Translate

segunda-feira, 18 de março de 2024

Dia dos Missionários Mártires, a recordação de Ezequiel Ramin assassinado na Amazônia

Lembrança de Ezequiel Ramin em vista do Dia dos Missionários Mártires 2024, a ser celebrado em 24 de março (Reprodução c. copyright Família Ramin/TeM/Missionários Combonianos) | Vatican News

O missionário italiano, assassinado há 39 anos, estará no centro das iniciativas promovidas pelas dioceses de Roma e Porto-Santa Rufina em vista do próximo Dia dedicado aos religiosos, religiosas e leigos que deram a vida pelo Evangelho e pelos irmãos e irmãs. O programa inclui duas Via Sacras, uma exposição com desenhos feitos pelo próprio Ramin e uma conferência intitulada "Guardiões do jardim". Irmã Antonietta Papa, representante da UISG: agora cabe a nós manter vivo o testemunho deles.

Adriana Masotti – Vatican News

Por ocasião do 32º "Dia dos Mártires Missionários", no próximo dia 24 de março, várias iniciativas recordarão o empenho, até o dom da própria vida, de missionários e missionárias que, em diversas partes do mundo, defenderam os últimos pelo reconhecimento de sua dignidade e de seus direitos, muitas vezes ligados à sua terra. Serão organizados também numerosos encontros nas dioceses de Roma e Porto-Santa Rufina, dedicados de modo especial ao sacerdote comboniano Ezequiel Ramin, conhecido como Lele, assassinado na Amazônia em 24 de julho de 1985, e àqueles que, como ele, abraçaram a cruz do martírio em missão pela nossa casa comum.

Via Sacra "Mártires da Terra

O primeiro evento da série foi a Via Sacra Missionária intitulada "Mártires da Terra", que se realizou no último dia 15 de março, no Jardim Laudato Si' das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, em Roma. O evento foi promovido pela Comissão "Justiça, Paz e Integridade da Criação" da UISG - USG, pelo Escritório de Cooperação Missionária entre as Igrejas da Diocese de Roma, pela Terra e Missione e pelo Movimento Laudato si'. Em cada estação, a memória de um dos mártires da América Latina e um dos direitos violados na Amazônia em relação às pessoas ou ao meio ambiente, por meio do desmatamento e da exploração de petróleo.

Via Sacra "Mártires da Terra" no Jardim Laudato Si' das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, em Roma | Vatican News

Exposição "Paixão Amazônica" em Roma e Porto-Santa Rufina

Para a ocasião, explica o comunicado dos organizadores, na presença dos dois co-secretários executivos da Comissão USG e UISG, irmã Maamalifar M. Poreku e padre Roy Thomas, será inaugurada a exposição "Paixão Amazônica", com curadoria de Terra e Missione, da família Ramin e da família Comboniana, com os desenhos feitos pelo missionário: serão expostos 12 painéis. A exposição será depois transferida para a diocese de Porto-Santa Rufina onde, na sexta-feira, 22 de março, às 19h30, será repetida a celebração da Via Sacra "Mártires da Terra" no Jardim Laudato si' da Paróquia da Natividade de Maria Santíssima (na Via Santi Martiri di Selva Cândida, no Município de Roma). O momento de oração, conduzido pelo padre Federico Tartaglia, diretor do Centro Missionário Porto-Santa Rufina, contará com a presença dos irmãos de Ezequiel Ramin e da irmã Giovanna Dugo sfma, que manteve uma estreita troca de cartas com o padre Lele durante seus anos missionários na Amazônia.

O missionário, servo de Deus, Ezequiel Ramin | Vatican News

A conferência "Guardiões do Jardim”

Finalmente, no sábado, 23 de março, das 9h às 13h, na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação "Auxilium", em Roma, será realizada a conferência "Guardiões do Jardim", com o tema "Mártires da justiça ambiental e da exploração dos recursos". O evento contará com a presença de dom Gianrico Ruzza, bispo das dioceses de Porto-Santa Rufina e Civitavecchia-Tarquinia; Piera Ruffinatto fma, decano da Faculdade Auxilium; padre Adelson Araújo dos Santos SJ, teólogo e professor de espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana; padre Giulio Albanese, diretor do Escritório de Comunicações Sociais e do Escritório Missionário da diocese de Roma; os jornalistas Gianni Beretta, Lucia Capuzzi e Toni Mira; e os irmãos de Ezequiel Ramin.

"A vida é bela e estou feliz em dá-la", escreveu Ezequiel Ramin, agora servo de Deus, morto por defender os direitos dos índios Suruí e dos camponeses sem terra, em uma de suas cartas. A irmã Antonietta Papa, uma missionária italiana que conheceu Ramin durante sua missão no Brasil, falou à mídia do Vaticano sobre ele e seu trabalho. A irmã Antonietta, das Filhas de Maria Missionárias, vive agora entre Roma e Lampedusa e é a pessoa de contato do projeto "Migrantes Sicília" da UISG, União Internacional das Superioras Gerais.

Irmã Antonietta, a senhora esteve em missão no Brasil e conheceu bem padre Ramin: pode nos contar algo sobre ele e seu compromisso?

Conheci Ezequiel desde o momento em que ele chegou ao local onde viveu seu curto período no Brasil. Eu o conheci em sua função de padre nas celebrações e quando ele às vezes vinha conosco para a floresta amazônica, onde todas as comunidades de índios e camponeses estão espalhadas. Ele tinha um jovem em sua paróquia que queria ser batizado e receber a Eucaristia, mas tinha muitas dificuldades e, por isso, o padre Ezequiel o enviou a mim, dizendo-me em uma carta que ficasse atento a esse jovem - e isso revela muito sobre a espiritualidade de Ezequiel, que era capaz de uma ação pastoral firme, com certeza, mas, ao mesmo tempo, adaptada à pessoa - e propôs um caminho progressivo para ele, sem pressa, justamente para que esse menino se tornasse um verdadeiro cristão.

Nessa carta, ele escreve: "descobri algo belo na vida: a fé em Deus nos leva à ação. Deixei para trás, na Itália, o pensamento e a ação espiritual que tanto me preocupavam, e me sinto mais livre e mais maduro". Aqui, acredito que, a partir dessa observação das pessoas e, acima de tudo, do compromisso com os índios - com os quais ele criou uma amizade tão grande que o chefe Suruí o chamava de "irmão, meu irmão" -, compreende-se que Ramin era realmente uma pessoa que amava profundamente essa terra, Ele amava essa terra, onde mais tarde foi morto, mas a amava com o coração, a mente e a inteligência, a inteligência para entender rapidamente o que estava acontecendo e como os "grandes" estavam tentando dividir os pequenos para que os colonos pudessem tomar posse da terra, dos índios e dos camponeses. Ele percebeu isso imediatamente.

Evidentemente, a ação de Ezequiel foi incômoda. Em resumo, lembre-nos quais foram os direitos que ele viu serem negados às pessoas na Amazônia?

Os direitos negados eram os direitos à terra para os camponeses, os direitos dos índios. Naquela época, os índios eram considerados, e talvez ainda sejam um pouco, como bicho do mato, ou seja, animais da floresta, sem a dignidade de uma pessoa, simplesmente não eram gente! Isso foi o que impressionou Ezequiel, o que impressionou cada um de nós, e vocês podem ver isso nos desenhos que ele produziu durante esse período em que esteve lá com eles, observando-os, conversando, especialmente com os índios, dos quais ele tinha grande conhecimento.

Além de Ramin, há outros missionários que hoje são chamados de "mártires da terra". A senhora chegou a conhecer alguns deles. Pode ao menos citar o nome deles?

É claro, conheci Josimo Tavares, um padre brasileiro que tive a oportunidade de conhecer em algumas reuniões sempre sobre a pastoral da terra, e Maurizio Maraglio, um missionário de Mântua com quem costumávamos nos escrever o tempo todo. Um dia recebi uma carta dizendo: "Maurizio não pode lhe responder porque foi assassinado", e o assassinato foi justamente por causa desse assunto da pastoral da terra, sobre o qual costumávamos falar tanto juntos. Mas também quero me lembrar, embora não a tenha conhecido diretamente, de Dorothy Stang, essa missionária estadunidense que lutou tanto pelos agricultores da Amazônia brasileira. Ela também foi morta em 2005, tinha 73 anos e ainda lutava pela terra. Realmente uma grande mulher! Portanto, homens e mulheres que lutaram pela floresta amazônica, para que ela fosse preservada, para que ela fosse valorizada.

Retrato de um homem Suruí, desenho de Ramin. Reprodução reservada © copyright Família Ramin/TeM/Missionários Colombianos | Vatican News

A senhora mencionou anteriormente que Ramin adorava desenhar e algumas de suas obras estarão expostas em Roma e na diocese de Porto Santa Rufina. O que o desenho significava para ele e o que ele queria comunicar?

Ele observava muito as pessoas. Nessa exposição, podemos ver a paixão de Cristo que ele tentava ver nesses olhares. Ele viu os rostos, mas também as atitudes desses índios que eram tão explorados, tão maltratados e aniquilados por tudo ao seu redor. E ele disse que viu em seus olhares a primavera que estava chegando. Apesar de ainda estarmos no meio do inverno, ele conseguia entender e ver os brotos que estavam nascendo no que ele estava desenhando, e comparava esses rostos com o de Cristo na cruz. Lembro-me de que costumávamos vê-los passando à nossa frente, esses camponeses que haviam sido mortos e amarrados a uma estaca, e assim era o Cristo crucificado.

Flagelação, desenho de Ezequiel Ramin. Reprodução reservada © copyright Família Ramin/TeM/Missionários Combonianos | Vatican News

Em recordação de Ramin, mas também de outros mártires da Terra, a UISG promoveu uma Via Sacra: que mensagem vocês querem transmitir com esse momento?

Para nós, a Via Sacra é importante porque retrata todos esses mártires que deram suas vidas pela causa da terra, mas não é só a terra: a terra é onde vivemos e estamos. E para esses índios, para esses agricultores, a terra é a mãe. A Via Sacra refaz o caminho dos vários missionários que deram suas vidas por ela. Para nós, a Via Sacra é realmente um caminho que nos convida a ser mulheres e homens de fé, mulheres e homens que trilham o caminho de Cristo, sabendo que estão guardando o que Deus, o Pai, nos confiou desde o Gênesis.

Desde 1980, ano em que São Oscar Romero foi morto, o "Dia dos Missionários Mártires" é celebrado. A ênfase no martírio da terra no Dia deste ano é muito oportuna porque vincula o cuidado com o meio ambiente aos direitos das pessoas, ou seja, nos faz entender melhor a conexão entre a vida de homens e mulheres e o território em que cada um vive...

Exatamente, é isso mesmo. Talvez na década de 1980 a consciência disso fosse muito menos difundida, estávamos apenas começando a ter a consciência de que o território em que vivemos é a nossa própria vida, é a vida para nós. Porque dentro da floresta amazônica, além dos animais, das pessoas, nós vivemos juntos, é um ambiente vital.

Não consigo encontrar outra palavra a não ser "vida", essa cultura da terra da qual estamos nos apropriando gradualmente de forma mais completa hoje.

Mas todas essas pessoas que deram suas vidas pela Terra compreenderam plenamente esse valor e, portanto, hoje somos suas testemunhas e devemos transmiti-lo aos outros. Devemos ser aqueles que levam essa missão adiante para não arruinar totalmente este nosso ambiente. Também vejo isso em Lampedusa, onde estou agora.... É a mesma coisa: o Mediterrâneo, a floresta amazônica, a floresta do Congo, as florestas da Índia: todas essas regiões são sagradas porque nos permitem viver, respirar, ser nós mesmos. Não sei como explicar melhor essa paixão que agora está dentro de cada um de nós.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF