CARDÍACA

“Estando próximo o sepulcro, depositaram ali Jesus” (Jo 19,42). O túmulo é um verdadeiro tabernáculo, um lugar de culto, porque «durante a permanência de Cristo no túmulo, a sua Pessoa divina continuou a cuidar da sua alma e do seu corpo» ( CIC 630 ).

Por mais miseráveis ​​e desesperadoras que fossem as circunstâncias da sua vida, a presença de Jesus Cristo no túmulo convida-nos à esperança . Pelo menos uma vez na vida, todos nós acreditamos que estávamos afundando ou chegando ao fundo do poço. “A ilusão de que tudo nos foi tirado de uma vez, o sentimento de total despossessão, é o sinal divino de que, pelo contrário, tudo apenas começou.” (Bernanos)

Esta morte enfrentada no túmulo de Cristo nos ensina como enfrentar a morte. “A vida de um ser humano se realiza através de uma sucessão de muitas mortes”, disse São Basílio, o Grande. Lembre-se: «Todos chegam ao túmulo cansados, tristes e decepcionados... mas fogem! (Mãe Elvira Petrozzi).

Apoie a Aleteia! https://es.aleteia.org/apoya-a-aleteia/?utm_campaign=easter2024&utm_content=cta&utm_medium=inread_box&utm_source=es_aleteia

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF