Translate

quarta-feira, 28 de junho de 2023

À espera de Francisco, site disponibiliza acervo digital sobre as Missões Jesuítico-Guaranis

Vista das Ruínas de São Miguel Arcanjo (Foto: Pe. Mauro Argenton)

Artigos, livros, mapas, teses de Mestrado e Doutorado, uma vasta quantidade de informações agora disponível no site do Grande Projeto Missões. Além do convite ao Papa para visitar a região das Missões no sul do Brasil, os responsáveis pelo projeto encaminharam ao Vaticano um pedido para Francisco gravar um vídeo com o objetivo de contribuir para a valorização do trabalho de evangelização e fraternidade desenvolvido pelos jesuítas na América do Sul nos séculos XVI e XVII.

Jackson Erpen - Cidade do Vaticano

A partir do século XVI a América do Sul testemunhou o surgimento de um “grande projeto de fraternidade” protagonizado pelos jesuítas com os índios guaranis, que mesmo tendo sido destruído pelas disputas de interesse entre as Coroas Espanhola e Portuguesa, deixou um legado na formação de hábitos e costumes, mas também marcou os povos que se sucederam nessas regiões.

No Rio Grande do Sul, a Igreja de São Miguel Arcanjo é o único Patrimônio Mundial da Unesco no sul do país, mas com o conjunto dos Trinta Povos das Missões - que inclui Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai -, constitui um patrimônio de inigualável valor e que com o tempo começa a receber a devida atenção e valorização por parte de pesquisadores, estudiosos, empreendedores.

No contexto desta iniciativas insere-se o Grande Projeto Missões, que segundo seu idealizador e coordenador Álvaro Theisen, trata-se “essencialmente de uma ação de um grupo de voluntários”, quase 500 entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, que em um trabalho de cooperação buscam a divulgação do tema Missões jesuítico-guaranis”, propiciando também com isso o desenvolvimento turístico e por consequência econômico, com “a criação de alternativas de renda” para a população que vive nessas regiões e a “preservação desse Patrimônio Histórico através da história, da cultura”. Pois se trata – ressalta Álvaro -  de “um exemplo ímpar de desenvolvimento durante 160 anos que aconteceu aqui na região”.

À espera de Francisco

E um grande incentivo para a promoção das Missões Jesuítico-Guaranis seria uma palavra, e por que não, uma visita do Papa jesuíta. Neste sentido, foi encaminhado ao Vaticano, por meio da Unisinos, um pedido para Francisco gravar um vídeo no sentido de promover as Reduções Jesuítico-Guaranis no Rio Grande do Sul. “Estamos aguardando ansiosamente a resposta e que o Papa possa realmente vir visitar a nossa região e promover as Missões”, afirmou com esperançoso Álvaro.

A recordar que em janeiro de 2022, Dom Mário Antônio da Silva e Dom Jaime Spengler foram recebidos pelo Santo Padre no Vaticano, ocasião em que renovaram o convite para que ele visitasse o Brasil, em particular a Amazônia e a região das Missões, no sul do país. Neste ano o Papa Francisco afirmou que em 2024 gostaria de visitar a Argentina, mas também em outras ocasiões recordou do Uruguai e do Brasil, onde esteve em 2013.

Site com bibliografia e mapas digitalizados

Mas outro passo importante para cumprir os objetivos propostos pelo projeto, foi o recente lançamento do site www.grandeprojetomissoes.com.br com “dezenas de artigos sobre o tema missioneiro, mais de 500 livros digitalizados e mais de 150 mapas e 120 trabalhos de teses e dissertações de Mestrado e Doutorado relativos ao tema Missioneiro”.

Assim, em um único espaço virtual, é possível encontrar uma gama de informações sobre o tema Missões Jesuítico-Guaranis acessível a pesquisadores, professores, guias turísticos e pessoas interessadas no tema. O acervo, assegurou Álvaro, será enriquecido à medida que surgirem novos materiais.

E em se tratando de internet, também foi lançado o site www.caminodelosjesuitas.com, o Caminho dos Jesuítas, um projeto feito com recursos do BID, que trata basicamente da promoção e de negócios com as operadoras turísticas para divulgar o Caminho dos Jesuítas, “que de certa forma é a integração dos Trinta Povos missioneiros”.

Trabalho integrado

Mas as novidades não param por aí. A primeira vez que conversamos com o idealizador do projeto foi em junho de 2021. Desde então, em meio à pandemia e no pós-pandemia, houve grandes avanços na integração dos Trinta Povos, em particular devido ao trabalho dos voluntários de Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil para articular “uma forma de integrar esses Povos, essas antigas Reduções e visando basicamente um trabalho integrado de divulgação e de autoconhecimento”

Neste sentido, Álvaro Theisen antecipou que está em elaboração um livro onde, com o uso de fotografias, estarão concentradas todas as informações sobre os Trinta Povos. Ademais, foram publicados dois guias turísticos: um sobre a Redução de São João Batista e outro sobre a Redução de São Lourenço, com as histórias desses dois patrimônios.

O idealizador do Grande Projeto Missões também comemora a aprovação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul do projeto de lei do pró-Missões, ao mesmo tempo que observa que este ainda não foi regulamentado para se tornar efetivo, “mas é um trabalho que estamos fazendo ainda junto ao governo do Estado.” 

Também a ser comemorado o andamento do acesso asfáltico aos sítios arqueológicos de São João Batista e São Lourenço, o que deverá estar pronto até o final deste ano, facilitando assim o acesso dos turistas aos dois patrimônios históricos.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF