Translate

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Audiência Geral: indígenas do povo Yawanawá, do Acre, encontram o Papa

Os indígenas saudaram o Pontífice ao final da catequese (Vatican Media)

Na delegação que participou da Audiência Geral de quarta-feira (28), estava um pajé de 90 anos, o mais antigo dos Yawanawá. Eles vivem às margens do Rio Gregório, município de Tarauacá, na região do Acre, e puderam saudar o Papa Francisco na Praça São Pedro, como conta a reportagem de Fabrizio Peloni do jornal vaticano L'Osservatore Romano.

Fabrizio Peloni

É o estilo do "mendigo protagonista da história" que o Papa Francisco testemunhou na manhã de quarta-feira (28), na Audiência Geral, naquele cruzamento de peregrinações que é a Praça de São Pedro. Esta expressão - "o protagonista da história é o mendigo" - que o Pontífice relançou na catequese do dia, falando de improviso, foi proposta - no mesmo lugar, na mesma praça - por dom Luigi Giussani dirigindo-se a São João Paulo II, naquela noite de 30 de maio de 1998, "Pentecostes dos movimentos eclesiais".

E assim a experiência do estilo do mendigo foi realmente vivida na manhã ensolarada de verão da Audiência Geral, particularmente significativa porque viu Francisco mais uma vez na praça, acolhido em um abraço do povo, depois de ter sido forçado a "faltar" a dois compromissos das tradicionais quartas-feiras devido à hospitalização em 7 de junho.

Da Amazônia, os líderes da tribo Yawanawá

Líderes da tribo amazônica Yawanawá também estiveram na Praça São Pedro para "refrear as muitas palavras cheias de contradições e nos unir a todos em uma visão de paz". Eles vivem às margens do Rio Gregório, município de Tarauacá, na região do Acre, no Brasil, e também na área adjacente do Peru e da Bolívia, e puderam saudar o Papa Francisco ao final da Audiência Geral.

Entre os membros da delegação estava Timashwahu Vovo Tema João, 90 anos, o pajé mais antigo do povo Yawanawá. Ele estava acompanhado de Peka Rasu Yawanawá, outro líder espiritual, e sua filha Liz Vitoria Paka Shahu, de 21 anos. Juntos, estão viajando pela Europa para compartilhar "uma mensagem de esperança e paz".

Os indígenas na Audiência Geral na Praça São Pedro (Vatican Media)
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF