Translate

sexta-feira, 23 de junho de 2023

As surpresas de Deus!

João Batista batiza Jesus (diocesederondonopolis)

AS SURPRESAS DE DEUS!

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul (RS)

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Segundo a Palavra de Deus, João Batista alegrou-se, ainda no ventre de sua mãe, quando Maria de Nazaré chegou na casa de Zacarias e saudou Isabel. “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou de alegria no seu seio, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41). João expressou alegria com a visita do Senhor, mesmo sem vê-lo.  Na sua missão de precursor, indicou o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” (Jo 1,29), e ainda hoje nós acolhemos Jesus de Nazaré, indicado por ele. A mão de Deus sempre esteve presente na vida de João Batista, o precursor do Messias, mas também o profeta que preparou os caminhos do Senhor, que convidou as pessoas a fazerem uma conversão do coração, para a vinda do Filho de Deus a este mundo. 

João, como homem de Deus, teve toda a sua vida marcada por fatos extraordinários. Nele Deus revela a sua força, torna possível o que humanamente é impossível. Submete ao silêncio Zacarias, seu pai, e proporciona o encontro entre Isabel e Maria. É impossível diante de tantos fatos extraordinários não louvar a Deus. E foi isso que fez Zacarias, após recuperar a palavra, vendo tudo aquilo que Deus tinha feito por ele e pelo povo de Israel, após o nascimento de seu filho João Batista. O testemunho de Zacarias deveria também ser seguido por todos os pais. Agradecer e louvar a Deus por cada filho que nasce, porque cada filho é uma vida, é dom de Deus, que precisa ser acolhido e amparado com ternura e amor. 

O testemunho de amor entre Zacarias e Isabel deveria tocar e falar aos corações dos casais. Eles passaram por grandes provações, mas se mantiveram fiéis ao Senhor. Souberam enfrentar juntos os tempos difíceis, assim puderam também partilhar juntos as alegrias das manifestações de Deus, acolhendo nos braços e no seio familiar o pequeno João Batista. Não só, no ambiente familiar transmitiram a João os ensinamentos de Deus. Esse ambiente familiar, que revelava o amor, a bondade, a ternura e a misericórdia de Deus, marcou profundamente a vida de João Batista e o ajudou na sua difícil missão de ser o precursor, de preparar os caminhos do Senhor. 

João não viveu para si mesmo, mas viveu e entregou sua vida para a missão. Homem de Deus, despojado de tudo, cujas palavras tocavam os corações dos simples e poderosos, porque tinham a força da profecia e a simplicidade das coisas de Deus. “Preparai os caminhos do Senhor”, anunciava João Batista no deserto.  

Celebrar a natividade de São João Batista é uma grande oportunidade para nos despojarmos das vaidades que nos impedem de nos colocarmos a caminho, não para irmos até o deserto, mas para termos disponibilidade para irmos ao encontro do Senhor, e deixarmos que ele nos fale ao coração, através do silêncio, para nos despertar do sono da apatia e da indiferença, e assim podermos abrir os olhos, para contemplar a beleza da obra do criador, mas também a dor e a esperança no rosto de tantos irmãos e irmãs que esperam a nossa solidariedade, para viverem a vida sem medo e com dignidade.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF