Translate

domingo, 18 de junho de 2023

Brasília celebra dia de Oração pela Santificação do Clero

Missa pelo Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes no Vicariato Norte de Brasília. Foto: Instagram/Arquidiocese de Brasília

BRASILIA, 16 Jun. 23 / 03:35 pm (ACI).- A arquidiocese de Brasília realizou no dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes um encontro de oração para todo o clero da arquidiocese. A reunião aconteceu simultaneamente às 9h, em cada vicariato de Brasília com a presença dos seus bispos auxiliares referenciais, com momentos de oração, adoração e confissões e foram concluídos com uma missa solene ao Sagrado Coração de Jesus às 12h15.

A arquidiocese também convidou os fiéis por meio das redes sociais que se unissem em “oração pela santificação do clero, rogando ao Senhor que os presbíteros caminhem sempre na fidelidade e na imitação de Jesus Cristo”.

Em carta aos padres da arquidiocese de Brasília, o cardeal dom Paulo Cezar Costa escreveu que queria “que neste dia de santificação do clero”, todos os sacerdotes se colocassem “diante daquilo” que são: “homens consagrados, ungidos”. E convidou os sacerdotes a meditarem no Evangelho de Lucas 4, 14 – 22, que é proclamado na liturgia da missa de renovação das promessas sacerdotais, na Quinta-feira Santa. “A santidade do presbítero toma forma concreta através do amoris officium, ou caridade pastoral”, disse o arcebispo. “Ela é o princípio interior, a virtude que anima a vida do presbítero enquanto configurado a Cristo Bom Pastor”.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituído pelo papa são João Paulo II, no 25 de março de 1995. Na carta “Aos sacerdotes, por ocasião da Quinta-feira Santa” ele diz aceitar a proposta “sugerida pela Congregação para o Clero, de se celebrar, em cada diocese, um “Dia pela Santificação dos Sacerdotes”, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus”. João Paulo II almejava “que tal iniciativa” ajudasse “os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF