Translate

terça-feira, 9 de abril de 2024

Um idealismo imprudente (2)

São Paulo sobre os ombros da personificação da virtude da concórdia, sob cujos pés está o vício da discórdia provavelmente representado por Ário, mosteiro agostiniano de clausura dos Santi Quattro Coronati em Roma | 30Giorn

Arquivo 30Giorni – 06/2011

Um idealismo imprudente

Jules Lebreton escreveu dois artigos sobre Orígenes na década de 1920.
A teologia do mestre de Alexandria é «um idealismo que acredita estar se aproximando de Deus ao perder de vista a humanidade de Cristo»

por Lorenzo Cappelletti

3. A tradição secreta

A tradição única da Igreja, de que fala Irineu e que é confiada antes de tudo à custódia do bispo de Roma, cinde-se inevitavelmente, seguindo Orígenes, numa dupla tradição. «Por um lado, a Igreja visível, que mostra, como em Irineu ou Tertuliano, a sucessão episcopal que a liga através dos apóstolos a Cristo; de outro, uma elite, conhecida apenas por Deus, escondida dos olhos dos homens, o que também remete a uma tradição apostólica, por mais confidencial, secreta e transmitida clandestinamente” (p. 94). Se você se aprofundar, não só descobrirá que as tradições se tornam duas, uma exotérica (pública, ou seja, católica), a outra, a que conta, esotérica (secreta, ou seja, gnóstica), mas também que não transmitem o mesmo depositum .

Nem quanto ao objeto: «O ensinamento reservado aos simples é o moral; a revelação dos mistérios, particularmente da Trindade, é o segredo do perfeito. [...] Os dois ensinamentos, um proposto às massas, o outro reservado aos perfeitos, distinguem-se pelo seu objeto: para um a injunção de preceitos morais, para o outro a revelação dos segredos divinos. [...] Orígenes opõe muitas vezes o conhecimento da humanidade de Cristo ao da sua divindade: ao carnal só se pode pregar Jesus Cristo crucificado, mas aos apaixonados pela sabedoria celeste será revelada a Palavra que está com Deus. [...] Em primeiro plano ele coloca aqueles “que participam do Logos que estava no princípio, que estava com Deus, o Deus Logos”; depois aqueles “que conhecem apenas Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado, pensando que o Logos feito carne é o Logos inteiro; eles só conhecem Cristo segundo a carne: e é a massa daqueles que são chamados de crentes” (pp. 79-80).

Nem quanto ao método. As verdades, diferentes no objeto, são também diferentes no método de conhecimento: «Alguns acreditam, outros sabem; os primeiros contam com uma autoridade superior garantida por milagres e a sua fé é frágil; estes últimos contemplam as verdades religiosas às quais aderem e a sua adesão é estável” (p. 81).

Com efeito, pode-se mesmo dizer que na tradição pública não se transmite nenhuma verdade, mas apenas mentiras piedosas: «Mas as verdades elementares que são ensinadas às pessoas simples são pelo menos sempre verdades em sentido estrito? Orígenes afirma isso muitas vezes e por isso se opõe aos gnósticos, mas também encontramos algumas páginas perturbadoras nas quais o ensinamento elementar aparece como uma mentira saudável: Deus engana a alma para formá-la” (p. 95).
Em suma, na relação subordinada das verdades elementares às verdades superiores, as primeiras acabam por ser um absurdo. Nas homilias sobre o profeta Jeremias, Orígenes compara a ação de Deus à educação que os adultos dão às crianças. Segundo Orígenes: «Nós os enganamos com bichos-papões que a princípio são necessários, mas cuja vaidade eles depois reconhecem» (p. 99).
i

4. Roma, guardiã da fé

Lebreton destaca como Roma resistiu desde o início a esta poluição da fé. Ele descreve o contraste de Hipólito com Zefirino e depois com Calisto (de onde surgiu o primeiro cisma na Sé Romana no início do século III) como o contraste de uma fé erudita com uma fé simples. Lebreton recorda como na Philosophoumena Hipólito põe na boca dos seus inimigos expressões que nas suas intenções deveriam ser desqualificantes: «Zefirino repete: “Conheço um só Deus, Jesus Cristo, e, fora dele, nenhum Deus gerado que tenha sofrido”; e outras vezes: “Não foi o Pai quem morreu, mas o Filho”. Estas passagens são confirmadas pelo conjunto do tratado: Hipólito é um teólogo, orgulhoso da sua ciência, um grande leitor dos filósofos gregos, a quem denuncia como os pais de todas as heresias [mesmo esta condenação inflexível da heresia partindo não da simplicidade de tradição eclesial, mas desde a cultura – note-se – é muito instrutiva: será o mesmo em Orígenes e em muitos outros que se desviam da fé]. Ele nos apresenta seus adversários: Zefirino, um espírito limitado, Calisto, um intrigante, seus seguidores, inteligências vulgares e almas sórdidas” (p. 9).

Ora, Orígenes não era estranho a esta oposição cismática contra os bispos legítimos de Roma. Orígenes chegou a Roma, de facto, precisamente no momento em que Zefirino era bispo (199-217) e juntou-se, ao que parece, ao cisma de Hipólito. Foi provavelmente por esta razão que, alguns anos depois, em 230, quando Orígenes foi deposto pelo seu bispo de Alexandria, no Egito, o Papa Pontiano convocou prontamente um sínodo em Roma para aprovar essa decisão, condenando também Orígenes. Algo que muitos outros bispos da Arábia, da Palestina e da Capadócia não fizeram.

Alguns anos se passam e diante de um discípulo de Orígenes, Dionísio, que se tornou bispo em 247 na sé alexandrina, o então bispo de Roma (também chamado Dionísio) interveio denunciando suas perigosas teses. Lebreton escreve: «Diante destas teses, a posição assumida por Dionísio de Roma e o seu concílio é a posição tradicional da Igreja de Roma. [...] Aqui, como nos outros documentos romanos, o que se encontra é a expressão autêntica da fé: nenhuma especulação teológica, nenhuma sutileza dialética, pouca erudição bíblica, mas a declaração categórica da fé professada pela Igreja. Dionísio de Roma também foi pessoalmente um homem de grande valor: Dionísio de Alexandria dá testemunho disso e São Basílio também o elogia muito, mas aqui não é o estudioso nem o teólogo que fala, é o Papa.

Ele não tem prazer em participar de especulações teológicas e pouco se importa com as dos outros. Foi notado que o seu argumento não leva em conta as sutis distinções alexandrinas sobre as três pessoas ou o duplo status do Logos. Ele está preocupado apenas com as conclusões mais evidentes, quer tenham sido formuladas pelos próprios autores dessas doutrinas, quer lhe pareçam surgir espontaneamente; e visto que estas conclusões são um perigo para a fé, ele as rejeita, e também rejeita a teologia que as trouxe.

A carta de Dionísio de Alexandria, apesar da sua imprudência e falta de jeito, estava certamente longe dos ensinamentos de Ário; mas a carta de Dionísio de Roma já tem o acento de Nicéia: a mesma preocupação pela unidade divina, a mesma firmeza soberana e categórica na definição da fé. Esta barreira intransponível, contra a qual a heresia se espatifará sessenta anos mais tarde, é o que tem impedido uma teologia aventureira desde então. Os fragmentos de Dionísio de Alexandria, já observamos, têm um caráter muito diferente da carta de Dionísio de Roma: não encontramos nele um juiz da fé, mas um exegeta, e sobretudo um metafísico apaixonado pela sua belas especulações. Ele ainda se agrada disso nesta Apologia que pretende inteiramente destacar a sua ortodoxia, e da qual conhecemos a maior parte dos fragmentos devido à escolha respeitosa e cuidadosa feita por Santo Atanásio. Se, apesar da preocupação do próprio escritor e do seu defensor, o seu pensamento nos parece muito menos firme e exato do que o do bispo de Roma, concluiremos que a sua especulação foi para ele um guia menos seguro do que o que era a fé comum. para Dionísio de Roma" (pp. 35-36).

São Lourenço sob as sombras da personificação da virtude e da liberalidade, onde também foi o próximo da ganância representada por Judas, claustro mais agostiniano dos Santos Quatro Coroados em Roma | 30Giorni

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF