Translate

quarta-feira, 27 de março de 2024

Como foi o início da Semana Santa de 2024 na Terra Santa

Cardeal Pierbattista Pizzaballa liderando a procissão de Betfagé a Jerusalém | Crédito: BM - CTS.

Os católicos da Terra Santa iniciaram a Semana Santa no domingo (24) com dois atos litúrgicos solenes no Domingo de Ramos, liderados pelo patriarca Latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa.

No início da manhã, informou a Custódia Franciscana da Terra Santa, a procissão dos ramos aconteceu ao redor da edícula, que protege o túmulo do Senhor na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. O cardeal celebrou a missa solene. À tarde, ocorreu uma procissão de Betafgé até a Igreja de Santa Ana, em Jerusalém.

Na Basílica do Santo Sepulcro, o cardeal Pizzaballa abençoou as palmas trazidas de Jericó, e os ramos de oliveira do convento franciscano de São Salvador, em Jerusalém. A multidão de fiéis deu três voltas ao redor da edícula, como forma simbólica de recordar os três dias que Jesus passou no túmulo.

“Os participantes agitaram alegremente ramos de palmeira e de oliveira. O canto de Hosana ressoou festivamente por um longo tempo ao redor da Anástasis [transliteração da palavra grega usada para se referir à Ressurreição]”, disse a Custódia da Terra Santa.

O patriarca latino de Jerusalém abençoa as palmas e os ramos de oliveira | Crédito: SG - CTS.

A missa solene foi celebrada no altar de Madalena, que fica próximo à edícula. Durante a missa foi lida a Paixão do Senhor segundo São Marcos. O texto foi proclamado em latim por três frades da Custódia da Terra Santa (Jesus, o cronista e a multidão), cantando-o em três melodias diferentes, segundo uma antiga tradição que se estende desde o século XI.

À tarde, uma grande multidão de fiéis reuniu-se no Monte das Oliveiras para caminhar de Betfagé até Jerusalém, seguindo o caminho que Jesus percorreu, montado num jumento. Esta procissão, diz a custódia, é “uma das mais extraordinárias, embora com menos participação do que no ano passado”.

Entre a multidão estavam religiosos e religiosas de diversas comunidades e fiéis locais. “Cada um em seu próprio idioma, por meio de orações, canções e instrumentos musicais, louvou a Deus e compartilhou com os outros fiéis ao longo do caminho a alegria de ser cristão”, acrescentou a custódia franciscana.

A procissão teve a presença do cardeal Pizzaballa; do custódio da Terra Santa, frei Francesco Patton; e do núncio apostólico em Israel e delegado em Jerusalém e na Palestina, dom Tito Yllana.

No final da caminhada, o patriarca latino de Jerusalém se disse pesaroso pela situação na região. Em outubro passado, o grupo terrorista muçulmano palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, invadiu Israel, matou 1,4 mil civis, sequestrou centenas de outros e estuprou mulheres.

Israel deu início a operações de combate aos terroristas islâmicos que ainda estão em curso.

Segundo o cardeal Pizzaballa, embora a guerra pareça nunca ter fim e apesar de crescer o medo do futuro, os católicos quiseram celebrar a entrada triunfal de Jesus na Cidade Santa.

Pizzaballa exortou todos os presentes e convidou-os a não deixarem a esperança desaparecer. "Poucos ou muitos, o importante é estarmos aqui e gritarmos com força e fé que temos uma referência, Jesus Cristo. Que não estamos sozinhos e não estamos abandonados e, acima de tudo, que não temos medo”, disse. Ele falou de modo especial dos cristãos em Gaza, dizendo que eles estão sempre em seus pensamentos e que “não estão sozinhos. Toda a Igreja de Jerusalém está unida a vocês, os abraça e agradece por seu testemunho de força e coragem”.

Por fim, o cardeal Pizzaballa fez um apelo aos peregrinos que, devido ao conflito, não conseguiram chegar à Terra Santa:

“Queridos amigos, estamos esperando por vocês. Não tenham medo, voltem para Jerusalém e para a Terra Santa! Sua presença é sempre uma presença de paz, e nós precisamos tanto de paz hoje, que você nos traga sua paz”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF