Translate

segunda-feira, 18 de março de 2024

Estresse: pare de viver como se tudo dependesse de você!

PeopleImages.com - Yuri A | Obturador
Javier Fiz Pérez publicado em 18/12/17 atualizado em 17/03/24
O estresse pode estar associado à felicidade? Compartilhamos a resposta abaixo. Existem dois tipos de estresse e mesmo que você não acredite, nem sempre é ruim.

Como está o seu dia? Quantos eventos você planejou? Suas listas de tarefas são infinitas? Quantas você tem? A do trabalho, a das tarefas, a da casa, a dos filhos e um longo etc.

É muito comum passarmos por momentos em que a ansiedade nos condiciona e deixamos de ser tão eficazes como normalmente somos. Isso acontece quando sentimos mais estresse do que o normal.

Felizmente, existem dois elementos que funcionam totalmente a nosso favor.Por um lado, nem todo o stress que sentimos é negativo; e por outro lado, qualquer situação estressante pode ser gerenciada e superada.

fizques | Obturador

Tipos de estresse

Nesse sentido, pode ser útil lembrar a classificação que a psicologia faz dos tipos de estresse que distingue entre estresse positivo e sofrimento. E, como já mencionamos, nem todo estresse que sentimos é negativo.

1
ESTRESSE POSITIVO

Ao contrário do que se acredita, o estresse nem sempre prejudica quem o sofre. Esse estresse deixa a pessoa afetada motivada e com muito mais energia.Um bom exemplo seria uma competição esportiva onde os participantes devem ter um ponto de vitalidade para poderem sair vitoriosos. Esse estresse está associado a emoções positivas, como a felicidade.

2
ANGÚSTIA OU ESTRESSE NEGATIVO

Quando sofremos de angústia, antecipamos uma situação negativa acreditando que algo vai dar errado, o que gera uma ansiedade que nos paralisa completamente.O estresse negativo nos desequilibra e neutraliza os recursos que em situações normais teríamos à nossa disposição, o que acaba gerando tristeza, raiva, nervosismo, etc.

Vale lembrar que o estresse é uma reação que pode causar sérios problemas de saúde.Foi demonstrado que várias condições crónicas, perturbações psicossomáticas e de saúde mental (problemas cardíacos, ansiedade, depressão, etc.) estão intimamente relacionadas com o stress.

Embora o termo estresse pareça muito moderno, a origem etimológica da palavra é muito antiga, assim como a própria presença do estresse no comportamento humano.

Técnicas de relaxamento

Ljupco Smokovski | Obturador

Diante de uma presença constante e aguda de sentimentos de estresse, temos a possibilidade de aplicar diversas estratégias para enfrentá-lo de forma eficaz, principalmente se as praticarmos e conseguirmos o domínio da técnica.

1
ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E AGENDA COM BASE EM PRIORIDADES

Nem tudo na vida tem a mesma importância, principalmente quando temos listas intermináveis ​​de coisas para fazer. A vida e a organização social nos concentram no uso do tempo, muitas vezes esquecendo que os dias duram 24 horas. Cabe a nós determinar o uso do nosso tempo.

2
ATENÇÃO PLENA

Tomar consciência de nós mesmos, do momento que vivemos e do nosso presente como circunstância no contexto da nossa vida. Trata-se de desativar o estresse com maior controle do pensamento através de breves minutos de reflexão sobre o momento que vivemos e sobre nós mesmos.

3
RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

É uma das técnicas clássicas de desativação que geralmente funciona melhor. Respire com calma, respirações profundas e lentas para acalmar os batimentos cardíacos e tomar consciência de nós mesmos.

4
PSICOLOGIA POSITIVA

Possui ferramentas poderosas que comprovadamente são eficazes no gerenciamento do estresse. O importante é escolher aquele que for mais confortável e fácil de aplicar até aprendermos a utilizá-lo quando necessário.

O bom senso é o nosso grande aliado, aliado à firme vontade de pensar as coisas antes de fazê-las, mantendo uma distância saudável de tudo o que acontece ao nosso redor. Se estivermos dentro do problema, somos parte dele e será difícil conseguirmos a visibilidade necessária para dar a cada circunstância o peso que necessita.

Faça uma doação à Aleteia: https://es.aleteia.org/apoya-a-aleteia/?utm_campaign=easter2024&utm_content=cta&utm_medium=inread_box&utm_source=es_aleteia

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF