Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Viu-o e moveu-se de compaixão (o Bom Samaritano) - Cap. 37

Nazareno (Vatican News)

Cap. 37 - Viu-o e moveu-se de compaixão (o Bom Samaritano)

Enquanto Jerusalém se esvaziava e as caravanas já estavam em marcha, Jesus volta a pregar nas proximidades do Templo. Diz: “Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá sua vida pelas suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê o lobo aproximar-se, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa, porque ele é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas minhas ovelhas. Mas tenho outras ovelhas que não são deste redil: devo conduzi-las também; elas ouvirão a minha voz: então haverá um só rebanho, um só pastor”.

A sua missão é universal, não diz respeito apenas ao povo de Israel, o povo da primeira Aliança, ele veio ao mundo também para as outras ovelhas, para as que estão em outros "redis", para as que estão longe. Alguns dias depois, Jesus e seus seguidores partiram novamente, parando em Betânia, um dos presentes se levanta e se aproxima dele. É um doutor da lei que quer questioná-lo e colocá-lo à prova.

Pergunta: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”. Jesus olhando-o responde com outra pergunta: “Que está escrito na lei? Como lês?”. Ele, então, respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo”. Jesus sorri e lhe diz: “Respondeste corretamente; faze isso e viverás”.

Mas ao escriba não é suficiente. Querendo se justificar, disse a Jesus: “E quem é meu próximo?”. Jesus o faz sentar-se ao seu lado.

Em seguida, começa a lhe contar uma parábola: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu no meio de assaltantes que, após havê-lo despojado e espancado, foram-se, deixando-o semimorto...”. Jesus continua: “Casualmente, descia por este caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, atravessando esse lugar, viu-o e prosseguiu. Certo samaritano em viagem, porém, chegou junto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximou-se, cuidou de suas chagas, derramando óleo e vinho, depois colocou-o em seu próprio animal, conduziu-o à hospedaria e dispensou-lhe cuidados. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo: ‘Cuida dele e o que gastares a mais, em meu regresso te pagarei’”.

Um sacerdote e um levita, dois notáveis, passam longe. Nenhum deles se compadece a ponto de cuidar dele. Isso é feito pelo menos "religioso" dos três, um comerciante samaritano, pertencente a um povo execrado, extremamente desprezados pelos judeus. O Nazareno termina a história e, olhando nos olhos do escriba, lhe diz: “Qual dos três, em tua opinião, foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”. Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Jesus então lhe disse: “Vai, e também tu, faze o mesmo”.

https://media.vaticannews.va/media/audio/s1/2024/03/30/16/137855710_F137855710.mp3

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF