Translate

quinta-feira, 21 de março de 2024

Reflexões ao final da Quaresma: rumo à conversão

Quaresma: tempo de reflexão (Revista Ave Maria)

REFLEXÕES AO FINAL DA QUARESMA: RUMO À CONVERSÃO

Dom Jailton Oliveira Lino
Bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas (BA)

À medida que nos aproximamos do término da Quaresma e nos preparamos para entrar na Semana Santa, é essencial que mergulhemos profundamente em nossa jornada espiritual, buscando a verdadeira conversão do coração. Durante este tempo sagrado, somos chamados a refletir sobre nossas ações, a praticar a penitência e a intensificar nossa vida de oração. Nesse contexto, a Palavra de Deus, expressa na Sagrada Escritura, nos orienta e nos inspira a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo. 

Uma passagem que ressoa profundamente com o tema da conversão é encontrada no livro de Isaías, no Antigo Testamento. Em Isaías 55,7, lemos: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que terá misericórdia dele; e para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” Esta passagem nos lembra da importância de abandonar nossos maus caminhos e nos voltarmos para Deus, que está sempre pronto para nos perdoar e nos acolher de volta em seu amor. 

Outro texto que ilustra a necessidade da conversão é encontrado nas palavras de Jesus, registradas no Evangelho de Lucas 13,3: “Se, porém, não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” Aqui, Jesus nos adverte sobre a urgência do arrependimento e da mudança de coração. Ele nos convida a deixar para trás nossos pecados e a nos voltarmos para Deus, pois somente assim encontraremos a vida verdadeira e eterna. 

Além disso, as cartas de São Paulo também oferecem valiosas reflexões sobre o tema da conversão. Em Romanos 12,2, São Paulo nos exorta: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Essas palavras nos lembram da importância de nos afastarmos das influências do mundo e de nos renovarmos em Cristo, buscando viver de acordo com a vontade de Deus. 

Diante dessas passagens bíblicas e de tantas outras que poderíamos citar, somos desafiados a refletir sobre nossa própria jornada de fé durante este tempo de Quaresma. Que possamos nos arrepender de nossos pecados, nos voltarmos para Deus em oração e buscar viver de acordo com seus ensinamentos, para que possamos experimentar verdadeiramente a transformação que Ele deseja operar em nossas vidas. 

Que a luz da ressurreição de Cristo brilhe sobre nós neste tempo sagrado, guiando-nos no caminho da verdadeira conversão e da plenitude da vida.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF