Translate

quarta-feira, 20 de março de 2024

EXEGESE: «A fé exige o realismo dos acontecimentos» (III)

Portal da Virgem do Batistério de Parma, obra de Benedetto Antelami (século XIII) | 30Giorni

Revista 30Dias – 06/2003

O discurso do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé por ocasião do centenário da constituição da Pontifícia Comissão Bíblica

«A fé exige o realismo dos acontecimentos»

“A opinião de que a fé como tal não sabe absolutamente nada sobre os fatos históricos e deve deixar tudo isso para os historiadores é gnosticismo”. A intervenção do Cardeal Joseph Ratzinger. prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. por ocasião do centenário da criação da Pontifícia Comissão Bíblica.

por Joseph Ratzinger

Parece-me que podem ser distinguidos dois níveis do problema, então e ainda em questão. Num primeiro nível, devemos perguntar-nos até onde se estende a dimensão puramente histórica da Bíblia e onde começa a sua especificidade que escapa à mera racionalidade histórica. Também poderia ser formulado como um problema interno ao próprio método histórico: o que ele pode realmente fazer e quais são os seus limites intrínsecos? Que outros modos de compreensão são necessários para um texto deste tipo? A laboriosa investigação a realizar pode ser comparada, em certo sentido, ao esforço exigido pelo caso Galileu. Até aquele momento parecia que a visão geocêntrica do mundo estava indissociavelmente ligada ao que era revelado pela Bíblia; parecia que aqueles que eram a favor da visão heliocêntrica do mundo estavam desintegrando o núcleo da Revelação. A relação entre a aparência externa e a mensagem real do todo teve que ser completamente revista, e só lentamente puderam ser desenvolvidos os critérios que teriam permitido a racionalidade científica e a mensagem específica da Bíblia. É claro que a tensão nunca pode ser considerada completamente resolvida, pois a fé testemunhada pela Bíblia inclui também o mundo material, afirma algo também sobre ele, sobre a sua origem e a do homem em particular. Reduzir toda a realidade que nos chega a causas puramente materiais, confinar o Espírito criativo à esfera da mera subjetividade é inconciliável com a mensagem fundamental da Bíblia. Contudo, isto envolve um debate em torno da própria natureza da verdadeira racionalidade; visto que, se uma explicação puramente materialista da realidade é apresentada como a única expressão possível da racionalidade, então a própria racionalidade é falsamente compreendida. Algo semelhante deve ser afirmado em relação à história. A princípio parecia indispensável, para a fiabilidade das Escrituras e, portanto, para a fé nela fundada, que o Pentateuco fosse indiscutivelmente atribuído a Moisés ou que os autores dos Evangelhos individuais fossem verdadeiramente aqueles nomeados pela Tradição. Também aqui foi necessário, por assim dizer, redefinir lentamente as áreas; a relação fundamental entre fé e história precisava ser repensada. Tal esclarecimento não era uma tarefa que pudesse ser feita da noite para o dia. Também aqui haverá sempre espaço para discussão. A opinião de que a fé como tal não sabe absolutamente nada sobre os factos históricos e deve deixar tudo isto para os historiadores é gnosticismo: esta opinião desencarna a fé e reduz-a a uma ideia pura. Para a fé que se baseia na Bíblia, o realismo do acontecimento é uma exigência constitutiva. Um Deus que não pode intervir na história e nela se mostrar não é o Deus da Bíblia. Portanto, a realidade do nascimento de Jesus da Virgem Maria, a própria instituição da Eucaristia por Jesus na Última Ceia, a sua ressurreição corporal dentre os mortos - este é o significado do túmulo vazio - são elementos da fé como tal, que ela pode e deve defender contra um único conhecimento histórico supostamente melhor. Que Jesus - em tudo o que é essencial - foi realmente o que os Evangelhos nos mostram não é de forma alguma uma conjectura histórica, mas um facto de fé. Objeções que querem nos convencer do contrário não são a expressão do conhecimento científico real, mas são uma superestimação arbitrária do método. Além disso, muitas questões nos seus detalhes devem permanecer abertas e ser confiadas a uma interpretação consciente das suas responsabilidades, é o que entretanto aprendemos.

Com isto surge agora o segundo nível do problema: não se trata simplesmente de fazer uma lista de elementos históricos indispensáveis ​​à fé. Trata-se de ver o que a razão pode fazer e por que a fé pode ser razoável e a razão aberta à fé. Entretanto, não só foram corrigidas as decisões da Comissão Bíblica que haviam entrado demasiado na esfera das questões puramente históricas; também aprendemos algo novo sobre os caminhos e limites do conhecimento histórico. Werner Heisenberg, no campo das ciências naturais, estabeleceu com o seu “princípio da incerteza” que o nosso conhecimento nunca reflete apenas o que é objetivo, mas é sempre também determinado pela participação do sujeito, pela perspectiva em que ele faz as perguntas e pela sua capacidade de perceber. Tudo isto, naturalmente, é válido numa medida incomparavelmente maior onde o próprio homem entra em jogo ou onde o mistério de Deus se torna perceptível. Fé e ciência, Magistério e exegese, portanto, já não se opõem como mundos fechados sobre si mesmos. A fé é em si uma forma de conhecimento. Querer deixá-lo de lado não produz mera objetividade, mas constitui a escolha de um ângulo que exclui uma perspectiva específica e não quer mais levar em conta as condições casuais do ângulo escolhido. Contudo, se percebermos que as Sagradas Escrituras vêm de Deus através de um sujeito que ainda vive – o povo peregrino de Deus – então também fica racionalmente claro que este sujeito tem algo a dizer sobre a compreensão do livro.

A Terra Prometida da liberdade é mais fascinante e multifacetada do que poderia imaginar o exegeta de 1948. As condições intrínsecas da liberdade tornaram-se evidentes. Pressupõe escuta atenta, conhecimento dos limites dos vários caminhos, plena seriedade da relação , mas também disponibilidade para se limitar e para se superar no pensar e no conviver com o sujeito que nos garante as diferentes escritas do Antigo e do Novo Aliança como obra única, a Sagrada Escritura. Estamos profundamente gratos pelas aberturas que o Concílio Vaticano II nos deu, como resultado de um longo esforço de investigação. Mas não condenamos o passado nem levianamente, mas antes vemos-no como parte necessária de um processo de conhecimento que, considerando a grandeza da Palavra revelada e os limites das nossas capacidades, nos apresentará sempre novos desafios. Mas esta é precisamente a beleza disso. E assim, cem anos depois da criação da Comissão Bíblica, apesar de todos os problemas que surgiram neste período, ainda podemos olhar, gratos e cheios de esperança, para o caminho que se abre diante de nós.

O discurso do Cardeal Ratzinger
foi proferido no Augustinianum em 29 de abril de 2003.

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF