Translate

sábado, 6 de abril de 2024

A labuta de Marta e os tesouros do céu (contra a hipocrisia dos notáveis) - Cap. 38

Nazareno (Vatican News)

Cap. 38 - A labuta de Marta e os tesouros do céu (contra a hipocrisia dos notáveis)

Antes de partir novamente, Jesus parou para descansar na casa de seus amigos em Betânia. Eles são Marta, Maria e Lázaro, três irmãos. Lázaro não está presente naquele dia. Jesus entra na casa, e Maria senta-se a seus pés para ouvi-lo, enquanto sua irmã mais velha, Marta, estava ocupada pelo muito serviço, atarefada em preparar o almoço para o Nazareno e seus amigos. Contrariada pela falta de apoio, ela gostaria que sua irmã a ajudasse, para que pudesse se apressar e também se sentar ao lado do Mestre. O Senhor, porém, respondeu: “Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”. Ele a recordara de olhar ao essencial.

É uma oportunidade para o Nazareno falar novamente sobre a oração, com exemplos e analogias que têm apenas um propósito: induzi-los a pedir, implorar, sempre e em qualquer caso, sem nunca se cansar. Disse-lhes ainda: “Quem dentre vós, se tiver um amigo e for procurá-lo no meio da noite, dizendo: ‘Meu amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e nada tenho para lhe oferecer’, e ele responder de dentro: ‘Não me importunes; a porta já está fechada, e meus filhos e eu estamos na cama; não posso me levantar para dá-los a ti’; digo-vos, mesmo que não se levante para dá-los por ser amigo, levantar-se á ao menos por causa da sua insistência, e lhe dará tudo aquilo de que precisa. Também eu vos digo: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se abrirá”.

Depois desses encontros, a peregrinação na Judeia continuou por mais alguns dias. No final de novembro eles chegam a Emaús. Na manhã seguinte, um fariseu o convida para almoçar. Jesus aceita, como sempre. O homem quer colocá-lo à prova. O Nazareno entra na casa, cumprimenta os presentes e põem-se à mesa. O fariseu, vendo isso, ficou admirado de que ele não fizesse primeiro as abluções antes do almoço. O convidado vinha da rua: as tradições farisaicas prescreviam lavagens de purificação. A curiosidade inicial do homem se transforma em indignidade, em julgamento. O Senhor, porém, lhe disse: “Agora vós, ó fariseus! Purificais o exterior do copo e do prato, e por dentro estais cheio de rapina e de perversidade! Insensatos!...

Palavras que provocam a intervenção de outro dos convidados, um homem idoso, que diz: “Mestre, falando assim, tu nos insultas também!”. Ele respondeu: “Igualmente ai de vós, legistas, porque impondes aos homens fardos insuportáveis, e vós mesmos não tocais esses fardos com um dedo sequer!”.

Alguns dias depois, eles chegam em Hebron. Enquanto Jesus falava às pessoas na rua principal, um homem de meia-idade que o ouvia pela primeira vez lhe perguntou em voz alta: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta comigo a herança”. Mas Jesus recusa. “Homem, quem me estabeleceu juiz ou árbitro da vossa partilha? Depois lhes disse: “Precavei-vos cuidadosamente de qualquer cupidez, pois, mesmo na abundância, a vida do homem não é assegurada por seus bens”.

Queria enfatizar a importância do desapego às posses, queria lembrá-los do essencial. Por isso, ele narra uma parábola: um homem rico havia obtido uma colheita abundante em seus campos e estava pensando em como iria estocar todos os seus grãos construindo novos armazéns. Mas Deus lhe diz: “Insensato! Nesta mesma noite ser-te-á reclamada a alma. E as coisas que acumulaste, de quem serão? Assim acontece àquele que ajunta tesouros para si mesmo, e não é rico para Deus”.

Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não fiquem velhas, um tesouro inesgotável nos céus, onde o ladrão não chega nem a traça rói. Pois onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.... Compreendei isto: se o dono da casa soubesse em que hora viria o ladrão, não deixaria que sua casa fosse arrombada. Vós também, ficais preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora que não pensais”.

https://media.vaticannews.va/media/audio/s1/2024/03/30/18/137856279_F137856279.mp3

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF