Translate

sábado, 16 de março de 2024

As condolências do Papa pelo falecimento do cardeal Cordes

Cardeal alemão Paul Josef Cordes faleceu aos 89 anos (Vatican Media)

O cardeal, diz o telegrama de Francisco, serviu “o Senhor e a Igreja com fidelidade e generosidade, atento às necessidades do mundo juvenil e às necessidades das pessoas frágeis”. O funeral do cardeal será realizado na Basílica de São Pedro, celebrado pelo decano do Colégio Cardinalício, cardeal Re. O Papa Francisco presidirá o rito da Última Commendatio e da Valedictio.

Vatican News

Em uma mensagem de condolências, o Papa Francisco expressa a sua proximidade aos familiares do cardeal Paul Josef Cordes, falecido ontem, sexta-feira, em Roma aos 89 anos, bem como à Arquidiocese de Paderborn, na qual o cardeal “foi estimado presbítero e depois zeloso bispo auxiliar”.

No telegrama, o Pontífice recorda com carinho este irmão “que serviu o Senhor e a Igreja com fidelidade e generosidade, atento às necessidades do mundo juvenil e às necessidades das pessoas frágeis, às quais comunicou o amor e a ternura de Cristo”.

O Papa recorda depois “com gratidão, a diligente colaboração” prestada durante muitos anos pelo cardeal Cordes à Santa Sé, “primeiro como vice-presidente do Pontifício Conselho para os Leigos e depois como presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, onde não poupou energia para testemunhar a a paterna solicitude do Papa pelos mais pobres".

Exéquias na Basílica de São Pedro

O funeral do cardeal Cordes terá lugar na segunda-feira, 18 de março, às 15h00 (horário italiano), no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. A liturgia fúnebre será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, juntamente com os cardeais, arcebispos e bispos. Ao final, o Papa Francisco presidirá ao rito da Ultima Commendatio e da Valedictio.

O funeral do cardeal Paul Josef Cordes, presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum, falecido ontem aos 89 anos, terá lugar na próxima segunda-feira, 18 de março, às 15h00 (horário italiano) no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF