Translate

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Por trás de cada trabalhador há uma família, diz o papa a empresários da América Latina

O papa saúda a filha de um membro da orquestra após a audiência geral. / Vatican Media

Por Almudena Martínez-Bordiú

Vaticano, 01 Jun. 23 / 10:05 am (ACI).- "Por trás de cada trabalhador há uma família e a sociedade como um todo”, disse o papa Francisco hoje (1º) ao receber no Vaticano os membros do Conselho Empresarial da América Latina.

Em seu discurso, o papa Francisco disse que os empresários reunidos em Roma, Itália, estão trabalhando nestes dias para enfrentar os problemas sociais “que afetam a todos nós”; como trabalho, migração, mudança climática ou desenvolvimento humano integral.

Francisco os aconselhou a abordar o seu trabalho “a partir de uma cultura do encontro” e disse que os valores dessa cultura “são aqueles que inspiram o mundo empresarial para poder se defender das sombras do mal”.

Para o papa Francisco, essas “sombras” são aquelas que invadem os empresários “quando o lucro a todo custo distorce as nossas relações a ponto de degradar ou escravizar as próprias pessoas”.

Ele disse que a cultura do encontro, ao contrário, “expressa a busca pelo bem comum, ajudando assim a dissipar essas sombras”.

“E estes valores devem ser traduzidos concretamente nos inúmeros esforços e sacrifícios diários que as suas empresas fazem para progredir, formar e atualizar os seus trabalhadores, evitar conflitos e evitar a dor da demissão, também conscientes de que por trás de cada trabalhador há uma família e a sociedade como um todo”.

O papa Francisco os encorajou a ser “como os primeiros seguidores de Jesus, construtores de redes”.

“O serviço que prestam não é abstrato, mas para cada pessoa e para cada povo”, disse Francisco, acrescentando que por isso é necessário agir em conjunto, “sem passar por cima de ninguém e sem deixar ninguém para trás. Um desafio bastante complexo”.

Francisco falou da "valiosa ferramenta das redes" e os convidou a usar o Evangelho como "bússola" e a nunca perder "a âncora da esperança". “E agora podemos navegar, com a confiança de que é Deus quem nos guia e nos acompanha na estrada”, concluiu.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF