Translate

quinta-feira, 4 de abril de 2024

O milagre e a realidade dos fatos (a cura do cego de nascença) - Cap. 36

Nazareno (Vatican News)

Cap. 36 - O milagre e a realidade dos fatos (a cura do cego de nascença)

A Festa dos Tabernáculos havia terminado, mas Jesus permaneceu em Jerusalém por mais alguns dias. Certa manhã, ele encontrou um jovem cego que estava andando às apalpadelas, encostado na parede. Seu nome é Issacar e ele vive da mendicância. Ele é cego de nascença, nasceu sem pupilas. Jesus cospe no chão, faz lama com sua saliva, passa a lama nos olhos do cego e lhe diz: "Vá se lavar na piscina de Siloé". Issacar, com o rosto sujo, chega lá rapidamente, graças à ajuda de um menino. Ele se lava e volta a ver. A notícia corre de boca em boca. O jovem é levado aos fariseus. É um sábado. Issacar também explica a eles o que aconteceu. Então alguns dos fariseus disseram: "Este homem não é de Deus, porque não guarda o sábado". Outros dizem: "Como pode um pecador realizar tais sinais?". Em vez de se renderem à evidência dos fatos, alguns dos fariseus especulam sobre uma armadilha.

Issacar toma a palavra: “Isso é espantoso: vós não sabeis de onde ele é e, no entanto, abriu-me os olhos! Sabemos que Deus não ouve os pecadores; mas, se alguém é religiosos e faz a sua vontade, a este ele escuta. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença. Se esse homem não viesse de Deus, nada poderia fazer”. A reação é furiosa: “Tu nasceste todo no pecado e nos ensinas? E o expulsaram.

Jesus ficou sabendo o que havia acontecido. No dia seguinte, passou pela mesma rua e encontrou o jovem curado conversando com seus amigos: todos ainda estavam cheios de espanto. O Mestre pergunta a Issacar: “Crês no Filho do Homem?”. Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu nele creia?”. Jesus lhe disse: “Tu o estás vendo, é quem fala contigo”. Exclamou ele: “Creio, Senhor!”. E prostrou-se diante dele. Jesus o faz se levantar. O Nazareno levanta sua voz para que todos ouçam: “Para um discernimento é que vim a este mundo: para os que não veem, vejam, e os que veem, tornem-se cegos”. Jesus veio para aqueles que não veem, para aqueles que não se sentem bem, para os pecadores. Não para aqueles que julgam os outros.

https://media.vaticannews.va/media/audio/s1/2024/03/30/16/137855691_F137855691.mp3

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF