Translate

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

O que os santos disseram sobre o Natal

Di sjors evers|Shutterstock
Por Ricardo Sanches

Inspire-se nestes ensinamentos para viver melhor a festividade do nascimento de Jesus.

Muitos santos nutriam apreço e muito respeito pelo Natal. Santa Teresinha, por exemplo, adorava as festividades do nascimento de Jesus Cristo. Para ela, essa alegria tinha dois motivos: era uma recordação da sua “conversão” inicial quando criança e uma festa que celebrava o Menino Jesus, a quem ela amava profundamente.

São Francisco de Assis também era um grande apaixonado pelo Natal. Ele quis eternizar o mistério da Encarnação através da representação daquela histórica cena. Foi assim que o santo contribuiu com o surgimento do presépio.

Outros santos também conheciam, de fato, o verdadeiro sentido do Natal. Em seus escritos, eles nos deixaram mensagens que nos servem de inspiração para vivermos bem essa festividade. Na galeria de fotos abaixo você pode conferir algumas delas!

São Padre Pio

São Padre Pio |
© Roberto Dughetti - Lucia Dughetti-Radiuk-(CC BY-SA 3)-modified
"Todas as festas da Igreja são lindas. A Páscoa, sim, é a glorificação. Mas o Natal tem uma ternura, uma doçura infantil que me conquista o coração."

Santo Agostinho
Santo Agostinho |
© Adam Jan Figel | Shutterstock
"A própria Vida se manifestou na carne, para que, nessa manifestação, aquilo que só podia ser visto com o coração fosse também visto com os olhos – e dessa forma curasse os corações."

Santa Teresa de Calcutá
Santa Teresa de Calcutá | © 1986 Túrelio
"Desejamos ser capazes de acolher Jesus no Natal, não na fria manjedoura do nosso coração, mas em um coração cheio de amor e humildade, tão puro, imaculado e caloroso com o amor uns pelos outros."

São Bernardo de Claraval
São Bernardo de Claraval | © FR LAWRENCE LEW CC
"Ele veio em carne mortal para que, ao se apresentar assim diante daqueles que eram carnais, na aparição de sua humanidade se reconhecesse a sua bondade. Porque, quando se põe de manifesto a humanidade de Deus, já não pode manter oculta sua bondade. De que maneira poderia manifestar melhor a sua bondade do que assumindo a minha carne?"

São Paulo VI
São Paulo VI | © Public Domain
"O Natal é o encontro, o grande encontro, o histórico encontro, o decisivo encontro de Deus com a humanidade. Quem tem fé sabe disso – e exulte. Os demais, escutem e reflitam."

Santa Teresa Benedita da Cruz
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) | ALETEIA
"Se colocarmos nossas mãos entre as mãos do divino Menino, se dissermos o nosso sim ao seu segue-me, então seremos seus e o caminho estará livre para que sua Vida divina flua para dentro de nós. Este é o começo da vida eterna em nós."
"Se colocarmos nossas mãos entre as mãos do divino Menino, se dissermos o nosso sim ao seu segue-me, então seremos seus e o caminho estará livre para que sua Vida divina flua para dentro de nós. Este é o começo da vida eterna em nós."

Santa Elisabete da Trindade
Santa Elisabete da Trindade | © Wikipedia, CC BY-SA 3.0
"Deixe-se tomar por inteiro, deixe-se invadir completamente por sua vida divina, para dar-se a si mesmo a esse querido pequeno que chegará ao mundo pleno de bênçãos. Imagine o que acontecia na alma da Virgem quando, depois da encarnação, levava dentro de si o Verbo Encarnado, o Dom de Deus. Com que silêncio, com que recolhimento, com que adoração se submergiria no mais fundo de sua alma para estreitar aquele Deus de quem ela era mãe."

Santa Teresa de Jesus
Santa Teresa de Jesus | © Peter Paul Rubens-PD
"Não dissimule com ostentações e sorrisos ocos. Quem repousou em uma manjedoura deseja recostar-se em sua pobreza e debilidade humildemente reconhecidas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF