Translate

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Papa Francisco recebe no Vaticano o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

Papa Francisco recebe o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva  (Vatican Media)

Depois do encontro com o Papa Francisco o presidente Lula se encontrou com o dom Edgar Peña Parra, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Vatican News

A Sala de Imprensa vaticana informou que na tarde de hoje, quarta-feira, 21 de junho de 2023, o Santo Padre o Papa Francisco recebeu em Audiência, no ambiente anexo à Sala Paulo VI, o Presidente da República Federativa do Brasil, Sua Excelência o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, que, posteriormente, se encontrou com o Excelentíssimo Dom Edgar Peña Parra, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Durante os encontros cordiais, manifestou-se o apreço pelas boas relações entre o Brasil e a Santa Sé, destacando-se a colaboração harmoniosa entre a Igreja e o Estado em prol da promoção dos valores morais e do bem comum.

Por fim, - destaca ainda a nota da Sala de Imprensa - houve uma troca positiva de pontos de vista sobre a situação sociopolítica da Região e foram abordados alguns temas de interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação, a luta contra a pobreza e as desigualdades, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente.

O presidente Lula pediu ao Papa um Terço para sua irmã de 80 anos e Francisco imediatamente o presenteou.

Encontro do Papa com o presidente Lula (Vatican Media)

O Santo Padre presentou o presidente Lula com a Mensagem para a Paz deste ano;  o Documento sobre a Fraternidade Humana; o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV; e o baixo-relevo em bronze "A paz é uma flor frágil"

Já o presidente Lula deu de presente ao Papa a gravura do artista pernambucano J.F. Borges

Gravura do artista pernambucano J.F. Borges (Vatican Media)

A primeira-dama, Janja Lula presenteou o Papa com um estátua de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém.

Estátua de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (Vatican Media)

O "obrigado" via Twitter

"Agradeço ao Papa Francisco pela audiência no Vaticano e pela bela conversa sobre a paz mundial", tuitou Lula após o encontro, a partir de sua conta oficial no Twitter, seguida por 7,9 milhões de seguidores. Pelos mesmos canais sociais, o presidente divulgou ontem uma entrevista em vídeo na qual antecipou os temas que gostaria de abordar com o Papa, começando pela "grande campanha mundial contra a fome no mundo" e continuando, é claro, com a guerra na Ucrânia, já que Francisco - disse o presidente - estava "muito interessado em pôr fim à guerra envolvendo a Ucrânia e a Rússia". Há algum tempo, Lula vem trabalhando em seu próprio plano de paz, que gira em torno da devolução pela Rússia dos territórios ucranianos conquistados após 24 de fevereiro de 2022. Ele apresentou esse plano em vários fóruns internacionais, inclusive ao presidente chinês Xi Jinping.

A ligação telefônica de 31 de maio

Um tema, o da Ucrânia, que Lula e o Papa já haviam abordado no telefonema de 31 de maio, cujo conteúdo foi divulgado por uma nota do governo brasileiro. Entre eles, a possibilidade de um novo encontro no Vaticano para "junho-julho". Na entrevista na rede social, o presidente explicou que ele mesmo havia tomado a iniciativa de telefonar ao Papa para dizer-lhe "que queria visitá-lo" e "agradecer-lhe a atenção que me deu quando eu estava preso em Curitiba".

Presidente Lula em conversa com o substituto Peña Parra (Vatican Media)

Convite para visitar o Brasil

A "luta contra a desigualdade" e o combate à fome "em um planeta que produz mais alimentos do que consome" são os outros temas que o presidente disse querer compartilhar com Francisco. Junto com isso, um novo convite para visitar o Brasil pela segunda vez, depois da JMJ no Rio de Janeiro, em julho de 2013, a primeira viagem apostólica do recém-eleito Jorge Mario Bergoglio. O desejo de Lula, revelou ele, é que o Papa retorne para o Círio de Nazaré, uma das maiores festas católicas do país, realizada anualmente em Belém, no estado do Pará.

'O Papa é a autoridade política mais importante do planeta'

Lula compartilhou os detalhes de sua audiência com o Papa nesta manhã, 22 de junho, com um grupo de jornalistas reunidos para uma coletiva de imprensa em um hotel de Roma. Neste momento", disse ele, "o Papa Francisco é a autoridade política mais importante que existe no planeta Terra. Não apenas pelo que ele representa, mas pelo que ele diz". O presidente brasileiro também disse que estava feliz por ver o Papa em boa saúde após a cirurgia de laparotomia a que foi submetido em 7 de junho: "Pensei que chegaria aqui e encontraria uma pessoa convalescente" e, em vez disso, "encontrei um homem com a energia de um de 30 anos".

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF