Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

O hospital onde trabalharam 33 médicos que se tornaram santos

Fiore Silvestro Barbato-(CC BY-SA 2.0)
por Maria Paola Daud

O Hospital dos Incuráveis, de Nápoles, é considerado o único do mundo em funcionamento há mais de 500 anos.

Hospital dos Incuráveis é um dos muitos tesouros de Nápoles. Essa joia artística já garantiu suporte, alívio e esperança aos acometidos pelas doenças graves ou difíceis.

O hospital fica no ponto mais alto da cidade antiga, onde os gregos construíram as muralhas para defender a cidade.

De fato, o lugar se transformou em um complexo médico que, por mais de 500 anos, tem sido referência para todo o sul da Itália e até da Europa.

Origens e características do hospital

A fundação do Hospital dos Incuráveis ficou a cargo da nobre catalã María Lorenza Longo, que se dedicou por muitos anos às obras de caridade. Essa mulher hoje é beata. 

O complexo de estilo renascentista inclui, por exemplo, a igreja de Santa Maria do Povo, o oratório da Compagnia dei Bianchi della Giustizia, o Hospital de de Santa Maria do Povo dos Incuráveis, o convento de Santa Maria da Consolação, a igreja de Santa Maria de Jerusalém e o claustro das “Trinta e Três”.

Além disso, uma grande escada leva a um edifício que faz parte do corpo arquitetônico do século XVI. Trata-se, portanto, da sede do mosteiro das “Convertidas” ou “Arrependidas”, uma referência às prostitutas convertidas por María Lorenza Longo.

O complexo arquitetônico também conta com um museu em que estão em exibição instrumentos médicos e cirúrgicos antigos.

No entanto, a joia artística insuperável do complexo – obra do barroco do século XVIII – é sua famosa farmácia, que conta com várias obras de arte.

Médicos e santos

De fato, o complexo hospitalar é o único do mundo em funcionamento há mais de 500 anos. Ademais, é também o único hospital onde trabalharam 33 médicos que depois foram canonizados. Por isso, também é conhecido como Hospital dos Santos.

Trabalharam no local, por exemplo: São Luis Gonzaga, São Caetano de Thiene, Santo Afonso de Ligório, São Camilo de Lélis. Nas dependências do hospital, portanto, esses médicos santos aliviaram dores, salvaram vidas e curaram doenças consideradas incuráveis.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF