Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2022

A extraordinária habilidade comum a estes 3 Papas

Shutterstock
Por Cerith Gardiner

Mas há um Papa em particular que era o melhor nesta habilidade - não que isso seja uma competição!

Uma das tarefas mais importantes de um Pontífice é compartilhar a Palavra de Deus – algo que se torna um pouco mais fácil se eles dominarem a habilidade de falar alguns idiomas. E eles são exímios poliglotas!

De fato, os Papas Francisco, Bento XVI e São João Paulo II têm esta habilidade em comum. Porém, há um deles cuja habilidade linguística lhe permitiu comunicar-se com a maioria dos católicos ao redor do mundo.

Papa Francisco – domina 8 línguas

O Papa argentino cresceu aprendendo sua língua materna (espanhol), além do italiano, já que seu pai e seus avós paternos eram da Itália. Ele também aprendeu alemão, francês, ucraniano (foi mentorado pelo bispo ucraniano Stepan Chmil quando jovem), português e piemontês – uma língua falada no norte da Itália.

Naturalmente, o pontífice também fala latim, a língua oficial do Vaticano. Ele também está familiarizado com o grego antigo e o hebraico. No entanto, a única língua que ele acha complicado é o inglês, devido à fonética.

Aos 44 anos, ele foi a Dublin para praticar seu inglês com os jesuítas durante oito semanas. Segundo o i News, o padre Donal Neary lembrou que ele partiu sem ter realmente melhorado.

Como o Papa Francisco sente-se mais seguro ao falar espanhol e italiano, você, muitas vezes, o verá com um intérprete dos outros idiomas que ele pratica, a fim de garantir que suas palavras sejam interpretadas corretamente para todos aqueles que o escutam.

Papa Bento XVI – fala 6 línguas

O Papa Emérito também é um poliglota. Oriundo da Baviera, Bento fala, naturalmente, o alemão. Também é fluente em inglês, espanhol, italiano e francês, e fala português em menor grau.

O prolífico leitor e escritor é também proficiente nos idiomas clássicos.

Papa João Paulo II – falava inúmeras línguas

O falecido Papa João Paulo II foi verdadeiramente um mestre dos idiomas. Ele era capaz de conversar em várias línguas, principalmente o polonês (sua língua materna), português, italiano, francês, espanhol, alemão e inglês. Ele também dominava o latim e o uso escrito do hebraico bíblico.

Embora não fosse fluente, João Paulo II conseguia se comunicar em eslovaco, russo, ucraniano, japonês e tagalo. E, para completar, ele também fazia um esforço para falar outros dialetos. Em uma Missa de Páscoa, ele saudou os fiéis em 57 idiomas. Depois conseguiu superar isso em uma Missa de Natal, saudando a congregação em 62 idiomas!

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF