Translate

terça-feira, 19 de março de 2024

NOMEAÇÃO: Bispo Auxiliar de Brasília-DF

Mons. Vicente de Paula Tavares (CNBB)

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA-DF

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 19 de março, o padre Vicente de Paula Tavares, pertencente ao clero da arquidiocese de Brasília, como bispo titular de “Gergi” e auxiliar na arquidiocese da Brasília (DF). A nomeação atende à solicitação do cardeal Paulo Cezar Costa, de poder contar com a colaboração de mais um auxiliar.

Padre Vicente é, atualmente, pároco na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way, em Brasília, e integra o Colégio de Consultores da Arquidiocese. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação desejando boas-vindas ao novo membro eleito para o ministério episcopal. Segue a íntegra do documento abaixo:

Saudação da CNBB ao Monsenhor Vicente de Paula Tavares

Estimado Monsenhor Vicente de Paula Tavares,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) neste dia da solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada virgem  Maria, padroeiro da Igreja Universal. Unimo-nos em comunhão ao nosso irmão, o cardeal Paulo Cezar Costa, que poderá contar com seu apoio na tarefa de oportunizar, sempre mais e melhor, a experiência de encontro pessoal com o Filho de Deus e sua Palavra.

Possa a reflexão do Santo Padre, o Papa Francisco, na Carta Apostólica Patris Cordis, sobre aquele que foi o guardião das primícias da Igreja, iluminar seu ministério:

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”. (…) O que Deus disse ao nosso Santo – «José, Filho de David, não temas…» (Mt 1, 20) –, parece repeti-lo a nós também: «Não tenhais medo!»”

Nos despedimos, com um trecho da oração dedicada ao Padroeiro da Igreja: “Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal”. 

Sob a intercessão de São José, enviamos nossos votos de um profícuo episcopado.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial

Padre Vicente nasceu na cidade de João Pinheiro (MG), no dia 21 de janeiro de 1972, filho de Nicácio Tavares da Silva e Júnia Alves da Silva. Quando criança se mudou para a fazenda Bom Sucesso, no município de Vazante (MG). Sua família consta de 6 irmãs e um irmão mais novo, ao todo, oito filhos. Durante a juventude começou a interessar-se pelas coisas Sagradas; foi coordenador do grupo de Jovem “MUSAC” na comunidade São José Operário, pertencente à paróquia Matriz, hoje, paróquia Santuário Nossa Senhora da Lapa, na mesma cidade de Vazante (MG). Também participou de curso sobre as Sagradas Escrituras, na Boa Semente; fez encontros para músicos e frequentou retiros para jovens da Renovação Carismática Católica (RCC).

No ano de 1992, padre Vicente fez seu primeiro encontro vocacional no seminário menor de Paracatu (MG), de homônima diocese; sentiu que tinha inclinações vocacionais; todavia, na ocasião, tendo sido aprovado em concurso para Polícia Florestal em Patos de Minas (MG), declinou ingressar no seminário. Não prosseguindo na carreira policial, ávido pelo sonho de cultivar a terra, mudou-se para Brasília (DF) com intuito de estudar Agronomia.

Em Brasília, ao fazer o curso da Nova Evangelização 2000, reaproximou-se da Igreja e sentiu o ardor vocacional reavivar-se em coração. Após três anos, sob a orientação do seu pároco, padre Ulysses Reis (falecido em agosto de 2020), fez encontros vocacionais no seminário maior arquidiocesano de Brasília,  Nossa Senhora de Fátima, ingressando em fevereiro do ano 2000.

Iniciou seus estudos de Filosofia no mesmo ano de ingresso do processo formativo, concluindo o ciclo filosófico em 2002; cursou Teologia no mesmo seminário, encerrando o ciclo teológico em 2006; sua primeira responsabilidade no apostolado foi o encargo de acompanhar os trabalhos da Pastoral Vocacional arquidiocesana; após apostolado pastoral em diversas paróquias, foi ordenado sacerdote no dia 9 de dezembro de 2006, por imposição das mãos e oração da Igreja, do hoje cardeal bispo emérito de Brasília, João Braz de Aviz, à época arcebispo metropolitano.

Após ordenação sacerdotal, foi nomeado vigário da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião (DF), de 2007-2008; sucedeu o padre Godwin (falecido em 2021) no ofício de pároco na mesma paróquia, de 2009-2010. Foi nomeado ecônomo e formador no seminário maior interdiocesano São João Maria Vianney, de 2011-2014, na cidade de Goiânia (GO). Durante sua estada na capital goiana, também realizou os ofícios de administrador da paróquia Santo Hilário (2011-2012); colaborador paroquial na Santo Antônio, em Senador Canedo (GO), em 2013, colaborador na paróquia Santa Cruz, e em Aparecida de Goiânia (GO), em 2014.

No ano de 2015, regressou a Brasília e foi nomeado vigário da paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul; nesta mesma data, também foi nomeado responsável pela Obra das Vocações sacerdotais, também na Capital do país. Em 2016, padre Vicente foi transferido pelo cardeal Sergio da Rocha para assumir nova missão na erigida na paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, no Jardim Botânico, com ofício de 1º pároco, tendo lá permanecido até janeiro de 2022.

Durante este tempo, foi professor de Ecumenismo no seminário maior arquidiocesano de Brasília e formador/diretor espiritual das Pias Operárias de São José, até 2023. Foi diretor espiritual do Movimento Eureka (2016 – 2021) e assumiu, a pedido do cardeal Paulo Cezar Costa, de 2022 até a presente data, o ofício de pároco na paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way (DF); nesta mesma ocasião, passou a fazer parte do Colégio de Consultores da Arquidiocese até a presente data.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF