Translate

segunda-feira, 19 de junho de 2023

O alerta sobre a mídia que Bento XVI fez aos pais

Por Syda Productions/Shutterstock

Por Philip Kosloski

No mundo de hoje, que está viciado em mídia, é possível estar fisicamente presente na mesma sala que seus filhos, mas estar totalmente ausente.

É extremamente comum na cultura de hoje ver uma pequena e simpática família rodeando a mesa de jantar, totalmente distraída com seus smartphones. Cada membro da família parece estar em seu próprio mundo, absorto na tela.

Embora possa parecer uma parte normal da vida moderna, o Papa Bento XVI via isso como um obstáculo à nossa compreensão da paternidade.

Ele explicou seu ponto de vista em uma audiência geral de 2013.

“Hoje, nem sempre é fácil falar de paternidade. Sobretudo no mundo ocidental, as famílias desagregadas, os compromissos de trabalho cada vez mais exigentes, as preocupações e muitas vezes a dificuldade de adaptar os balanços familiares e a invasão distraída dos mass media no interior da vida quotidiana são alguns dos numerosos fatores que podem impedir uma relação tranquila e construtiva entre pais e filhos.”

Para Bento XVI, a mídia – e aqui podemos incluir as redes sociais – pode impactar a visão de uma criança sobre a paternidade pois causa distância entre os pais e os filhos:

“Às vezes a comunicação torna-se difícil, a confiança diminui e o relacionamento com a figura paterna pode tornar-se problemático; e assim, na ausência de um modelo de referência adequado, é difícil também imaginar Deus como um Pai. Para quantos fizeram a experiência de um pai demasiado autoritário e inflexível, ou indiferente e pouco carinhoso ou até mesmo ausente, não é fácil pensar com serenidade em Deus como Pai e abandonar-se a Ele com confiança.”

No mundo de hoje, que está viciado em mídia, é possível estar fisicamente presente na mesma sala que seus filhos, mas estar totalmente ausente.

Embora a tecnologia moderna nos ofereça muitos benefícios e possa nos conectar com pessoas ao redor do mundo, ela pode nos distrair de nossa própria família na mesa de jantar.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF