Translate

quinta-feira, 14 de março de 2024

Jovens vão peregrinar milhares de quilômetros com a eucaristia nos EUA

Alguns dos "Peregrinos Perpétuos", Matthew, Amayrani e Charlie | National Eucharistic Pilgrimage | ACI Digital

Um grupo de 24 jovens peregrinos católicos vai caminhar milhares de quilômetros pelos EUA nos próximos meses levando Jesus Cristo Sacramentado na Eucaristia pelo campo e pelas ruas das cidades rumo ao Congresso Eucarístico Nacional de 2024.

Coletivamente, os peregrinos vão caminhar mais de 10,4 mil km e percorrer quatro rotas diferentes, começando em lados opostos do país e encontrando-se em Indianápolis, Indiana, para o Congresso Eucarístico Nacional, marcado para 17 a 21 de julho.

Os 24 “Peregrinos Perpétuos”, seis por rota, todos com idades entre 19 e 29 anos, se comprometeram a abrir mão das férias de verão e de enfrentar o sol e a chuva para ajudar a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) a reconsagrar o país a Cristo na Eucaristia. Acompanhados durante todo o percurso por padres, os peregrinos vão percorrer de 16 a 24 quilômetros todos os dias, principalmente a pé, enquanto participam de uma pequena procissão eucarística, começando no fim de semana de Pentecostes, de 17 a 19 de maio.

O processo de candidatura de peregrinos foi aberto em outubro do ano passado e os nomes dos peregrinos foram anunciados na última segunda-feira (11).

A Rota Seton

A Rota Seton, que começa em Connecticut e leva o nome da primeira santa nascida nos EUA, santa Elizabeth Ann Seton, vai passar por várias das maiores cidades do país, como Baltimore, sede da mais antiga diocese do país.

Amayrani Higueldo Sanchez, recém-formada na escola de enfermagem da Filadélfia, viveu meses desestruturados depois de sua formatura. Ao mesmo tempo ela diz que, durante sua movimentada experiência na escola de enfermagem, sentiu sempre um impulso para passar mais tempo com Jesus em adoração.

Então, quando surgiu a oportunidade de deixar tudo e passar meses viajando com Jesus Eucarístico por todo o país, ela disse que parecia uma forma providencial de passar mais tempo com Jesus e encorajar outros a fazerem o mesmo.

Higueldo, natural de Acapulco, no México, que vive na região de Filadélfia desde os sete anos, disse estar especialmente ansiosa para levar a eucaristia às principais cidades do leste dos EUA. Ela descreveu um encontro poderoso que teve com a eucaristia durante um retiro na adolescência e expressou a esperança de levar uma experiência semelhante aos participantes ao longo do percurso.

“Lembro-me apenas do olhar penetrante de Nosso Senhor. Simplesmente penetrou todo o meu corpo e toda a minha alma. E eu me lembro de apenas ser, me sentir, vista, amada e redimida pela primeira vez na minha vida”, lembrou ela.

“E realmente mudou toda a trajetória da minha vida, só aquele olhar de Jesus no Santíssimo Sacramento. E realmente, fui restaurada naquele momento e busquei o sacramento da reconciliação logo em seguida. E não tenho sido a mesma desde então. Eu costumava ser tão tímida, então não falava com ninguém. Eu estava mergulhada no pecado. E agora eu penso, você está conversando com as pessoas e fazendo essa peregrinação eucarística, conversando com muitas, muitas pessoas. E realmente, isso realmente mudou minha vida.”

Higueldo, que trabalhou na pastoral de jovens na sua paróquia de origem durante os últimos sete anos, disse estar ansiosa por testemunhar a sua fé na eucaristia em pequenas formas, especialmente quando tiver a oportunidade de falar com os seus colegas de língua espanhola ao longo da rota e em sua cidade natal.

“Sei que o Senhor quer derramar muitas graças nesta peregrinação a tantos. Então, ser capaz de levar isso... aqui em casa, na Filadélfia, para muitas paróquias que conheço, será incrível testemunhar e poder testemunhar - um lugar na primeira fila para as graças que o Senhor quer derramar ”, disse Higueldo.

A Rota Mariana 

Matthew Heidenreich, do Estado de Ohio e estuda no Alabama, vai caminhar pela Rota Mariana do norte, que começa na nascente do rio Mississippi, em Minnesota.

Heidenreich disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, que sua relação pessoal com Cristo começou numa peregrinação eucarística enquanto participava de uma adoração em um acampamento de verão católico. Foi ali, durante uma hora de adoração na natureza, que ele chegou pela primeira vez a um “lugar de entrega” a Cristo.

Ele disse estar ansioso para ajudar a dar “permissão a outra pessoa para deixar o Senhor fazer a mesma coisa em seu coração, abrindo seu coração para receber o que o Senhor deseja dar tão livremente”.

Ele também disse que está entusiasmado por permitir que as suas palavras e ações testemunhem o seu amor pela Eucaristia, com a oportunidade de mostrar a milhares de pessoas ao longo do caminho a importância que a Eucaristia tem.

“Acho que só de ver um grupo de seis a oito jovens que deram tudo durante um verão para seguir a Cristo fala profundamente”, disse Heidenreich.

“Se alguém está disposto a seguir algo, a deixar para trás as coisas que você poderia ter feito, a deixar para trás a segurança e a seguir alguém ou alguma coisa, isso diz algo poderoso.”

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF