Translate

sábado, 23 de março de 2024

Mantenha um equilíbrio saudável de espírito e corpo, como Jesus

Shutterstock e KieferPix
Por Aleksander Bańka publicado em 22/03/24
Jesus disse aos seus discípulos que ‘vão embora e descansem um pouco’ quando estivessem cansados ​​do ministério. Extremos são prejudiciais, mas o equilíbrio entre corpo e espírito é difícil.

Se medirmos os erros que cometemos na nossa vida espiritual pelos extremos em que caímos, há dois aos quais devemos prestar atenção: o hedonismo ou o espiritismo excessivo, para seguirmos o verdadeiro exemplo de equilíbrio que Jesus nos deu.

Hedonismo

wavebreakmedia | Obturador

Hedonismo significa focar no prazer e colocá-lo no centro da vida. Não significa necessariamente focar explicitamente no corpo, embora na verdade sejam os prazeres corporais que, em última análise, constituem o seu propósito e significado.

Não é incomum construirmos nosso bem-estar concentrando-nos nos desejos e paixões corporais que nos controlam, que não estão necessariamente relacionados à esfera sexual. Às vezes, são simplesmente desejos de vários bens, confortos sensuais ou experiências emocionais agradáveis.

Tais desejos, em si, não são maus. O problema começa quando eles passam a governar a nossa vida espiritual, dominando-a e subordinando-a. Em tal situação, a espiritualidade é reduzida a uma espécie de cobertura, uma forma de justificativa para tendências que reduzem a felicidade ao bem-estar físico e medem a qualidade do nosso relacionamento com Deus de acordo com a medida do nosso bem-estar. São Paulo chama isso de viver “na carne”.

Espiritismo

Do lado oposto está o erro do espiritismo excessivo. Aqui, por sua vez, as necessidades e desejos do corpo são fortemente marginalizados e até suprimidos em favor da esfera do espírito. Percebemos o corpo humano como um obstáculo ao nosso relacionamento com Deus. No mínimo, consideramos que não participa de forma significativa.

Como resultado, em vez de construirmos uma unidade harmoniosa entre o espírito e o corpo, caímos num forte dualismo que separa ambas as ordens. Identificamos o corpo com o mal e o pecado, e o espírito com o que é bom, puro e abençoado.

Este é, obviamente, um erro que se parece mais com a heresia do gnosticismo do que com uma espiritualidade cristã saudável. Então, como podemos encontrar o equilíbrio certo entre esses dois extremos e configurar adequadamente a nossa vida espiritual?

Cuide de nós mesmos

Estoquista de arte | Obturador

De certa forma, a resposta nos foi dada pelo próprio Jesus. Vendo o cansaço dos seus discípulos ao regressarem de um ministério intenso, «disse-lhes: 'Vinde para um lugar deserto e descansai um pouco'. Porque eram muitos os que iam e vinham, e nem sequer tinham tempo de comer” ( Marcos 6, 31 ).

A palavra grega ἀναπαύσασθε (anapausasthe), que o evangelista São Marcos usa no texto, significa não apenas “descansar”, mas também – e talvez o mais importante – “reclinar-se”, “refrescar-se”.

Assim, significa que o tipo de descanso que nos proporcionará será alimentar e “frescor” espiritual. Jesus está se referindo ao cuidado adequado das necessidades e desejos do corpo de uma forma que não o volte contra o reino espiritual, mas antes o coloque novamente sob sua orientação, com maior energia.

Porque há um princípio sábio em jogo. Cada ser humano é uma unidade de corpo e espírito, e estes dois aspectos condicionam-se mutuamente. Portanto, não podemos excluir o nosso corpo em benefício do nosso espírito, nem dar tanta prioridade às suas necessidades que elas as dominem.

Descansar e cuidar do nosso corpo serve de “refresco” e “alimento”, para que, como pessoa integral, possamos cumprir a nossa missão e vocação à felicidade em sábia harmonia entre espírito e corpo. Em última análise, o conceito cristão de ascetismo consiste precisamente nesta harmonia. E, portanto, parte integrante disso também deve ser a capacidade de descansar.

Apoie a Aleteia! https://es.aleteia.org/apoya-a-aleteia/?utm_campaign=easter2024&utm_content=cta&utm_medium=inread_box&utm_source=es_aleteia

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF