Translate

sábado, 17 de junho de 2023

Novos santos brasileiros são incluídos na edição revisada do Missal

Santos brasileiros | Aliança de Misericórdia

Novos santos brasileiros são incluídos na edição revisada do Missal

8 de junho de 2023Por Fernando Geronazzo

Desde a promulgação da tradução anterior do Missal Romano no Brasil, em 1991, foram canonizados santos brasileiros ou que dedicaram sua vida no País. Na nova edição do Missal, os textos litúrgicos das celebrações desses santos foram incluídos.

09 DE JUNHO

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA, PRESBÍTERO

Memória

São José de Anchieta | osaopaulo

Nasceu no dia 19 de março de 1534, em Tenerife, ilha do Arquipélago das Canárias, Espanha. Em 1551, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus, sendo enviado em missão para o Brasil em 1553, para trabalhar como catequista dos indígenas. Em janeiro de 1554, participou da fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Morreu em 9 de junho de 1597, aos 63 anos, em Reritiba, atual Anchieta (ES). Foi canonizado em 24 de abril de 2014, pelo Papa Francisco.

09 DE JULHO

SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS, VIRGEM

Memória

Santa Paulina | osaopaulo

Nasceu em 16 de dezembro de 1865, em Vigolo Vattaro, em Trento na Itália. Em 1875, veio com seus pais para o Brasil, fixando-se em Nova Trento (SC). Em 1890, com algumas amigas, fundou a Congregação das Irmãzinhas do Imaculado Coração. Mudou-se para São Paulo em 1903, onde desenvolveu atividades de serviço aos pobres e sofridos ao longo de sua vida. Morreu em 9 de julho de 1942. Foi canonizada por São João Paulo II em 2002, na Praça de São Pedro.

13 DE AGOSTO

SANTA DULCE LOPES PONTES, VIRGEM

Memória

Santa Dulce dos Pobres | osaopaulo

Conhecida como o ‘Anjo bom da Bahia’, nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador (BA). Aos 13 anos, começou a acolher pessoas em situação de ruas em sua casa, transformando-a em um pequeno “centro de atendimento”, que ficou conhecido como “Portaria de São Francisco”. Em 1933, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe, onde recebeu o hábito religioso. Em 1935, começou a dar assistência à comunidade pobre de Alagados, conjunto de palafitas no bairro de Itapagipe, onde moravam numerosos trabalhadores. Mais tarde, fundou as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Morreu em 13 de março de 1992 e foi canonizada pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2019.

03 DE OUTUBRO

SANTOS ANDRÉ DE SOVERAL, AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO, PRESBÍTEROS, MATEUS MOREIRA, LEIGO E COMPANHEIROS MÁRTIRES

Memória

Protomártires do Brasil | osaopaulo

No dia 16 de julho de 1645, os holandeses que ocupavam o Nordeste do Brasil, chegaram a Cunhaú, onde residiam vários colonos ao redor do engenho, ocupados no plantio da cana-de-açúcar. Era um domingo. Na hora da missa, 69 pessoas se reuniram na capela de Nossa Senhora das Candeias. A capela foi cercada e invadida por soldados calvinistas e índios que trucidaram a todos que aí estavam, inclusive o pároco, padre André de Soveral que celebrava a missa. No dia 3 de outubro, outro grupo de cerca de 80 pessoas foram assassinados pelos holandeses às margens do Rio Uruaçu. Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros vinte e sete companheiros foram beatificados por são João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco em 2017.

25 DE OUTUBRO

SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO, PRESBÍTERO

Memória

São Frei Galvão | osaopaulo

Frei Galvão nasceu no dia 10 de maio de 1739, na cidade de Guaratinguetá (SP). Seus pais eram Antônio Galvão e Isabel Leite Barros. Aos 13 anos, iniciou os estudos no seminário dos jesuítas, na Bahia. Em 1760, iniciou o noviciado na província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 11 de julho de 1762 e logo foi transferido para o convento em São Paulo. Em 1774, fundou o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz – Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição. Faleceu no dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz, em São Paulo, com 84 anos. Foi homem de profunda caridade, delicadeza e bondade. Foi beatificado em Roma, por São João Paulo II e incluído no calendário litúrgico, para 25 de outubro. No dia 11 de maio de 2007, Bento XVI canonizou o primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil.

(Colaborou: Fernando Arthur)

Fonte: https://osaopaulo.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF