Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

HAGIOGRAFIA: São Áquila

Ecclesia

São Áquila

(Apóstolo dos Setenta)

O Apóstolo era natural do Ponto e judeu, casado com S Priscila, era residente em Roma. S. Paulo que o tomou como discípulo, conheceu-o em Corinto (Actos 18,2-3; Cor 16,19) onde era fabricante de tendas, durante o exílio devido ao édito de Cláudio, na segunda viagem apostólica em 51, e fez dele e de sua esposa companheiros na visita a Éfeso e outros lugares(Atos 18, 18 e segs).

Deveriam ser conhecedores dos fundamentos cristãos, pois S Paulo refere (Actos 18, 26) que “expuseram com mais precisão a Via do Senhor a Apolo de Alexandria que ensinava e falava desassombradamente na Sinagoga”.

Regressando a Roma, São Aquila e Priscila, depois de terem ajudado a fundar igrejas entre os gentios, terão continuado a sua missão a partir de sua própria casa (Rom 16,3).

Segundo a tradição São Aquila foi feito bispo por S Paulo, para a Ásia, na Acaia e Heraclita, convertendo e confirmando na fé muita gente, e consagrando presbíteros.

Em conseqüência da destruição de ídolos e a pregação que fazia contra os falsos deuses, foi martirizado pelos pagãos, juntamente com sua mulher S Priscila.

Devido ao fato de S Paulo nomear Priscila em primeiro lugar quando os saudou uma vez(Rom 16, 3) alguns teólogos da Reforma consideram, sem fundamento, que ela seria a escolhida pelo Apostolo.


BIBLIOGRAFIA:

Boletim da Paróquia de S. Nicolau (Comunidade Ortodoxa da região de Aveiro)
Patriarcado Ecumênico - Diocese de Espanha e Portugal



Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF