Translate

sexta-feira, 15 de março de 2024

Lançamento do livro do Cardeal Marc Ouellet ‘Para uma Teologia Fundamental do Sacerdócio’

Lançamento do livro do Cardeal Marc Ouellet (arqbrasilia)
Arquidiocese de Brasília participa do Lançamento do livro do Cardeal Marc Ouellet 'Para uma Teologia Fundamental do Sacerdócio'

Na manhã desta quinta-feira (14/03), o Cardeal Marc Ouellet realizou o lançamento do livro ‘Para uma Teologia Fundamental do Sacerdócio, no auditório central da Casa Dom Luciano, localizado na 905 Norte.

14 de março de 2024

Os Bispos Auxiliares de Brasília, Dom Antonio de Marcos e Dom Denilson Geraldo, diversos padres, religiosos, diáconos e leigos prestigiaram o Cardeal Marc Armand Ouellet durante a apresentação do seu livro que aborda a nova fase da reflexão teológica e pastoral no contexto das questões contemporâneas e sobre o ministério dos presbíteros, além do sacerdócio dos batizados.

“O Espírito Santo de Jesus Cristo coordena todos esses encontros, com a finalidade de santificar o seu povo. Esse encontro oferece uma preciosa oportunidade de se aprofundar no dom do Sacerdócio de Cristo e na Vocação dos Sacerdotes. Muito obrigado por esse momento de reflexão aqui com vocês no Distrito Federal. Desejo que este livro sobre o Sacerdócio seja uma circunstância favorável para evangelização do povo de Deus no Brasil”, frisa o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito emérito do Dicastério para os Bispos e Presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O livro aborda ainda o aprofundamento da relação entre as duas participações – batismal e ministerial – no único Sacerdócio de Cristo, fundamental para renovar a missão da Igreja através do espírito de abertura e diálogo do Concílio Ecumênico Vaticano II.

“Foi uma manhã muito rica. O Cardeal Marc nos apresentou o seu livro, onde ele trabalha a questão do sacerdócio ministerial e o sacerdócio comum dos fiéis. O tema sobre o sacerdócio comum dos fiéis precisa ser cada vez mais aprofundado, principalmente na igreja sinodal, onde o batismo está no centro, mas é claro que precisa se pensar sempre numa relação profunda entre o sacerdócio comum dos fiéis e do ministério ordenado, pois este é o caminho da igreja, onde o ministério ordenado é dom para o sacerdócio comum dos fiéis e para a vida da igreja”, destaca o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

O lançamento do livro no Brasil já foi realizado em São Paulo, Belo Horizonte e no Distrito Federal. Na sexta-feira (15/03), será realizado o encontro com o Cardeal Marc Ouellet no Rio de Janeiro. “A divulgação dessa obra é um momento também importante para nós no Brasil, porque se trata de um grupo muito expressivo de teólogos de várias partes do mundo que foi convocado para esse simpósio em Roma e nós tivemos as contribuições por escrito, em dois volumes, um com as visões e aspectos complementares diferentes, mas sempre com grande profundidade. Aqui no Brasil nós não temos tantas publicações sobre o tema do sacerdócio e quando temos nem sempre é nessa perspectiva de integração do sacerdócio dos ministros ordenados, do sacerdócio ministerial e a realidade fundamental da igreja que é o sacerdócio comum de todos os fiéis da comunidade cristã”, frisa Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.

Confira as fotos do lançamento:


Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF