Translate

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Revista teológica promove evento em conjunto com Academia Brasileira de Filosofia no Rio

Academia Brasileira de Filosofia. - Foto: Ricardo Murdocco/Divulgação

REDAÇÃO CENTRAL, 15 Jun. 23 / 08:20 am (ACI).-

A Communio Brasil, divisão brasileira da revista internacional Communio de teologia, ciência e cultura, fará o simpósio “Fé, Cultura e a Identidade da Terra de Santa Cruz no Bicentenário da Independência Brasileira” em conjunto com a Academia Brasileira de Filosofia na sede da academia no Rio de Janeiro (RJ) nos dias 15 e 16 de junho, das 14h às 19h.

O evento contará com a participação de dom Orani cardeal Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e dom Karl Josef Romer, bispo auxiliar emérito do Rio de Janeiro, e editor da Communio no Brasil.

A revista Communio é uma revista teológica internacional criada em 1974 pelo sacerdote, teólogo e escritor suíço Hans Urs von Balthasar com o objetivo de oferecer espaço editorial a teólogos que não compartilhavam da mesma visão que a revista Concilium, criada em 1965 após o encerramento do concílio Vaticano II, sobre dar prosseguimento a reformas radicais após o encerramento do concílio. Entre os membros da Concilium que migraram para a Communio estava Joseph Ratzinger, futuro papa Bento XVI.

Entre os temas tratados no simpósio, estão O Direito das Gentes contra a Escravidão em Padre Antônio Vieira; A Doutrina Teológica nos Sermões Litúrgicos do Padre Antônio Vieira; O Catolicismo como Grande Esteio de Solidariedade nas Comunidades Negras; O Projeto Brasileiro no Contexto da História Ocidental; Religião Católica, Moral Pública e Estadística Patriótica: A Narrativa Historiográfica do Visconde de Cairu e Arte Sacra no Rio de Janeiro: Arte, Patrimônio e Cultura.

O evento presencial é gratuito e dará um certificado aos participantes que tiverem mais de 75% de presença.

A sede da Academia Brasileira de Filosofia fica na Rua do Riachuelo, 303, no Centro.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no conta oficial da Revista Communio Brasil no instagram: @communiobrasil.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF