Translate

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Luz e escuridão espiritual: como a escolha definitiva dos anjos exorta os homens ao caminho da luz

Zwiebackesser | Shutterstock

Por Loo Burnett - Marcello Stanzione

Algumas de nossas escolhas podem conduzir-nos ao destino final dos anjos maus: a condenação eterna.

A angelologia é o estudo aprofundado sobre os anjos, e não tem como adentrarmos nesta área da teologia sem compreendermos a natureza e as virtudes das criaturas celestes, bem como as suas decisões. Diferentemente do homem, os anjos foram criados sem a possibilidade do arrependimento devido à sua natureza espiritual, razão pela qual suas escolhas foram definitivas quando Deus os colocou à prova.

Examinemos quais foram as consequências da escolha que os anjos fizeram: submissão a Deus e a revolta contra ele.

“Os primeiros, diz Santo Agostinho, ajoelhados diante do Verbo, tornaram-se luz; os segundos, habitando em si mesmos, tornaram-se noite”. E como o dia e a noite não podem coexistir, assim como a luz e as trevas não podem coabitar, houve divisão, e divisão irrevogável entre esta luz espiritual e esta escuridão espiritual. A luz espiritual, isto é, os anjos bons, ascenderam à fonte de pura luz que é Deus; as trevas espirituais, isto é, os anjos maus, foram expulsos para as regiões inferiores.

Os anjos no paraíso

Dizemos que os anjos foram criados numa espécie de paraíso de delícias. Nesse paraíso, os anjos bons foram imediatamente conduzidos ao céu superior, onde Deus é visto; os anjos maus foram imediatamente lançados no abismo do inferno.

Por seu ato de submissão, os primeiros mereceram contemplar Deus face a face; em vez disso, por seu ato de rebelião, os anjos maus – os últimos –  mereceram essa exclusão eterna de Deus que se chama condenação.

Um único ato bom colocou o primeiro na alegria da bem-aventurança suprema; uma única má ação mergulhou os segundos na reprovação com sua série de males intermináveis. E isso foi rápido como um flash. “Eu vi, diz Nosso Senhor, Satanás cair do céu como um relâmpago” (Lc 10, 18). 

Mesmo que Deus tenha nos criados inferiores aos anjos –  e dizemos isto pela constituição da natureza material e espiritual, intelecto e vontade –  o Senhor não deixou de nos coroar de graças especiais para que pudéssemos alcançar a salvação. E por isto nosso ser recebeu a possibilidade do arrependimento; somos fracos em comparação aos anjos!

“Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes”. (Sl 8:6)

Caminho da perfeição

A condenação eterna que receberam os anjos maus acaba por nos exortar ao caminho da perfeição. Podemos expressar que o espírito fica atônito diante desse terrível castigo, tão rápido quanto o pensamento orgulhoso que o provocou e que não deixou espaço para o arrependimento. Mostra-nos claramente que Deus não deve nada aos pecadores senão a justiça, que não é obrigado a dar-lhes tempo de penitência e perdão, que Ele se digna distribuí-lo a nós, pobres criaturas humanas, é apenas por uma bondade pura e gratuita. 

O caráter instantâneo e irrevogável dessa punição também pode ser explicado pelo que foi dito sobre a natureza angélica. A inteligência dos anjos não tem as hesitações da razão humana, vai ao fundo das coisas de uma só vez. A vontade deles não tem as hesitações da nossa; ele se apega inteiro a um propósito com uma energia indomável e uma tenacidade irrevogável. Graças a essa penetração intelectual, a essa força de vontade, os anjos puderam determinar toda a sua vida em um único ato que estabeleceu seu destino eterno, abençoados e condenados, sem retorno possível.

Ato definitivo

No seu grito de submissão a Deus, os bons anjos – a exemplo de São Miguel –  puseram toda a sua inteligência, todo o seu livre arbítrio, todas as suas magníficas faculdades, toda a sua energia incomparável, todo o seu ser, numa palavra, que se encontrou irrevogavelmente fixado no bem e em Deus; assim como os anjos maus –  ludibriados por Lúcifer – lançaram seu grito de revolta, toda a sua bela natureza se desviou com seu vigor nativo e se viu desde então marcada pelo mal que havia escolhido livremente. De ambos os lados o ato foi definitivo; sendo definitiva a escolha, teve o efeito bem compreendido de abrir a porta do Céu para alguns, e a porta do Inferno para outros.

Houve, portanto, em síntese, apenas três momentos na história dos anjos; um primeiro momento que foi o da sua criação e também dos seus júbilos de louvor; uma segunda, durante a qual, tomando posse de si, estabeleceram livremente uma escolha que é definitiva; finalmente um terceiro, que marcava sua recompensa eterna ou seu castigo eterno. O primeiro momento teve uma duração que não é preciso calcular humanamente; a segunda foi absolutamente instantânea, esse tomar posse de si, essa reflexão profunda, esse ímpeto vigoroso rumo a uma meta, fundidos numa duração moral que não se pode estimar; quanto ao terceiro momento, dura e durará para sempre.

Aprender a escolher

Aristóteles expressou um pensamento que São Tomás transmitiu em sua Summa: “Existem, diz ele, seres que atingem seu fim com vários movimentos sucessivos”. Estas são as criaturas humanas que geralmente alcançam a alegria suprema do céu apenas com atos de virtude multiplicada. “Existem outros, continua o filósofo grego, que atingem seu objetivo com movimentos muito simples e em número muito pequeno”. São os anjos que mereceram sua bem-aventurança final com um único ato de virtude que contém a quintessência de todos os atos possíveis. “Finalmente, conclui, há um Ser que possui seu fim sem nenhum movimento.” Este Ser, entende-se, é Deus que encontra sua alegria em si mesmo e que não precisa procurá-la fora de si.

Felizes anjos que imediatamente vieram a Deus como a flecha que acerta o alvo em cheio, como a ave que com um largo golpe de sua asa volta ao ninho! Felizes os homens que compreendem que, mesmo tendo a possibilidade do arrependimento, talvez não tenham tempo de se arrepender e penitenciar! Algumas de nossas escolhas podem conduzir-nos ao destino final dos anjos maus: a condenação eterna. Que aprendamos a escolher como os anjos bons: a luz!

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF