Translate

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Um idealismo imprudente (1)

A representação da arte Gramatica, mosteiro agostiniano de clausura dos Santi Quattro Coronati em Roma | 30Giorni

Arquivo 30Giorni – 06/2011

Um idealismo imprudente

Jules Lebreton escreveu dois artigos sobre Orígenes na década de 1920.
A teologia do mestre de Alexandria é «um idealismo que acredita estar se aproximando de Deus ao perder de vista a humanidade de Cristo»

por Lorenzo Cappelletti

No número 12 de 1922 de Recherches de science religieuse (revista que ele fundou em 1910 junto com o Padre De Grandmaison), o Padre Jules Lebreton publicou um artigo intitulado Les degrés de la connaissance religieuse d'après Origène . Sobre o mesmo tema, nos anos de 1923 e 1924, a Revue d'histoire ecclésiastique acolheu um longo artigo (dividido em duas partes), novamente do Padre Lebreton, intitulado Le désaccord de la foi populaire e de la théologie savante dans l'Eglise cristã do III século . Com este título, O desacordo entre fé popular e teologia erudita na Igreja do século III , em 1972, Jaca Book publicou ambos os artigos de Lebreton em tradução italiana, transformando-os em um livreto ágil que foi publicado na série Ferramentas para uma teologia trabalho (reportagem - diga-se apenas tendo em vista uma possível reimpressão - as datas do segundo artigo são indicadas incorretamente). Embora tenham passado mais de vinte anos desde esta edição e mais de setenta anos desde a publicação dos originais, a clareza com que Lebreton lê o Origenismo, destacando o seu distanciamento do depositum fidei , é insuperável; além disso, uma lição muito oportuna, porque o Origenismo certamente não desapareceu nesse ínterim.

Às vezes nos desviamos da tradução (também fiel) que Jaca Book confiou a Riccardo Mazzarol. Os números das páginas indicados entre colchetes referem-se ao texto italiano publicado pela Jaca Book.

1. Da filosofia à heresia

«Para os simples fiéis, como outrora para São Clemente de Roma, o mistério da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, é a fé e a esperança dos eleitos; eles vêem tudo na perspectiva da salvação e, no centro, a cruz de Cristo, a sua morte redentora, a sua ressurreição, o penhor da sua. Eles podem dizer, como Orígenes os repreende, que conhecem apenas Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado. Os eruditos veem no mesmo mistério a solução para todos os enigmas do mundo: como poderia um Deus infinitamente perfeito criar? Ele está com sua Palavra. Como esse Deus invisível se deu a conhecer? Mais uma vez com a sua Palavra. Criação com a Palavra, revelação com a Palavra: estas são, sem dúvida, doutrinas autenticamente cristãs; mas nos escritores anteriores são considerados sobretudo nas suas relações com o dogma da salvação: se Deus criou o mundo foi para a sua Igreja, foi para os seus santos; estas considerações são aqui [entre os alexandrinos] menos evidentes, o que está em primeiro plano é o problema filosófico que preocupava todos os pensadores. [...] Atraídos pelo terreno dos filósofos, os teólogos cristãos são influenciados por eles: a geração da Palavra de Deus é descrita por eles como uma função do problema cosmológico: para criar o mundo, Deus, que desde a eternidade tem dentro de si a sua Palavra, ele a pronuncia externamente” (pp. 42-43).

São Pedro sobre os ombros da personificação da virtude da caridade, sob cujos pés está o vício do ódio representado por Nero, mosteiro agostiniano de clausura dos Santi Quattro Coronati em Roma | 30Giorni

2. A humanidade de Jesus Cristo

Portanto, a carne que o Filho tomou de Maria e por ela nasceu não é destacada como lugar de salvação, mas é funcional para a resolução de um problema filosófico. «“Visto que somos levados”, diz Orígenes, “por uma virtude celestial e mais que celestial a adorar somente o nosso Criador, negligenciemos o ensinamento dos primórdios de Cristo, isto é, o ensinamento elementar, e elevemo-nos a perfeição, porque a sabedoria que se manifesta aos perfeitos também se manifesta a nós" (ver Periarchon 4,1,7). Esta virtude “celestial” é aquela que nos permite ir além do ensino elementar, para alcançar realidades inteligíveis, o mundo “celestial”” (pp. 97-98). Lebreton é rápido em notar: «Sem dúvida esta é uma concepção muito falsa e perigosa da encarnação do Filho de Deus e da sua humilhação; mas este erro é intrínseco ao Origenismo, um idealismo imprudente que acredita estar se aproximando de Deus ao perder de vista a humanidade de Cristo” (89). Atenção! Em Orígenes, o Cristianismo espiritual não exclui o Cristianismo corporal, o Cristianismo secreto não exclui o Cristianismo manifesto, o Evangelho eterno não exclui o Evangelho tal como é entendido pelos simples cristãos. Lebreton escreve mesmo que para Orígenes «a fé simples, que tem como objeto central Jesus Cristo crucificado, é sem dúvida um conhecimento saudável, mas é um conhecimento elementar, como o leite das crianças; A misericórdia de Deus oferece-a, por falta de algo melhor, àqueles que são demasiado fracos para poderem subir mais alto para «conhecer a Deus na sabedoria de Deus». Portanto, não nos surpreendamos ao ver Orígenes (ver Contra Celsum 3, 79) defender esta fé dos simples, argumentando que ela não é a melhor em absoluto, mas a melhor possível dada a enfermidade daqueles a quem deve ser proposta" ( pág. 73). Mas esta mesma motivação, trazida para defender a fé dos simples, anula-a. Lebreton relata o que Orígenes escreve no Comentário a João: «Orígenes escreve: “O evangelho que os simples acreditam compreender contém a sombra dos mistérios de Cristo. Mas o evangelho eterno, de que fala João, e que chamaremos propriamente de evangelho espiritual, apresenta claramente, àqueles que entendem tudo o que diz respeito ao Filho de Deus, tanto os mistérios que seus discursos deixam vislumbrar, como as realidades de quais suas ações eram os símbolos. [...] Pedro e Paulo, que a princípio eram manifestamente judeus e circuncidados, receberam depois de Jesus a graça de o serem em segredo. Eram visivelmente judeus para a salvação das massas; eles não apenas confessaram isso com suas palavras, mas manifestaram isso com suas ações. O mesmo deve ser dito do seu cristianismo.

 E, assim como Paulo não pode ajudar os judeus segundo a carne, se, quando a razão o exigir, não circuncidar Timóteo, e se, quando chegar a hora, não cortar o cabelo e não fizer a oferta, de forma palavra, se não o fizer, ele se tornará um judeu com os judeus para conquistar os judeus, então aquele que se dedica à salvação de muitos [Orígenes fala de si mesmo] não pode efetivamente ajudar com o cristianismo secreto aqueles que ainda estão ligados aos elementos do manifesto Cristianismo, faça-os melhores e faça-os alcançar o que há de mais perfeito e mais elevado. Portanto o Cristianismo deve ser espiritual e corporal; e quando for necessário proclamar o Evangelho corporal e dizer entre os carnais que não conhecemos outra coisa senão Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado, isso deve ser feito.
Mas quando os encontramos aperfeiçoados pelo Espírito, frutificando Nele e apaixonados pela sabedoria celestial, devemos comunicar-lhes o discurso que sobe da encarnação para o que estava com Deus”” (pp. 77-78).

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF