Translate

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O que é a “terapia da humildade”?

CalypsoArt - Shutterstock
Por Dolors Massot

A humildade é uma virtude vital para ajudar a superar muitos transtornos de personalidade e redirecionar pensamentos negativos.

Do ponto de vista da normalidade da vida humana, certos transtornos de personalidade costumam estar enraizados na incapacidade de pensar positivamente dos outros.

Os profissionais que se dedicam à psicoterapia, reconhecem isso quando ouvem alguém falar sobre seus problemas. Certa vez, ao sugerir a virtude da humildade para curar todos os conflitos do coração de um paciente, ele me perguntou:

– Sim, mas … humildade? Que terapia é essa?

Minha resposta foi que humildade é, antes de tudo, andar na verdade e com respeito a tudo o que é bom, porque a verdade convém ao nosso ser.

Como explicar a humildade com mais clareza?

Trata-se de compreender que o que você pensa sobre si mesmo, sobre outras pessoas e sobre o mundo ao seu redor o afeta positiva ou negativamente. Além disso, podemos aprender a identificar tais pensamentos quando são negativos, a modificá-los, de forma que nossas ações se adaptem a essa forma de viver com mais paz e liberdade.

É, por assim dizer, todo um programa de maturidade em que a própria felicidade é desempenhada, bem como a dos outros. Tanto que, diante das dificuldades, vale a pena pedir conselhos e deixar-se ajudar pelas pessoas certas.

Por este caminho poderemos conquistar a boa vontade tão necessária para compreender, desculpar, perdoar, acolher e amar os outros, fazendo com que muitos problemas desapareçam, sejam resolvidos ou superados da melhor maneira.

Exemplo de humildade

Um paciente me contou que começou a se curar de muitos conflitos internos ao criar o hábito de rezar diante de uma manjedoura. Ele reconheceu o exemplo de humildade no nascimento de quem, sendo Mestre e Senhor de toda a criação, também precisou do cuidado típico de cada recém-nascido para sobreviver.

A lição foi brilhante!

Deus, que poderia ter nascido em mil circunstâncias diferentes, escolheu a pobreza e a indiferença dos homens para apontar a necessidade da humildade para crescer na reciprocidade do seu amor. Algo que devemos aprender e reaprender ao longo de nossas vidas.

Portanto, é muito apropriado nos perguntarmos: “Qual a importância de aprender a nos deixar humilhar pelas coisas deste mundo sem que isso se traduza em complexos que nos adoecem por ocupar todo o nosso coração e mente?” 

Quantas oportunidades se apresentam a nós para nos deixarmos humilhar e sair fortalecidos sem recorrer a frases como: eles não me amam, não me compreendem, eles não me reconhecem, eles não me pediram perdão, seus defeitos são tais e tais, eu derramei sangue por eles.

Oportunidades para alcançar a cura e a paz

São oportunidades para alcançar saúde física, psicológica, emocional e espiritual. Através da humildade reconhecemos que os defeitos e limitações dos outros não nos tiram o que há de mais importante em nossas vidas: o amor de Deus por nós.

Pensando assim, com verdade e humildade, alcançaremos as verdadeiras paz interior e liberdade.

Se agíssemos desta forma, quanta infelicidade e distúrbios como amor egoísta, possessividade, quantos problemas conjugais, auto-engano, suscetibilidade, insegurança, doenças neuróticas e vários vícios poderiam ser evitados?

Humildade não é aceitar injustiça

Humildade é viver com sabedoria, dando a outra face, mas sem aceitar a falta de caráter ou permitir a injustiça. É a verdadeira força interior para agir com a força do amor.

Força pela qual voltamos a ser como crianças, que não é infantilidade, mas maturidade para alcançar no coração a simplicidade e a espontaneidade de pensar, falar e fazer com a verdade e sorrir com a alma. 

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF